Análise Comscore inédita: 97,6% dos internautas brasileiros são usuários de redes sociais
Pesquisa da Comscore revela que o acesso às plataformas no País está acima da média na América Latina, onde o valor corresponde a 83,1% da população digital; Durante 2021, postagens geraram 29,8 bilhões de interações entre a audiência nas redes sociais, o equivalente a 81 milhões de interações diárias; No Brasil, Virginia Fonseca é a digital influencer que mais engaja nas redes sociais
São Paulo, março de 2022 - A Comscore, parceira reconhecida para
planejamento, transações e avaliação de mídia em diferentes plataformas
digitais, acaba de divulgar uma análise sobre o uso das redes sociais no Brasil
e na América Latina durante 2021. A empresa traz insights relevantes sobre o consumo de
conteúdo, que servem de referência para guiar as estratégias digitais nos
próximos meses. Os dados, obtidos por meio de pesquisas proprietárias e
métricas de ferramentas confiáveis, indicam que o País tem a maior média de
usuários de redes sociais em relação a outros países da região.
A análise da companhia identificou que a
penetração dos conteúdos entre os usuários únicos de redes sociais no Brasil
atinge um alcance de 97,6%, ultrapassando países como México e Argentina. Além
disso, os consumidores brasileiros passaram, em média, mais de 53 horas nas
redes durante o último ano; o tempo de consumo foi 19,6% maior em dispositivos
móveis e 51,6% menor em aparelhos desktop, o que indica que o uso de mobile é
crescente.
“Nossa vida mudou muito nos últimos anos
e a maneira como descobrimos, interagimos e tomamos decisões evoluiu
completamente. Por isso, a consideração de estratégias nas redes sociais é
fundamental para o planejamento holístico de mídia, especialmente em tempos de
crise ou incerteza. As redes sociais continuarão a atuar como um canal para
atrair os consumidores e é preciso entender e se conectar com o público para
expandir a participação das marcas no mercado”, comenta Ingrid Veronesi,
diretora sênior da Comscore para Brasil.
Durante 2021, a Comscore monitorou 55,7
milhões de postagens no Facebook, Twitter e Instagram. As publicações geraram
29,8 bilhões de interações entre a audiência, o equivalente a 81 milhões de
interações diárias durante o ano. Em relação às categorias com mais alcance, o
conteúdo gerado em publishing,
mídia e entretenimento e esportes foi responsável por 67% das interações.
Analisando o compartilhamento de
interações por rede social, em países como Argentina, Brasil e Chile, o
Instagram divide quase que igualmente a audiência com o Facebook. Já México e
Peru ainda mantêm porcentagens mais altas no Facebook, mas a interação no
Instagram já se mostra como muito relevante.
Ações patrocinadas ganharam espaço
Outro aspecto relevante trazido pelo
levantamento, indica que o investimento em conteúdos patrocinados foi crescendo
gradativamente no mercado latino-americano nos últimos anos. A Argentina, por
exemplo, dobrou o percentual desse tipo de conteúdo entre 2018 e 2021. Já o
Brasil ficou com uma das porcentagens mais altas em 2021 (5,2%), atrás apenas
do México. Em relação às categorias de anunciantes que mais utilizam esse
formato estão: bebidas, vestuário, esportes, programas de TV e varejo.
Alcance dos vídeos e a força do TikTok
O consumo de conteúdos no formato de
vídeo também teve um crescimento significativo, entre 2020 e 2021 as
visualizações dessas publicações aumentaram 62% na América Latina. A Comscore
indica que ao todo houve 51,6 milhões de postagens de vídeo no Facebook,
Instagram e Youtube no último ano. As publicações geraram 505 bilhões de
visualizações do público, equivalente a 1.383,5 milhões de visualizações
diárias em 2021.
Entre os países, México e Brasil lideram
respectivamente o volume de visualizações de vídeos nas redes sociais. Nestas
nações, o número de usuários em plataformas de vídeos curtos, como Kwai e
TikTok teve crescimento exponencial. O TikTok, por exemplo, atingiu a marca de
mais de 53,7 milhões de usuários no Brasil, o Kwai vem logo atrás com mais de
40 milhões de assinantes.
Relevância dos influenciadores
A análise da Comscore identificou,
ainda, a relevância dos influenciadores na relação com o público. Eles foram
responsáveis por 8,7% de todas as publicações na América Latina no último ano,
e por 49% do total de interações na região. Revendo a categoria, as
celebridades são as que geram maior interação entre os seguidores, alcançando
2.768 milhões de ações em 2021. No Brasil, a influenciadora Virginia Fonseca foi
quem conquistou o maior volume de interações.
Autonomia do público
A análise identificou também que os
consumidores estão mais exigentes em relação a práticas de negócios
sustentáveis: 65% deles querem que as empresas tomem uma posição sobre valores
ambientais e sociais; 70% dos millennials estão dispostos a pagar mais por
produtos e serviços que apoiem uma causa; 74% dos centennials (geração Z)
apoiam empresas que assumem uma posição empática sobre problemas que os
preocupam; e 93% dos CEOs na lista Fortune 500 discordam que suas empresas
devem "se concentrar principalmente em lucro e não se preocupar com
objetivos de impacto social".
A pesquisa completa da Comscore pode ser
acessada em: https://bit.ly/3IgnASc.
Sobre a Comscore
A Comscore (NASDAQ: SCOR) é uma parceira
reconhecida para planejamento, transações e avaliação de mídia em diferentes
plataformas. Com uma cobertura de dados que inclui TV digital, linear,
over-the-top (OTT) e inteligência de bilheteria de cinema com insights
avançados de audiência, a Comscore permite aos compradores e vendedores de
mídia que quantifiquem o comportamento em várias telas e, assim, tomem decisões
de negócios com confiança. Líder consagrada em medição de audiências digitais,
set-top box bem como publicidade em escala, a Comscore é uma fonte contratada
que surge no mercado para medição confiável de multiplataformas.
Para saber mais sobre a Comscore, por favor, visite nosso site comscore.com.
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