72% dos consumidores procuram produtos em lojas físicas antes de fazer uma compra online, segundo pesquisa da Criteo
Estudo da Criteo revela ressurgimento do
omnichannel no Brasil e oportunidades para o futuro do comércio
15 de março de 2022 – Consumidores de todo o mundo estão hoje
passando mais tempo online, descobrindo e comprando mais na Internet em
comparação a 2019, de acordo com uma pesquisa da Criteo, empresa de
tecnologia que fornece a plataforma de Commerce Media líder mundial. O
relatório “Shopper Story 2022” da Criteo analisou o cenário do comércio nos últimos
três anos, comparou a evolução do comportamento e das preferências dos
consumidores e ainda identificou quatro tendências emergentes para 2022.
Consumidores buscam cada vez mais
experiências omnichannel
Embora o e-commerce tenha brilhado e
crescido bastante em 2021, a pesquisa da Criteo mostrou a importância e a
resiliência do omnichannel. À medida que os países de todo o mundo relaxavam as
restrições da Covid-19, as compras em lojas físicas aumentaram 20% no ano
passado. Além disso, os consumidores disseram que continuam apreciando a
experiência de compra na loja física: quatro em cada dez afirmam que
“localização conveniente” e “necessidade imediata de um produto” estão entre os
principais motivos pelos quais compram nesses lugares.
“Vimos o e-commerce atingir níveis de
crescimento sem precedentes nos últimos anos, mas as lojas físicas ainda
desempenham um papel vital na jornada do comprador”, disse Tiago Cardoso,
Diretor Geral da Criteo para a América Latina. “O omnichannel é uma parte
essencial do mix de marketing moderno, pois a combinação de online e offline
aprimora a experiência do comprador. Nossa pesquisa também indica que os
clientes dependem menos das lojas para atendimento imediato hoje do que durante
o período pré-pandemia.”
Mais clientes estão escolhendo um
caminho híbrido de compras
A pesquisa da Criteo também demonstrou
que os consumidores estão comprando cada vez mais itens de novas formas depois
de terem experimentado e tido interações positivas com marcas e varejistas
online. Especificamente, a adoção do "compre online, retire na loja"
(BOPIS - buy online, pickup in-store) e do "pesquise online, compre
offline" (ROPO - research online, purchase offline) cresceu desde 2019.
Isso mostra que um número crescente de compradores está confortável com um
caminho híbrido de compras, que inclui tanto os benefícios do comércio
eletrônico, como a capacidade de comparar rapidamente preços e produtos, bem
como as vantagens das experiências offline, como preços mais baixos na loja ou
promoções especiais.
Compras em lojas físicas e showrooming
ainda são partes essenciais na experiência do cliente
Cerca de metade dos entrevistados (48%)
disse, em 2021, que gostou de visitar as lojas para ver o que havia de novo ou
quais eram as tendências, em comparação com 44% em 2019, indicando que as lojas
ainda são uma fonte sólida e segura para entender as tendencias fashion.. Além
disso, quase seis em cada dez consumidores esperam comprar nas lojas fisicas
quando têm tempo e quatro em cada dez não gostam de comprar a menos que possam
ver e tocar os itens em uma loja.
Apesar das mudanças na experiência de
compra nas lojas, devido à Covid-19, 72% dos entrevistados disseram que ainda
procuram produtos nesses ambientes e compram online depois, prática que é
conhecida como showrooming.
O futuro do comércio e da publicidade
online
A pesquisa da Criteo teve a participação
de mais de 17.000 entrevistados de todo o mundo e utilizou commerce data de
seus 22.000 clientes anunciantes para descobrir as principais tendências. Os
anunciantes podem aproveitar essas novidades e se preparar para o futuro do
comércio, testando soluções do futuro como publicidade contextual, publicidade
em vídeo e Retail Media. À medida que os consumidores expandem a sua jornada de
compras, o online e o offline continuarão se misturando, apresentando mais
oportunidades para os profissionais de marketing alavancarem o omnichannel para
vendas e fidelização de clientes.
Sobre a Criteo
Criteo (NASDAQ: CRTO) é a empresa de tecnologia que fornece a Commerce Media Platform líder global. 2.500 membros da equipe da Criteo fazem parceria com mais de 20.000 profissionais de marketing e milhares de proprietários de mídia para ativar o maior conjunto de commerce data do mundo para gerar melhores resultados de comércio. Ao fornecer publicidade confiável e impactante, a Criteo oferece experiências mais ricas a cada consumidor, ao mesmo tempo em que apoia uma Internet justa e aberta que permite descoberta, inovação e escolha. Para obter mais informações, visite https://www.criteo.com/br/.
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