Fábrica de Graffiti: 26 artistas grafitam 3,2 km2 e provocam impacto social em mais uma cidade industrial
Patrocinada pela Tigre e Instituto Carlos
Roberto Hansen (ICRH), edição do projeto cultural leva 26 artistas a Rio Claro
(SP) para pintar muro de 1,4 km de extensão e outras áreas da multinacional
brasileira, de 7 a 22 de março, celebrando o Dia Mundial da Água
A Fábrica
de Graffiti (fabricadegraffiti.com.br) vai transformar mais uma
cidade. Desta vez, o projeto que humaniza distritos industriais por meio da
arte de rua chega a Rio
Claro, no interior
de São Paulo, para pintar um muro de 1,4 Km de extensão, uma empena de 35m x 10m e outras áreas,
totalizando 3.200 m².
A edição começa no dia 7
de março e termina no Dia
Mundial da Água, 22 de março, que é o tema do trabalho dos 26 artistas convidados,
e conta com formação e
programação paralela
gratuitas para a comunidade. A edição é patrocinada pela Tigre, multinacional
brasileira líder de mercado no segmento de tubos, conexões e materiais
hidráulicos, por meio do ICRH
(Instituto Carlos Roberto Hansen), o braço social do Grupo. A
pintura será realizada na fábrica da Tigre em Rio Claro, que completou 80 anos
de história na cidade.
A Fábrica de Graffiti é o primeiro
projeto brasileiro de arte de rua com foco nos distritos industriais, descentralizando e democratizando o
acesso à arte ao atuar longe dos centros urbanos, que recebem a maioria dos
projetos culturais do país. Desde 2019, a Fábrica de Graffiti já passou por
Contagem (MG), Feira de Santana (BA), Barra Mansa (RJ), Joaquim Murtinho (MG),
João Monlevade (MG) e Sabará (MG), por meio de Leis de Incentivo à Cultura a
níveis federal e estadual, sempre com o investimento de grandes indústrias e
multinacionais que têm compromisso com o desenvolvimento sociocultural das
cidades onde estão presentes, como a Fundação ArcelorMittal, a Belgo Bekaert
Arames e a Tigre.
Os artistas convidados para a nova
edição da Fábrica de Graffiti são Kelly
Reis, Mari
Mats, Kari,
Carol Murayama,
Wira Tini,
Soberana Ziza,
Auá, Aline Seelig, Ana Kia, Laís da Lama, Afolego, Kueio, Galo, Tinho, Gelin, XGuix, Diógenes, Vespa, Magoo, Ise, Robinho Santana, Tikka Meszaros, Tito Ferrara, JCrepaldi, Does e DNinja.
O tema, Dia Mundial da Água, chama a atenção para
as crises socioambientais mundiais causadas pelo mau uso dos recursos hídricos,
poluição das águas e aquecimento global. “A
água é o recurso mais precioso que temos e a maior commodity daqui pra frente. Estamos levantando
uma bandeira e um alerta de que esse recurso pode acabar. Embora haja um tema
(e essa é a primeira edição que estabelece um tema), damos liberdade criativa
para que os grafiteiros o interpretem e expressem como preferirem e trabalhamos
exclusivamente com artes autorais. Garantir a liberdade artística é nossa forma
de apoiar os artistas e estimular o setor cultural”, comenta Paula
Mesquita Lage, fundadora e produtora executiva da Fábrica de Graffiti.
Com o propósito de cuidar da água para
oferecer mais qualidade de vida às pessoas, a Tigre integra o projeto mostrando
sua responsabilidade com a comunidade.
“Para a Tigre, ser sustentável significa contribuir com a construção de um
mundo melhor. A sustentabilidade corre nas veias da Tigre, que nasceu para
cuidar da água, mas também na condução dos negócios de forma transparente,
ética e responsável, na valorização dos nossos colaboradores, no envolvimento
com nossas comunidades e na inovação para o desenvolvimento de soluções. Na
condição de promotores da agenda global da Organização das Nações Unidas para
2030, nos identificamos com o projeto proposto pela Fábrica de Graffiti”,
afirma Otto von Sothen, presidente do Grupo Tigre.
