Toyota investirá R$ 50 milhões na planta de Indaiatuba, SP, visando renovação do ciclo de vida do Corolla sedã
- Aporte será destinado para
aprimorar a operação na unidade da marca localizada no interior paulista
para reestilização de meia vida da atual geração do modelo
- Projeto terá início neste ano e
contempla aquisição de novas tecnologias na linha de montagem da
unidade
- Novo investimento vai garantir
a atualização daquela que é a primeira linha de produção de um veículo
eletrificado na América Latina
- Pautada pela estratégia que visa crescimento sustentável, anúncio fortalece ainda mais a posição da Toyota no suporte ao desenvolvimento da indústria nacional
A Toyota do Brasil investirá R$ 50
milhões na sua fábrica localizada em Indaiatuba, SP, onde produz, desde 1998, o
Corolla sedã para o território brasileiro e latino-americano. O aporte será
fundamental para aquisição de novas tecnologias na linha de montagem da
unidade, visando projeto de renovação do ciclo de vida da atual geração do
modelo.
O anúncio reforça o compromisso da
Toyota com o desenvolvimento do País, que vem se destacando por meio de uma
série de investimentos no negócio nos últimos 10 anos. Assim, a companhia
também segue a passos firmes no cumprimento de uma de suas principais missões:
aumentar sua competitividade no mercado regional e global, ao manter uma
operação moderna e estável, com mais produtividade e flexibilidade.
“Seguimos firmes em nossa estratégia de
oferecer um veículo competitivo e atrativo aos nossos clientes de toda a
América Latina. Há mais de 20 anos, nossa planta em Indaiatuba demonstra sua
capacidade para gerar negócios de forma bem-sucedida. Isso porque damos maior
importância aos planos que ultrapassam o curto prazo, e que se traduzem na
confiança que nossos clientes e stakeholders
depositam sobre a marca”, enfatiza Rafael Chang, presidente da Toyota do
Brasil.
Vale ressaltar que, em 2019, a
fabricante encerrou um ciclo de R$ 1 bilhão de investimento em Indaiatuba, que
possibilitou a planta produzir a 12a geração do Corolla equipada, também, com
tecnologia híbrida flex,
tornando-se, assim, a primeira fábrica na América Latina a produzir um veículo
eletrificado. A primeira etapa do plano terá início neste ano.
O Corolla sedã do Brasil em Indaiatuba
Lançado em 20 de outubro de 1966 no
Japão, o sedã Corolla é líder absoluto em vendas em todo o planeta e atingiu,
em 2021, mais de 50 milhões de unidades vendidas no mundo, ao longo dos seus 55
anos de história. Com fabricação em 13 países, é comercializado em cerca de 150
mercados.
Desde 1994, o modelo é vendido no
Brasil. A produção nacional do icônico sedã teve início em 1998, ano de
inauguração da planta de Indaiatuba. Em quase 25 anos de história, a linha
produziu mais de 1,3 milhão de Corollas, que resultaram na venda de 1,15 milhão
de modelos, enquanto mais de 250.000 unidades foram exportadas para
mercados da América Latina. Desde 2014, o Corolla de Indaiatuba lidera sua
categoria, com média superior a 40% de market
share.
Linha de produção do
Corolla em Indaiatuba (SP): Divulgação Toyota
Jornada em busca da competitividade
O recente investimento em Indaiatuba se
soma a uma série de iniciativas da Toyota do Brasil na busca por mais
competitividade no mercado brasileiro. Nesta trilha, em um intervalo de quatro
meses, contando de novembro de 2021 até aqui, a fabricante iniciou outros dois
projetos que põem em pauta sua própria capacidade de gerar alternativas, a fim
de driblar o ambiente desfavorável aos negócios no âmbito nacional.
Em novembro do ano passado, a marca
iniciou o terceiro turno em Sorocaba, SP, iniciativa que colaborou para aumento
de 30% no volume de produção anual da planta, além de gerar 550 contratações
diretas. Assim, a Toyota passa a ter maior capacidade para ofertar veículos ao
mercado doméstico e para exportação.
Seguindo mesmo ritmo da vocação
exportadora, em fevereiro deste ano a marca anunciou acordo que colocará a
planta de motores em Porto Feliz no mapa da cadeia global de suprimentos. Isso
porque a unidade se prepara para, a partir de setembro 2022, exportar
propulsores 2.0L para o mercado norte-americano, com volume de 45.600
unidades/ano. Para isso, a empresa abriu, ainda, 150 postos de trabalho direto.
“A despeito do ambiente desafiador para
o negócio no Brasil, por conta da falta de previsibilidade e distorções
tributárias criadas no passado, apostamos em nossa estratégia de longo prazo,
que visa um crescimento sustentável. Seguiremos trabalhando, por meio do
diálogo aberto e transparente com líderes da indústria, tomadores de decisões,
sociedade civil e governos, para ajudar a transformar o panorama da indústria
no nosso País”, conclui Chang.
Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável
A ampliação da operação de Indaiatuba
colabora para os seguintes Objetivos de Sustentabilidade da ONU:
Sobre a Toyota do Brasil
A Toyota do Brasil está presente no País
há mais de 60 anos. Possui quatro unidades produtivas, localizadas nas cidades
de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, e emprega mais de
5 mil pessoas. Em 2020, lançou a Kinto,
sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e
gestão de frotas para uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca
Gazoo por meio de iniciativas que desafiam a excelência dos seus veículos. Tem
como missão produzir felicidade em larga escala e, para isso, está comprometida
em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas
soluções de mobilidade. A empresa contribui com a sociedade por meio do próprio
negócio, com ações que visam diminuir o risco de acidentes, melhorar o tráfego
de veículos e aumentar o uso de energias renováveis, e também por ser uma boa
cidadã corporativa. Junto com a Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que
repercutem nas 17 metas de desenvolvimento sustentável da ONU. Mais
informações: www.toyota-global.com e www.
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