5 cuidados ao fazer suas compras para o Dia das Mães pela internet
E-commerce facilita compras em datas comemorativas;
Rodrigo Garcia, CEO da Petina Soluções Digitais, explica por que consumidor
deve optar por adquirir produtos de forma virtual e encontrar tudo que procura
neste Dia das Mães
Crédito: Canva
São Paulo, abril de 2022- A facilidade de comprar – e receber –
os produtos que se deseja na comodidade do lar tornam o e-commerce cada vez
mais atrativo para o consumidor. O mais recente relatório WebShopper apontou
que 73% dos entrevistados já dão preferência a comprar online, e a principal
razão é a facilidade. No primeiro semestre de 2021, o comércio eletrônico
brasileiro bateu recorde de vendas, chegando a R$ 53,4 bi - 31% a mais que o mesmo
período do ano anterior.
Outro dado relevante do estudo é que
mais de metade das pessoas -52%- aproveitam promoções e ofertas em datas
comemorativas. “Esse é um comportamento que chama a atenção, principalmente
agora, às vésperas do Dia das Mães, que é uma das principais datas do
varejo", avalia o diretor-executivo da Petina Soluções em Negócios
Digitais, Rodrigo Garcia.
Para ele, esse número demonstra que a
maioria dos consumidores compram itens para presentear as mães, esposas
ou outros familiares por meio do e-commerce. “Fazer as compras pela internet é
sempre a melhor opção, não apenas por questão de economia, como também para
evitar o movimento intenso nas lojas físicas, e a variedade de produtos que é
maior, principalmente em datas comemorativas tão disputadas como o Dia das
Mães”, diz.
Pensando nisso, Garcia listou 5 pontos a
se atentar na hora da compra virtual:
Planeje suas compras
Parece óbvio, mas muita gente acaba
deixando pra decidir o que irá comprar na última hora, o que prejudica - e muito-
a experiência de compra e pode acarretar prejuízos. “Quem não se planeja não
tem tempo de pesquisar preços, por isso pode acabar pagando mais caro, ou até
mesmo não achando o produto que deseja”, alerta o especialista.
Outra desvantagem da falta de planejamento
é o risco de comprar por impulso. “O consumidor acaba comprando algo que não
deseja de fato, simplesmente porque precisa presentear alguém e não tem mais
tempo para comprar com calma. Antecipar-se também evitar casos de problemas
logísticos devido à alta demanda de datas comemorativas. Sendo assim, prefira
comprar, ou ao menos se organizar, com antecedência”, recomenda.
Forma de pagamento
Outro ponto importante é ficar atento às
formas de pagamento oferecidas pela loja virtual. “Muita gente não presta
atenção a isso logo de início, o que pode gerar frustração na hora de finalizar
a compra. De nada adianta passar um longo período de tempo escolhendo um
produto para, na última etapa, verificar que o site em questão não oferece a
forma de pagamento desejada, porém vale ressaltar que muitos destes possuem
programas de fidelidades, como o cashback”, comenta o especialista.
Para evitar perda de tempo e
experiências negativas, é sempre recomendado checar essa informação logo que se
entra no site. “Dessa forma, o consumidor poderá procurar outra loja virtual
que ofereça as condições que ele deseja”, explica
Trocas e devoluções
Antes de fechar o pedido, verifique com
cuidado as políticas de troca e devolução, para o caso de o presente não dar
certo. “A maioria das lojas online oferecem frete reverso para trocas,
modalidade em que o comprador precisa apenas levar o pacote aos Correios, com
os custos de envio cobertos pelo varejista e o código de defesa do consumidor
garante 7 dias para devolução nas compras não presenciais”, afirma Garcia.
No entanto, é sempre importante se
certificar das políticas e prazos para troca e devolução, para evitar problemas
futuros nesse sentido”, recomenda o executivo.
Sites duvidosos
Outro cuidado importante, que é sempre
válido destacar, é verificar se o site em questão é confiável, e se costuma
honrar os prazos estimados de entrega. “Quem já está acostumado a comprar pela
internet geralmente já sabe identificar sinais de um site duvidoso, mas para
quem aderiu a essa modalidade há pouco tempo, é mais difícil”, afirma
Garcia.
“Uma forma fácil de checar a
confiabilidade de uma loja virtual é o selo Ebit, que nada mais é que uma
certificação que classifica a qualidade das lojas virtuais brasileiras, a
partir da opinião dos seus consumidores. Os sites que têm o selo costumam
deixá-lo bem visível ao visitante, então é algo fácil de identificar. É preciso
evitar grandes descontos em sites desconhecidos para pagamentos por boleto ou
pix, a compra quando feita por cartão permite contestar o pagamento caso o
cliente não receba o produto”, explica.
Outra dica válida é optar por comprar
via marketplaces, que concentram diversas lojas e oferecem o serviço de
entrega, em vez de diretamente nos sites de vendas. “Isso porque a bandeira por
trás da transação dá garantias maiores ao consumidor”.
Falsos descontos
Além de visitar diferentes sites com
antecedência, para comprar preços, também é recomendado acompanhar os valores
dos produtos de interesse em cada site, por pelo menos alguns dias.
“Essa é uma dica que ajuda a fugir da
velha ‘promoção’ ‘tudo pela metade do dobro’, pois o comércio possui uma trava
de segurança dos preços, que só é alterada depois de certo tempo. Preste
atenção se o valor não era mais baixo e foi aumentado pouco antes da data, para
depois voltar ao valor normal, que passou a ser anunciado como ‘desconto’, que
na verdade não existe”, finaliza o especialista.
Sobre a Petina - Fundada em 2015, é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais. São mais de 300 clientes atendidos, sendo de segmentos diversos, como Grupo DOK, Ortopé, Livraria Companhia das Letras, Procópio Esportes, Track Bike, Arezzo, Nike, MAM Baby, etc. É considerada uma das principais consultorias do Mercado Livre, na categoria Platinum. Nesse tempo de atividade, gerou mais de R$ 6 milhões de vendas mensalmente nos marketplaces e e-commerces próprios. Seu objetivo principal é “vender vendas”.
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