O futuro da comunicação
*Márcio Pacheco
Márcio Pacheco, CEO da PhoneTrack.
Divulgação
Estudar sobre o futuro da comunicação é
um excelente exercício para construção do planejamento estratégico. Tudo e
todos evoluem continuamente e a única constante é a mudança, e o jeito com que
nos comunicamos se transforma radicalmente a cada geração, tanto na linguagem
ou no canal de comunicação.
A comunicação escrita e falada sempre
acompanhou a humanidade e evoluiu no mesmo ritmo, poucas décadas atrás o padrão
era o telégrafo e carta, hoje temos infinitas opções e formas de nos
comunicarmos. A tecnologia frequentemente é a responsável pela forma como nos
comunicamos, atualmente temos exemplos como o Whatsapp e videoconferência
revolucionando a forma como as pessoas se comunicam.
A voz sem dúvida é a mais poderosa de
todas, o calor da fala humana contém emoções e características impossíveis de
serem replicadas ou sentidas na escrita (ou chat por exemplo), mas o chat acaba
sendo mais conveniente quando buscamos a comunicação mais impessoal.
Os desafios para as empresas
acompanharem toda esta evolução é imenso, o consumidor naturalmente segue as
tendências de mercado e busca se conectar no formato que entende ser o mais
conveniente, por exemplo, o público mais jovem prefere o Whatsapp (escrito) e o
público mais velho prefere voz (telefone), e ambos são consumidores ativos que
demandam atendimento com excelência.
No centro desta transformação tem a
tecnologia, que a todo momento nos traz novas possibilidades. As empresas
precisam se adaptar muito rápido para atender as demandas de cada geração,
dependendo principalmente do setor e do perfil do seu cliente.
Se observarmos o passado até o momento
presente podemos identificar inúmeras evoluções, pouco tempo atrás era dominado
pelo telefone, depois veio a internet oferecendo cada vez mais opções, desde os
formulários nos websites, chats, Skype, videoconferência, Whatsapp,
influencers, redes sociais e muitas outras ferramentas inimagináveis 20 ou 30
anos atrás.
E não para por aqui, temos tecnologias
como o 5G, assistentes de voz e robôs de atendimento vindo com muita velocidade
e que sem dúvida transformarão as nossas vidas mais ainda, não podemos esquecer
que tudo isso somados a inteligência artificial abrirão novas possibilidades,
sendo esta a próxima revolução digital.
O consumidor naturalmente muda o seu
comportamento de consumo quando interage com estas inovações, as empresas que
percebem e compreendem isso mais rápido costumam ser líderes neste processo
competitivo. Por exemplo, atender bem um cliente de forma padrão e integrada em
diversos canais de comunicação parece ser óbvio, mas ainda é um imenso desafio
para as corporações, que se encontram imersas nesta teia complexa entre pessoas,
tecnologias e dados.
Como dizem alguns futurólogos, no futuro
todas as empresas serão de tecnologia oferecendo algum produto ou serviço, a
digitalização não é mais uma opção e sim questão de sobrevivência.
Uma questão crucial nisso tudo é a
substituição de humanos por robôs de atendimento, fato que envolve muitas
polêmicas, mas é um processo sem volta. Os chatbots são um exemplo claro, e os
assistentes de voz já embarcados nos smartphones podem nos levar a novos
patamares nesta revolução do atendimento pessoa-máquina.
Você já imaginou na possibilidade de
você pedir para o seu assistente de voz agendar uma reserva no restaurante, ou
até mesmo comprar e pedir para entregar na sua casa com apenas um simples
comando de voz? Então, isso já é realidade, imagine como será em 10 ou 20 anos.
Acreditamos que muito em breve qualquer
dispositivo poderá estar conectado à web graças ao 5G, outra forte tendência é
a respeito das interfaces entre máquina e pessoas, que serão cada vez mais por
voz, grande oportunidade para as startups que são protagonistas desta
revolução.
Os desafios desta revolução são imensos,
resolver questões como infraestrutura de dados de cada país e até inteligência
artificial que aprende cada idioma são determinantes neste momento. Não podemos
deixar de citar a falta de mão de obra qualificada como engenheiros de
computação, tudo indica que será um dos principais gargalos daqui para frente.
Muitas empresas de tecnologia estão
buscando soluções para os mais diversos problemas de mercado, a tecnologia está
avançando rápido e os investidores já enxergaram a oportunidade, agora é uma
questão de tempo para que o consumidor adote novos hábitos.
A PhoneTrack é uma protagonista nesta
revolução, ajudando as empresas a construírem melhores experiências para os
seus clientes e também conquistarem melhores resultados de vendas, acreditamos
que a tecnologia será a força motriz de todas as empresas no futuro.
*Marcio Pacheco é CEO e cofundador da startup PhoneTrack. Fundador da empresa DealerSites e atua no conselho de forma ativa. Sua formação acadêmica inclui bacharelado em marketing, MBA em estratégia de negócios pela FGV e formação como CFO pela FGV, além da extensa experiência na gestão de times de alto desempenho.
Nenhum comentário