Cupons e cashback movimentam bilhões de reais ao ano no Brasil
Comum em regiões como América do Norte e
Europa, descontos e benefícios em compras se tornam cada vez mais comuns no
país
O aumento das vendas na Internet e
também no comércio gerou não apenas benefícios para os proprietários de negócios
ou do comércio, mas também para o consumidor. O uso de cupons de descontos e
cashbacks, muito comuns nos Estados Unidos ou Europa, vem ganhando força no
Brasil, e movimentou mais de R$ 7 bilhões em 2020. Este valor representa um
aumento de 466% em relação à movimentação do ano anterior, que foi de R$ 1,5
bilhão. Os dados foram compilados pelo portal Cuponomia, que reúne ofertas de
cupons online.
Este número, apesar de representar uma
fatia bem pequena da movimentação do primeiro semestre do ano (cerca de R$ 53
bilhões), mostra que a tendência cada vez mais ganha espaço.
“Nós verificamos na Glaper que
principalmente em regiões mais carentes, os cupons aproximam consumidores dos
pequenos comércios, em menos de 6 meses foram mais de R$ 200 mil consumidos em
comércios por meio de cupons de descontos. Esse valor faz muita diferença no
dia a dia de pequenos comércios e para os consumidores”, afirma Danilo Delipe,
CEO da Glaper, startup que oferece uma plataforma para provedores oferecerem
cupons de descontos em comércios locais aos clientes.
As buscas por cashback aumentaram em 38%
durante a Black Friday de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. Isso de
acordo com dados compilados pela equipe de Insights do Google. A busca por
“cupom”, “retire na loja” e “frete grátis” também cresceram, 7%, 6% e 3%
respectivamente, de acordo com a equipe do Google.
Vale ressaltar que o Brasil tem um
cenário bastante competitivo, tanto no comércio em geral quanto no e-commerce.
E isso torna a atratividade por cupons e cashbacks cada vez mais crescente.
Segundo uma pesquisa realizada pela Eu
Amo Cupons, plataforma especializada em cupons de desconto para e-commerce,
cerca de 9,5 milhões de brasileiros já utilizaram, pelo menos uma vez, um cupom
de desconto online. Isso equivale a 16% dos consumidores que realizam compras
pela Internet no Brasil.
Mas o que é cashback?
Esta é uma modalidade que muitos bancos,
lojas, clubes de compra oferecem para os seus clientes. O cashback vem da
junção das duas palavras em inglês, cash, que significa dinheiro, e o back, que
significa volta. Basicamente, é receber dinheiro de volta quando você realiza
uma compra.
Com promoções nesta modalidade, muitos
locais oferecem cashbacks de 2% até 25%. Dependendo, pode ser um ótimo negócio
na hora de comprar um produto. Significa, por exemplo, que no ato da compra,
você recebe a porcentagem do valor de volta, resultando em um desconto
diretamente no produto ou serviço comprado.
E qual a diferença dos cupons?
Diferente do cashback, os cupons aplicam
um desconto diretamente no serviço ou produto a ser adquirido. Ou seja, você
não paga o valor inteiro e depois recebe o dinheiro de volta. Mas sim tem um
abate no valor de acordo com a porcentagem ou valor a ser abatido pelo cupom.
“Uma das principais vantagens dos cupons
de desconto é dar aos pequenos comércios uma outra via de divulgar seus
produtos de forma totalmente gratuita, aproximando o comércio dos
consumidores”, comenta Danilo Delipe, da Glaper.
É interessante, portanto, ficar ligado nessas novas tendências que não param de crescer. Com esses benefícios, dá para economizar bastante dinheiro e ter um controle melhor sobre as finanças.
Nenhum comentário