Brasil é o 3º pais que mais consome podcast no mundo
País tem mais de 30 milhões de ouvintes e ultrapassa até os Estados Unidos
O podcast é o formato de
conteúdo que cada vez mais tem ganhado participação de mercado global. A
praticidade e a característica de se poder ouvir em qualquer situação, são
vantagens que atrai cada vez mais público.
Os brasileiros também têm
aderido cada vez mais o uso do podcast no dia a dia. Atualmente o Brasil é
terceiro país que mais consome podcast no mundo. O país só fica atrás da Suécia
e Irlanda, primeiro e segundo colocado, respectivamente.
É o que revela um estudo
realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE
sobre o consumo de podcast.
No Brasil são mais e 30
milhões de ouvintes, e mais de 40% dos brasileiros escutaram podcast pelo menos
uma vez nos últimos 12 meses. Só como comparação, a Suécia (primeiro no
ranking), possui uma taxa de de somente 7% acima do Brasil - 47% no total.
Podcast no mundo
No ranking mundial, o Brasil
fica na frente de até países como os Estados Unidos e o Reino Unido - com 34% e
31%, respectivamente.
Na América Latina, o México e
o Chile são dois países que também se destacam com percentuais entre 30% e 39%.
Na ponta oposta, os países
que menos escutam podcasts são: Japão, Taiwan, Malásia e Paquistão - com
aproximadamente 5%.
Com relação às plataformas
para escutar podcast, o Spotifty segue na liderança com 25% da participação de
mercado. O Apple Podcasts fica em segunda posição com 20%. E por fim o Google
Podcasts fica em terceira colocação com 16%.
Ao se levar em consideração
todos os podcasts a nível mundial, o podcast The Joe Rogan Experience (do
apresentador Joe Rogan) fica em primeira posição, seguido pelo Call Her Daddy
em segundo colocado, e o Crime Junkie em terceiro.
Os preferidos dos brasileiros
O Horóscopo Hoje, que conta
diariamente sobre previsões dos signos, foi podcast mais ouvido do Brasil no
último ano. Em segundo lugar ficou o podcast Mano a Mano, um podcast de
entrevistas do Mano Brown. Os podcasts: Flow, Primocast e Café da Manhã,
ficaram na 3ª, 4ª e 5ª colocação, respectivamente.
A grande maioria dos ouvintes
de podcast, consomem o conteúdo em paralelo com outras atividades, como em
tarefas domésticas, ao navegar com a internet e enquanto trabalham/estudam.
Com relação ao formato de
conteúdo, os brasileiros preferem as entrevistas com convidados, com 55% da
preferência. A narrativa de histórias reais e mesa redonda, seguem em segunda e
terceira posição.
Fonte: Statista, CupomValido.com.br,
IBOPE
Confira o infográfico completo:
Nenhum comentário