Impacto social
Além de promover bem-estar aos moradores
dos distritos industriais ao colocá-los em contato com a arte em seu trajeto
pela cidade, a Fábrica de Graffiti realiza ações gratuitas para estimular a cena local
da arte de rua. De 7 a 19
de março, os grafiteiros e arte-educadores do projeto, Gabriel
Skap e Tina Soul, estarão na Escola
Estadual Professora Zita Godoy Camargo para ministrar uma
programação cultural de de
graffiti para 180
alunos, entre adolescentes e jovens adultos. Ao final do curso,
os estudantes serão convidados a grafitar um espaço da própria escola. Também
estão previstas palestras
e rodas de conversa abertas a toda a comunidade, nas quais
serão abordadas a história da arte urbana, as técnicas do graffiti, a
desmistificação da relação entre picho e graffiti e o processo criativo dos
artistas - estima-se impactar pelo menos 330 pessoas no total.
A fundadora da Fábrica de Graffiti
explica que "as cidades
industriais são, muitas vezes, completamente carentes nesse aspecto: não
possuem museus, nem têm muito investimento na área cultural. Por isso a
experiência da Fábrica de Graffiti é sempre avassaladora para a comunidade e
para nós, que sentimos o impacto social do nosso trabalho. Nossa programação na
cidade costuma significar a primeira conexão de um adolescente com a arte, a
primeira oportunidade de ter uma profissão voltada para o segmento artístico e
encontra o desejo por aprendizado desses jovens. Plantamos sementes por onde
passamos". O programa educativo do projeto formou 500 novos artistas nas
edições anteriores.
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Sobre a Fábrica de Graffiti - Democratizar a arte através dos
maiores murais de graffiti do Brasil e humanizar distritos industriais por meio
da arte de rua são o propósito que move a POMME, produtora cultural da Fábrica
de Graffiti. Realizando projetos de graffiti através de Leis de Incentivo à
Cultura e para clientes particulares, é responsável pela pintura dos maiores
murais de graffiti de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro. Todos os projetos
desenvolvidos levam em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
(ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), praticando igualdade de gênero,
sustentabilidade e promovendo geração de renda para artistas locais. Saiba mais
em fabricadegraffiti.com.br.
Sobre o ICRH - O Instituto Carlos Roberto Hansen
completou 18 anos em 30 de outubro de 2021. Braço social do Grupo Tigre, chega
à maioridade com uma bagagem gigante de aprendizados, parcerias e ações
realizadas. Tem por objetivo a formação do cidadão do futuro, focando o
desenvolvimento de Crianças e Adolescentes. Mais do que a realização do
sonho do ex-presidente, é a continuidade de sua linha de pensamento e trabalho.
O ICRH resume e reúne a postura de um grupo empresarial que coloca em primeiro
lugar as pessoas e que sempre valorizou sua comunidade. Somar para o futuro do
país, contribuindo com a educação, esporte e cultura de jovens e adolescentes,
sem descuidar da Saúde e do Saneamento Básico, são diretrizes do ICRH. Em 17
anos, investiu R$ 60 milhões em cerca de 7 mil projetos, que beneficiaram 5,5
milhões de pessoas.
Sobre a Tigre - Com uma história de 80 anos, a Tigre é uma multinacional brasileira com forte presença internacional, líder em soluções para construção civil e cuidado com a água. A empresa oferece um amplo portfólio de produtos que atende os mercados predial, de infraestrutura, de irrigação e industrial. Presente em cerca de 30 países, conta com mais de 5 mil funcionários, 10 plantas no Brasil e 14 no exterior: Argentina (2), Bolívia (2), Chile (2), Colômbia, Equador, Estados Unidos (3), Paraguai, Peru e Uruguai. Além de tubos e conexões, fazem parte do Grupo: Azzo Torneiras ABS, Tigre Ferramentas para Pintura, Tigre-ADS (tubulações de PEAD para saneamento e drenagem), Fabrimar, Tigre Metais (no segmento de metais sanitários) e TAE – Tigre Água e Efluentes (tratamento e reutilização da água).
Projeto massa. Só fiquei chateado por não ter artistas locais atuante nesse lindo projeto. Nossa cidade e rica de artistas (Graffiteiros).
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