Pela primeira vez, Seara está entre as cinco marcas mais escolhidas pelos brasileiros
O comportamento de consumo do brasileiro mudou em 2021. A maior
inflação registrada desde 2015 (+10,6%), a diminuição de 10% no Auxílio
Emergencial oferecido para combater os efeitos da pandemia, bem como o desemprego,
que atinge 11,6% da população, aumentaram a busca por proteínas mais baratas.
Os dados do ranking Brand Footprint Brasil 2022, elaborado pela
Kantar, líder em dados, insights e consultoria, realizado anualmente, o
relatório mede a presença das marcas dentro dos lares em escala local. Para isso,
é usada uma métrica original batizada de Consumer Reach Point (CRP), que mensura quantas famílias estão comprando produtos de
determinadas empresas e com que frequência isso ocorre.
Para chegar aos resultados desta edição, a Kantar visitou,
semanalmente, 11.300 lares em sete praças (Norte+Nordeste, Leste+Interior do
Rio de Janeiro, Grande Rio de Janeiro, Grande São Paulo, Interior de São Paulo,
Centro-Oeste e Sul). O estudo cobriu 82% da população domiciliar, o que
equivale a 90% do potencial de consumo. Também foram consideradas em torno de
350 marcas.
Principais marcas
Uma vez que as proteínas mais baratas foram alternativas para
combater o cenário econômico, duas empresas de alimentos processados, embutidos
e congelados aparecem no Top 5 das marcas mais relevantes para os brasileiros.
A Perdigão permaneceu em quarto lugar, com 333 milhões de CRPs. Já a Seara teve
sua estreia no recorte, subindo seis posições e se firmando na quinta
colocação, com 281 milhões de CRPs.
Na primeira posição, está a Coca-Cola, que foi a marca mais
relevante pela décima vez consecutiva, com 564 milhões de CRPs. Ypê (540
milhões de CRPs) aparece em segundo lugar e Italac (338 milhões de CRPs), na
terceira colocação.
Mercado digital
Tendência acelerada pela pandemia, o digital ganhou força como
alternativa para compras domésticas. Em 2021, cerca de 12 milhões de lares
adquiriram bens de consumo massivo (FMCG) pelo e-commerce. A penetração do meio
foi de 19,6% no ano de 2021.
Vale
ressaltar ainda as diferenças de comportamento do
consumidor digital e do offline. Em termos comparativos, os shoppers têm um tíquete médio 25% maior. Também
há maior presença de marcas de Home Care e Beauty no Top 5 – tanto é que Ypê ocupa a
primeira posição. Completam o ranking Piracanjuba, Omo, Sadia e Italac.
Outros insights
No offline, a distribuição
pelos canais de compras é mais variada. Os
atacarejos, entretanto, apresentaram a maior penetração (+10 p.p. na comparação
entre 2020 e 2021). Em seguida, aparecem as lojas de departamento (+7,9 p.p.) e
os supermercados convencionais (+5,3 p.p.).
Em relação ao perfil, os shoppers com até 34 anos (+3,4
p.p.) e casais com crianças pequenas (+1,9 p.p.) movimentaram as marcas. Esse
consumidor mais jovem, inclusive, reflete na busca por conveniência e
indulgência na alimentação. Com isso, é possível ver marcas de biscoitos e
bolos ganharem posições expressivas no ranking. Entre elas, estão Bauducco (16ª
posição), Nestlé (17ª) e Panco (18ª).
A Kantar é líder global em dados,
insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que
mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e
veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias
avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar
crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil.
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