Marketing Pessoal: como se destacar na carreira
Especialista e professora da UNG dá dicas para melhorar a
imagem profissional
Para conseguir um lugar
de destaque no concorrido mercado de trabalho, é preciso investir na imagem
profissional. Porém, muitos não sabem como fazer um bom marketing pessoal e,
dessa forma, não valorizam as próprias competências para tornar-se cada vez
melhor na área de atuação.
A coordenadora dos
cursos Gestão em Marketing e Recursos Humanos da Universidade UNG, Regina
Fernandes, explica que as pessoas precisam reconhecer a importância de investir
na própria imagem e, para isso, o autoconhecimento é fator fundamental. “Muito
mais do que autopromoção, o marketing pessoal é um exemplo prático de que você
é a sua própria marca. Investir na imagem possibilita ser referência entre os
‘concorrentes’. Quando está diante de uma situação de recolocação profissional,
é a sua imagem que tornará você diferente dos outros. O marketing pessoal vai
muito além da vestimenta, é o que te destaca no setor de trabalho e dá
notoriedade naquilo que faz”, destaca.
Ainda segundo a
professora, quem não investe no seu desenvolvimento não consegue sobreviver por
muito tempo no mercado. “Se você não se reinventa todos os dias, não se destaca
e perde espaço. O reinventar é a capacidade e a vontade de fazer o novo, a
busca contínua por aperfeiçoamento pessoal e profissional. Tão importante como
saber, é mostrar que sabe. Não tenha medo de mostrar suas habilidades e deixar
claro suas ideias no momento de uma contração”, aconselha.
A especialista
acrescenta ainda que fazer marketing pessoal é saber destacar habilidades e
qualificações que a pessoa realmente tem. “Se você ainda não conseguiu investir
em sua carreira, com cursos e especializações, destaque o seu diferencial
competitivo como gosto por leituras, escrita, habilidade para liderança,
organização e gestão do seu tempo e, principalmente, tenha suas redes sociais
ativas. No cenário atual, ter rede social é muito mais que uma página com fotos
de viagens e lazer, é a sua projeção pessoal e do que você deseja alcançar”,
menciona.
Por fim, Regina dá dicas para que as pessoas saibam investir na própria imagem para que tenham autoridade e credibilidade na área. “Mantenha suas redes sociais ativas com conteúdos relevantes; seja proativo e bom ouvinte; busque por aprimoramento profissional; pratique o autoconhecimento; seja referência naquilo que domina e tenha um objetivo. Atirar para todos os lados não é um bom caminho”, orienta.
Nenhum comentário