Últimas

Academia Mineira de Letras convida Kaio Carmona para falar sobre os dois anos sem Marcelo Dolabela

PALESTRA ESTARÁ DISPONÍVEL A PARTIR DE 10/03 NO CANAL DE YOUTUBE DA AML


O escritor e professor Kaio Carmona é convidado da Academia Mineira de Letras para a palestra especial “Dois anos sem Marcelo Dolabela”, uma homenagem ao legado que o profissional deixou para a literatura brasileira. O público poderá conferir o evento a partir das 11h do dia 10 de março, no canal de YouTube da AML.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Na palestra, o escritor e professor faz uma breve abordagem sobre a importante trajetória do poeta Marcelo Dolabela, poeta, professor, pesquisador, artista multimídia, roteirista e músico brasileiro que faleceu em 2020.

Herdeiro do Concretismo e da Poesia Marginal, Dolabela constrói uma escrita singular, muito própria e, ao mesmo tempo, vária e coletiva. Ao longo da videoaula, Kaio Carmona lê alguns trechos e analisa alguns dos poemas mais relevantes do escritor.

Além das palestras e entrevistas on-line inéditas que integram sua programação, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 300 palestras já realizadas, para que o público possa ver e rever.



Sobre o palestrante:

Kaio Carmona é escritor, poeta e professor na Universidade Agostinho Neto e no Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA). Possui pós-doutorado em Poéticas da Modernidade. Doutor em Estudos Literários pela UFMG, publicou os livros Um lírico dos tempos (Scortecci, 2006), Compêndios de amor (Scriptum, 2013), Para quando (Scriptum, 2017), 26 poetas na Belo Horizonte de ontem (Fino Traço, 2020) e A casa comum (Quixote+Do, 2020). Possui artigos publicados e organizou, junto com Vera Casa Nova e Marcelo Dolabela, a coletânea Entrelinhas Entremontes: versos contemporâneos mineiros (Quixote+Do, 2020).



SERVIÇO:

Palestra on-line “Dois anos sem Marcelo Dolabela”, com Kaio Carmona

Data: a partir de 10 de março, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras



Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Nenhum comentário