Últimas

RODA DE CONVERSA “VENDA NOVA E SUAS CULTURAS” NO TEATRO ESTAÇÃO BH

ESCRITOR E HISTORIADOR BRUNO VIVEIROS MARTINS CONDUZ BATE PAPO SOBRE OBRA QUE RESGATA MEMÓRIAS DA REGIONAL DO VETOR NORTE


Tem roda de conversa sobre Venda Nova no Teatro Estação BH! Na tarde de sábado (26), o historiador e escritor Bruno Viveiros Martins será o anfitrião da primeira edição do projeto Estação Outros Cantos, que consiste em estabelecer contatos com artistas da região para espetáculos, livros, exposições e atividades culturais no teatro, estabelecendo uma conexão com a comunidade do entorno. Na ocasião, uma das regionais mais antigas de Belo Horizonte será tema, tendo como ponto de partida da vez sua obra “Venda Nova”.

Ladeando o autor, os convidados Eduardo dos Reis Evangelista (o cartunista Duke), a historiadora Ana Maria Silva e o ator Marcus Carvalho (Teatro Negro e Atitude) vão discutir a cultura local dessa verdadeira cidade dentro de BH, suas histórias, mitos e variados personagens. A roda de conversa, mediada pelo produtor cultural Amauri de Paula, terá entrada franca e, no instante da retirada dos acessos pelo Sympla, o público ainda concorre a um exemplar do livro “Venda Nova”, 35º título da coleção “BH, a Cidade de Cada Um” da editora Contexto.



Durante a roda de conversa, o público presente vai passear no tempo, entendendo que a região de Venda Nova, pouco antes do antigo Curral Del Rey ganhar forma e da histórica Ouro Preto ser inaugurada, pulsava como um organismo vivo, capaz de alimentar a curiosidade e a fome de tropeiros e coronéis do século XVIII. O evento, ilustrado pela obra, resgata uma rede de histórias da época da coroa até hoje – que envolve um time de futebol quase centenário, figuras emblemáticas como Padre Pedro Pinto e lendas de arrepiar, como o Capeta da Vilarinho.


Sobre o Teatro Estação BH

Inaugurado em 2017, o Teatro Estação BH foi o primeiro teatro permanente dentro de um shopping center em Belo Horizonte, sendo considerado uma referência para a cena cultural da região. Antes da pandemia do Coronavírus, passavam por lá mais de 1.000 espec­tadores por mês, além de grandes artistas locais e nacionais. O projeto, seguindo a tendência de “shopping do futuro” foi motivado pela intenção do Shopping Estação BH em se transformar cada vez mais em local de experiência e lazer para seus consumidores. Com 140 lugares, o espaço tem área total de 1.000m2 com acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida.

 

SERVIÇO

Venda Nova e suas culturas

26 de março

Teatro Estação BH – Shopping Estação BH

Av. Cristiano Machado, 11833

Quando: 26 de março (sábado) - às 15h

Duração: 1h

Classificação: Livre

Valores: evento gratuito

Ingresso: Sympla

Nenhum comentário