Dia das Mães, o “segundo Natal” do varejo: conheça os seis pilares para a construção de uma campanha que influenciará o consumidor a escolher a sua marca na hora das compras
*Por Evandro Madeira
São Paulo, 13 de abril de 2022
.
Anualmente, o Dia das
Mães é responsável pela movimentação de bilhões de reais no comércio
brasileiro. Somente no ano passado, a Confederação Nacional do Comércio de
Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimou um volume de vendas de R$ 12,2 bilhões
para a data. Não à toa, ela é considerada o “segundo Natal” para o
varejo. Dentro de um shopping repleto de possibilidades, como fazer para que o
cliente escolha justamente a sua marca, a loja que você gere com tanto empenho,
em detrimento a tantas outras?
Inovação, reinvenção,
promoções e ações de Marketing são as quatro chaves que influenciam o
consumidor a escolher a sua marca na hora das compras. Essas peculiaridades e
diferenças sempre são pontos que atraem os clientes e, agora, o varejo vive um
novo momento: o de retomada e de esperança.
O Dia das Mães é uma
ótima oportunidade para colocar tudo isso em prática, se considerarmos o apelo emocional
que a data carrega. Para muitos filhos, que conseguiram retomar os empregos,
por exemplo, este será um ano de voltar a presentear as mães.
Tudo isso deve ser
pensado ao montar e criar estratégias. Quando planejamos uma ação em uma data
tão especial e que abre espaço para tantos presentes, alguns aspectos devem ser
levados em consideração. Conheça os seis pilares para a construção de uma campanha
que influenciará o consumidor a escolher a sua marca na hora das compras:
- Defina o tom
da sua comunicação e linguagem de marca para a data. Por mais que seja uma data comercial, forte e já
característica, não tem como não considerar que se trata de uma celebração
extremamente emocional, onde tal aspecto, muitas vezes, é determinante na
tomada de decisão de compra.
- Programe a
novidade que a marca vai oferecer aos seus consumidores. Ela deve ser atrativa o suficiente para se tornar
desejo e escolha entre as opções de mercado.
- Qual o valor
que a marca estabeleceu para seus produtos destaque para a data? Tenha isso estabelecido, seja o valor percebido e
emocional e/ou monetário, que também torna-se outro fator importante na
decisão de compra.
- Saiba o
ambiente que a marca vai apresentar ao consumidor. É fundamental criar uma atmosfera naquela
comemoração, do produto e da marca.
- Defina
também em quais canais de comunicação a marca divulgará a sua campanha,
seus lançamentos e suas sugestões de presente. Em uma campanha com tal envergadura, como o Dia das
Mães, todos os pontos de contato da marca devem levar esta mensagem e
comunicação, alcançando o maior número possível de pessoas.
- E por fim,
mas não menos importante, estabeleça qual aspecto surpresa que a marca
preparou para a data.
Seja uma ação de compre e ganhe, seja uma oferta especial, seja kits
presenteáveis, que facilitam a escolha do presente.
Na minha concepção, se
considerarmos estes seis importantes pilares na construção de uma campanha de
varejo, a marca já sai na frente de tantas outras na busca e oferta de itens
para presentear.
Mas, o mais importante
para que uma marca se diferencie e se destaque em meio a tantas ofertas,
possibilidades e produtos, é o tom da mensagem. Ela, numa data como esta, tem
que ser emocional, tem que tocar, tem que passar verdade e simplicidade.
*Evandro Madeira (foto)
é Diretor de Marketing da Le Briju.
A Le Briju é varejista de bijuterias e acessórios, focada na curadoria de Moda, diferente de todas as propostas apresentadas atualmente no mercado. Tem oito lojas próprias e iniciou sua expansão por franquias em setembro de 2021.
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