6 principais veículos de comunicação atualmente
A comunicação é um dos pilares do comércio e da organização social, permeando todas as interações e trocas de recursos entre humanos.
Ao longo do tempo, os veículos usados se atualizaram, ganhando novas funcionalidades e dimensões.
Vale dizer que a comunicação em larga escala começou com a invenção da escrita, que viabilizou a gravação de linguagem verbal em superfícies que podem ser transportadas, com códigos que podem ser lidos por qualquer pessoa.
Assim, com o surgimento da escrita, nascem também as cartas. Anteriormente restritas a assuntos políticos e sacerdotais, a carta se universalizou com o desenvolvimento de idiomas mais simples e materiais mais versáteis que pedras de argila.
Das cartas ao jornal
O ponto de transição entre as cartas escritas à mão, uma tecnologia utilizada por milhares de anos, para o jornal foi a invenção da máquina de imprensa de Gutenberg, que viabilizou a impressão de centenas de cópias rapidamente, a custos baixos.
Nesta época, a publicidade começou a se estabelecer, por meio do anúncio de serviços como lavagem de tapetes residenciais no rodapé de páginas ou em folhas exclusivas para propaganda.
Do jornal ao telefone
O telefone acrescentou uma nova camada de realismo e eficiência à comunicação, pelo desenvolvimento de dois elementos: o áudio e a correspondência instantânea, onde a mensagem é recebida no momento em que é redigida, respondida no instante seguinte.
A evolução do telefone foi a primeira tentativa bem-sucedida pela elaboração de um tipo de comunicação remota de extrema semelhança com uma interação física, uma conversa onde interlocutores estão frente a frente.
Do telefone à rádio
Com o aprimoramento da infraestrutura de áudio no telefone, surge a rádio, onde programas são narrados pela voz de um interlocutor, com temas definidos, mas mantendo a opção de participação do público.
Sendo essa a inserção do entretenimento na comunicação.
Da rádio à TV
A comunicação se tornou bidimensional com o cinema e a TV, a partir da inserção de imagens em movimento sincronizadas ao áudio.
A qualidade do recurso melhorou com o passar dos anos e ganhou funcionalidades de transmissão ao vivo.
Da TV para a internet
Por fim, a internet é um veículo de comunicação tão vasto e eficiente que sua criação transformou o desenvolvimento das sociedades contemporâneas.
Além de reunir recursos de todos os veículos anteriores, a web é extremamente personalizável.
Um dos pontos que viabilizaram a expansão da internet no nível que se encontra hoje é a inédita capacidade de armazenamento.
A criação de algoritmos que automatizaram a coleta e tratamento de dados tornou possível a comunicação instantânea e gratuita para o mundo.
Meios de comunicação em larga escala
O estopim da internet desencadeou uma série de outras ferramentas de comunicação, com níveis de eficácia jamais vistos nos demais veículos.
A web se converteu não em um veículo, como costumava ser vista, mas como um sistema inteiro.
A possibilidade de compartilhar informações em qualquer lugar do mundo, bastando apenas uma conexão de boa qualidade à rede, acompanhada pela expansão da infraestrutura voltada à internet e das plataformas digitais acelerou a adesão mundial ao espaço.
Um dos pontos mais decisivos para esse crescimento pode ser traçado a partir do nascimento do smartphone. Diferentemente do computador, a conexão pelo celular torna o mundo virtual portátil, acessível de uma estrutura metálica para galpão.
Sites digitados no navegador se transformaram em aplicativos, com funcionalidades extras, já que integrados às ferramentas do antigo telefone.
Além disso, outros veículos mais tradicionais se mantêm firmes entre os mais usados na atualidade.
1 - Aplicativos de mensagem
Os aplicativos de mensagem administram um volume superior aos 60 bilhões de arquivos compartilhados por dia, sob a forma de mensagens instantâneas entre dois contatos, conectados através de máquinas remotas.
Esse modelo, hoje usado em sistemas privados de uma empresa de limpeza escolar, foi testado sob a forma de fóruns ou de programas exclusivos para desktop, mediante a criação de uma conta com dados pessoais e de login.
As versões atuais dessas plataformas já não exigem a criação manual de contas, sendo oferecida apenas uma autorização de acesso ao número de celular do usuário.
Além de acelerar a adesão ao sistema, o modelo ocupa menos espaço de armazenamento.
Os aplicativos de mensagem são usados por pessoas físicas e jurídicas devido à estabilidade de seus terminais.
Assim, esse veículo se converteu em ferramenta econômica para a comercialização de tela de proteção para janela gatos, por exemplo.
