No primeiro trimestre de 2022, valor movimentado nos cartões DM cresce 21% e ultrapassa R$ 1 bilhão
Montante é um novo recorde para a empresa que
há cinco anos celebrava essa mesma marca, alcançada durante todo o ano de 2016,
comprovando o crescimento acelerado
Tharik Moura, CFO da DMCard
Foto: Paula Freitas
O início de 2022 aponta
para um ano de transformações importantes na DM. A empresa de produtos
financeiros voltados à concessão de crédito recebeu uma importante injeção de
recursos da Vinci Partners, logo após celebrar quebra de recordes em 2021 e
consolidar sua atuação em novos setores. Dando continuidade aos bons
resultados, nos três primeiros meses do ano, registrou um crescimento de 21% em
comparação com o mesmo período do ano passado. Com esse avanço, revela um novo
motivo para comemoração ao ultrapassar pela primeira vez a marca de R$ 1 bilhão
movimentados nos cartões de crédito já no primeiro trimestre.
De janeiro a março
deste ano, foram R$ 1,05 bilhão em pagamentos realizados nos cartões DM de loja
e com a bandeira Mastercard. Nesse mesmo trimestre do ano anterior, esse
montante chegou a quase R$ 870 milhões.
“Há cinco anos,
celebrávamos um recorde da empresa ao ultrapassar R$ 1 bilhão em pagamentos
durante todo o ano de 2016. Mantendo nosso ritmo de crescimento contínuo e
acelerado, hoje alcançamos essa mesma marca em apenas três meses”, destaca
Tharik Moura, CFO da DM.
O executivo destaca o
efeito do cenário econômico nesses resultados. “Temos conseguido manter nosso
crescimento em um cenário econômico desafiador ao focar a concessão de crédito
como um apoio para que consumidor mantenha o seu poder de compra, seja para
abastecer sua casa ou para a realização de um sonho. Temos atuado de forma
muito consistente em nosso propósito de inclusão no sistema financeiro das
famílias que compõem a base da pirâmide brasileira, nosso principal público”.
Cresce participação do
DM Mastercard
Em 2021, quando foram
movimentados R$ 4 bilhões em compras nos cartões, 10% desse valor foram em
pagamentos realizados com o cartão de crédito bandeirado, o DM Mastercard. Todo
o restante, foi movimentado nos cartões private label, os chamados cartões de
loja, setor em que a DM é uma das líderes de mercado.
No primeiro trimestre
de 2022, o DM Mastercard movimentou pouco mais de R$ 144 milhões, o que
representa 14% dos resultados e aponta para a tendência de crescimento da
participação dos novos produtos nos resultados da empresa.
Além disso, outro dado
que chama a atenção no período é o ticket médio 2% menor. Nos primeiros três
meses de 2021, esse valor médio por pagamento foi de R$ 149,94, enquanto este
ano foi de R$ 146,82. Essa variação mesmo com o período tendo registrado alta
nos preços (o período registrou uma inflação de 3,20%, de acordo com o IGBE)
principalmente no varejo de bens não duráveis, aponta para um consumidor mais
cauteloso com seus gastos durante uma compra, no entanto, utilizando mais vezes
o cartão.
Projeções para 2022
miram na continuidade da expansão
Até o final de 2022, a
previsão é que o número de clientes ativos cresça 27%, chegando a 1,4 milhão de
consumidores com acesso a alguma ferramenta de crédito da DMCard, que está
expandindo seu portfólio de soluções financeiras.
“Este ano, a
participação do cartão de crédito DM Mastercard, a DM Conta e as linhas de
empréstimo pessoal devem ser muito maior, e as linhas de empréstimo pessoal
deve ser muito maior, conquistando cada vez mais e de forma ampliada o nosso
espaço nesse setor e na vida financeira do nosso público consumidor”, revela
Moura.
O volume movimentado em
todos os produtos DM também deve bater novo recorde, chegando a R$ 5 bilhões, o
que representa um aumento de 25%, em comparação com 2021.
Desenvolvendo novidades
e aperfeiçoando o que já é sucesso
Além da criação de
novos produtos e funcionalidades que atendem de forma mais eficiente as
necessidades do consumidor, nossos cientistas e desenvolvedores também
trabalham num aperfeiçoamento contínuo do que já existe e pode melhorar nosso
relacionamento e a experiência do cliente.
Por exemplo, a DM acaba
de fundir todos os seus produtos em um aplicativo único, muito mais prático,
funcional e intuitivo. Outro exemplo é a inteligência artificial nos motores de
crédito e cobrança que estão cada vez mais eficientes.
Em janeiro deste ano,
foi realizado com sucesso o primeiro pagamento com reconhecimento facial de um
cartão de marca própria da DM. A loja que deu início aos testes da nova
tecnologia foi o Supermercado do Frade, que fica em Ilhabela, no Litoral Norte
de São Paulo. Após os bons resultados em um ambiente controlado, a tecnologia
que foi desenvolvida pela fintech Payface já está à disposição a todos os
varejistas parceiros da empresa de serviços financeiros voltados para a
concessão de crédito.
Recentemente, também em
parceria com uma startup especializada, a DM desenvolveu um sistema de
e-commerce que aceita o cartão de loja como forma de pagamento. Antes, isso era
possível apenas com cartões bandeirados. Uma evolução muito importante, não
apenas para os resultados do supermercadista como também para o consumidor de
baixa renda que, muitas vezes, tem o private label como única opção de acesso
ao crédito.
“2022 será um ano muito
especial para a DM, uma empresa em crescimento e cada vez mais sólida,
humanizada, sustentável, segura e em plena decolagem.”, finaliza o CFO.
Sobre a DM
A DM é uma empresa de produtos
financeiros que nasceu há 20 anos para simplificar e democratizar o acesso ao
crédito, principalmente à população de menor poder aquisitivo, que forma seu
principal público-alvo e para quem desenvolve suas soluções. Ao mesmo tempo,
também atua para apoiar e potencializar resultados de seus parceiros
varejistas.
Para o consumidor final, disponibiliza o
cartão de loja, o cartão de crédito bandeirado, a conta digital, linhas de
microcrédito pessoal e seguros.
Como especialista em varejo, no B2B
oferece a redes varejistas a possibilidade de adotar o cartão de crédito
próprio (o private label), ferramentas de CRM e aplicativos de ofertas que vão
ajudá-los a incrementar suas vendas.
Na DM, toda a história conta e merece
crédito, por isso ela atua como uma empresa cada vez mais próxima, simples e
segura para consumidores e varejistas.
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