NEO reforça políticas de segurança interna e aplica os princípios e controles certificados pela ISO 27.001
Companhia aplica 112 controles, que contemplam
a governança de segurança da informação, gestão de ativos, controles de acessos
físicos e lógicos, gestão de incidentes, vulnerabilidades e continuidade de
negócios
A NEO, especialista em tecnologia e na
criação de produtos digitais, segue no reforço contínuo de suas práticas de
desenvolvimento seguro e de políticas de segurança da informação internas e
aplica princípios certificados pela ISO 27.001, uma norma padrão e a referência
Internacional para a gestão da Segurança da Informação. Com o objetivo de
promover a adoção de um conjunto de requisitos, processos e controles para
mitigar e gerir adequadamente os riscos da organização, a NEO aplica 112
controles entre os 114 controles possíveis, contemplando a governança de
segurança da informação, gestão de ativos, controles de acessos físicos e
lógicos, gestão de incidentes, vulnerabilidades e continuidade de negócios.
Com a massificação do home office, as
políticas de segurança interna acabaram ficando de lado em muitas empresas, uma
vez que o controle dos acessos e da rede geralmente é menor quando os
colaboradores estão em suas casas. E, paralelamente a isto, é preciso
considerar que os hackers parecem estar sempre um passo à frente das políticas
de segurança. De acordo com Marcelo Mendes Santos, gerente de TI CISO da NEO, o
mercado negro de dados na darkweb tem movimentado milhões de dólares todos os
meses em aquisições e vendas, e garantir o efetivo controle dos acessos e da
rede pelos colaboradores da NEO no home office tornou-se fundamental. A adoção
da ISO 27.001, portanto, ajudou a promover uma cultura contínua de
disciplina e segurança.
“Ainda estamos em meio a um processo
que, certamente, acarretará em transformações profundas em nossa estrutura.
Demonstrar que tratamos com seriedade os dados do Cliente, e que os submetemos
a controles é a prova de que prezamos pela confidencialidade das informações
tratadas. Trata-se de um mecanismo que se retroalimenta, pois a proteção gera
mais proteção. E, na hora de um ataque, isso pode ser o ponto decisivo entre a
inércia e a rapidez na resposta”, declara.
Brasil está no TOP 5 da vulnerabilidade
Segundo um estudo
da consultoria global Roland Berger, só no primeiro trimestre de 2021 o Brasil
registrou mais de nove milhões de incidentes - mais do que o ano inteiro de
2020 -, levando o país à quinta posição no ranking da vulnerabilidade. Isso
reforça que o cuidado com a proteção dos dados é, sobretudo, uma questão
cultural. E, no contexto da LGPD, a cibersegurança - que é caracterizada pelo
estabelecimento de diretrizes para a prevenção de riscos - deixou de ser uma
mera preocupação do TI para se tornar parte importante do planejamento.
“Cuidar da proteção de dados requer um
olhar atento desde sua origem até a sua finalidade. Isso tem a ver com LGPD?
Certamente sim, até porque para estar em conformidade com a lei, é preciso aplicar
controles de segurança e de disseminação de informações. Ou seja, uma questão
que envolve o aculturamento”, analisa Marcelo.
O executivo reforça que o aculturamento
aplicado à cibersegurança deve sempre começar do topo até a base, ou seja, a
disseminação das informações e, principalmente, a adesão às diretrizes tem que
partir dos gestores até os demais colaboradores. “Trata-se de um importante
trabalho de conscientização para que não haja um uso incorreto dos computadores
e das redes da organização. Não é um trabalho rápido, muito menos algo simples,
já que requer disciplina e constância. Mas, com o devido engajamento mediante a
aplicação da ISO 27.001, conseguimos cobrir todas as brechas e garantir mais
segurança no tratamento das informações”, conclui.
Sobre a NEO
Especialista em
tecnologia e na criação de produtos digitais, a NEO busca, a cada dia, apoiar
os Clientes na transformação digital e na oferta das melhores soluções
tecnológicas dentro do contexto think digital – nascemos com um mindset de usar
tecnologia como um habilitador para resolver problemas reais de negócios.
Sabemos que nossos Clientes sentem a
evolução e precisam de uma rápida resposta. Nosso objetivo é apoiá-los de forma
estratégica e com eficiência, por meio de módulos e serviços escaláveis e
replicáveis. Somos um time com mais de 15 mil colaboradores em 11 unidades
espalhadas pelo Brasil.
Crescendo de maneira exponencial, a NEO
oferece as soluções mais inovadoras do mercado de automação de processos. Entre
os novos produtos, destaque para: NEX, plataforma omnichannel que simplifica a
gestão de atendentes e vendedores. O HOO, que permite uma visão completa da
gestão e produtividade do time. hy RPA, que além de promover a automatização de
processos de maneira inteligente, é responsável por gerenciar todo o parque
robótico. iGree, plataforma que possibilita assinar contratos de forma prática,
segura e digital, com um vídeo self. E o GetDoc, uma solução completa de
gerenciamento de documentos, que cria fluxos, digitaliza arquivos e confere
dados através de inteligência artificial.
Soluções e inovações adaptáveis movem a companhia, para garantir, a todos os Clientes, uma cultura centrada e o sucesso em suas operações. Conheça mais sobre a NEO no nosso site.
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