Atualizações nesses aplicativos viabilizam, hoje, a realização de chamadas de voz e vídeo gratuitas, bem como chamadas conjuntas, criação de grupos com dezenas de contatos, envio de arquivos em vários formatos e até mesmo transações financeiras.
2 - E-mail
O e-mail surgiu no início da internet e é ainda hoje um confiável meio de comunicação em longas distâncias. Com uma proposta que se assemelha ao envio de cartas, sua interface se assemelha muito ao envio de uma.
As plataformas que disponibilizam endereços e serviços de e-mail são muito parecidas. O recurso é até hoje o favorito para acordos mais formais, como contratações ou comunicação de trabalho, comunicação acadêmica ou usada até mesmo no contexto político.
Com uma estrutura simples, o e-mail permite a criação de uma longa mensagem, com formatação livre de texto, com opção de inserir arquivos anexos à “carta”.
Seu envio é feito para outro endereço de email, que segue sempre a estrutura “@ email ponto com”.
3 - Redes sociais
O conjunto de plataformas mais utilizado do planeta, as redes sociais concentram bilhões de usuários, com marcas que chegam aos 2,29 bilhões de contas ativas, além de muitos outros sites de menor tamanho com marcas também impressionantes.
Por que as redes sociais são tão bem sucedidas? Uma das respostas para essa pergunta está no alto nível de engajamento entre contas, onde cada publicação está aberta a reações, comentários e compartilhamentos dentro da plataforma.
Essa interação pode ser limitada por mecanismos de “seguir” ou “aceitar amizade”, bem como podem estar disponíveis para que o mundo veja e se comunique com a foto de uma camisa social uniforme bordada, por exemplo. Desta forma, as interações soam reais.
Outro fator que pode explicar a transformação das redes sociais em um dos mais proeminentes veículos de comunicação está na ênfase do status.
Contas com alto número de seguidores e engajamento em publicações podem ganhar contratos de multinacionais.
Além do evidente valor econômico, institucionalizado pelo nascimento de uma nova profissão, o influenciador digital, esse mecanismo de recompensa trabalha nos desejos mais humanos pela fama e pelo reconhecimento social.
4 - Outdoors
Os outdoors são um veículo de comunicação anterior à internet, mas que se mantém firme em sua relevância para o público. Iniciando pela estampa de cartazes estáticos em grandes avenidas, o recurso pode ser visto em painéis animados.
Esse veículo de comunicação é utilizado massivamente para a publicidade de grandes marcas, presentes em:
Shopping centers;
Rodovias;
Automóveis usados no transporte público;
Em qualquer grande centro de venda.
O outdoor hoje contém recursos de som, unindo outro meio de comunicação, o vídeo.
Ele captura a atenção de uma vasta audiência pelo apelo visual de seu conteúdo, que é pensado para atrair o tipo de consumidor mais adequado ao seu produto ou serviço, como um chaveiro 24hrs.
5 - Podcasts
O podcast pode ser visto como uma repaginação da rádio, com algumas modificações que só foram possíveis através da tecnologia digital. Uma dessas mudanças é a acessibilidade de canais para criação de um podcast, o que para a rádio, estava restrito a estúdios.
A natureza do podcast também é mais individualista e nichada que a rádio, esta última reunindo diversos programas com conteúdo voltado para todo tipo de público. O podcast é um programa só, com temas e abordagens previamente definidas.
Essa fragmentação deu ao usuário uma autonomia maior na escolha do que deseja ouvir, qual tipo de conteúdo é mais interessante.
Os podcasts também são gravados e podem ser informativos, com dicas para impermeabilização de estofados automotivos, por exemplo.
6 - Ferramentas inteligentes
Recurso ainda em desenvolvimento, as ferramentas inteligentes são a implementação de tecnologia digital em aparelhos do dia a dia, como eletrodomésticos, dispositivos de segurança e até mesmo roupas.
A integração da internet com a rotina offline é uma proposta da sociedade 5.0, marcada pela simbiose completa entre mundo físico e virtual.
Ao inserir automação nos recursos de casa e do trabalho, novas funcionalidades se tornam possíveis para o consumidor.
Exemplos podem ser vistos nos primeiros aparelhos disponibilizados ao público com inteligência artificial. A manipulação de informações se torna remota e é possível comunicar-se na contratação de serviços como limpeza de colchão a seco.
Considerações finais
Sendo assim, os veículos de comunicação movem o mundo dos negócios e expandem a experiência de vida em comunidade.
Como seres sociais, os humanos buscam construir modos ainda mais otimizados de estabelecer interações entre indivíduos e empresas em todo o planeta.
Para as organizações, o avanço desses veículos devem ser observados com a máxima atenção, posto que são canais para a atração e fidelização de clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário