Plataforma Não Me Perturbe chega a 10 milhões de números de telefone cadastrados
Plataforma faz parte das medidas de autorregulação implantadas pelas operadoras de telecom e bloqueia números de celular e telefone fixo para não receber chamadas de telemarketing de telecom e oferta de crédito consignado
Brasília, 08/04/22 – A plataforma Não Me Perturbe, em operação desde julho
de 2019, chegou a 10 milhões de números de telefone cadastrados para não
receber chamadas de telemarketing e empresas de telecom e de oferta de crédito
consignado. A iniciativa, criada pelas operadoras de telecom, faz parte das
medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores.
O número de cadastros representa 3,5% da base de 284,9 milhões acessos fixos e
móveis existentes no Brasil.
Quem quiser bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber
ligações de telemarketing desses dois setores deve fazer o cadastro diretamente
no site https://www.naomeperturbe.com.br/ ou por meio dos
Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no
site.
A plataforma só funciona para ligações de empresas de telecomunicações e para
oferta de crédito consignado e não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de
saúde ou redes varejistas. O presidente executivo da Conexis Brasil Digital,
Marcos Ferrari destacou, no entanto, que ela está aberta para adesão de outros
setores.
“A plataforma é um compromisso do setor com o cliente que não quiser receber
ligações de telemarketing desses dois setores. É uma ação de respeito com o
direito de escolha dos consumidores”, comentou Ferrari.
A maior parte dos pedidos de bloqueios está no estado de São Paulo, com 4,8
milhões de números registrados, o que representa 3,5% da base de telefonia
móvel e fixa do estado, que tem 77,6 milhões de celulares e 10,5 milhões
telefones fixos. Em segundo lugar em volume de cadastros na plataforma Não Me
Perturbe está o Paraná com 885,6 mil números, seguido por Minas Gerais com
871,6 mil telefones registrados na plataforma. Já o Distrito Federal tem a
maior proporção entre números cadastrados na plataforma e acessos de telefonia.
No DF, 6,8% dos acessos de telefone fixo e móveis estão cadastrados na
plataforma, um total de 315,4 números.
Autorregulação
A autorregulação atua dentro de procedimentos mais modernos de regulação
responsiva com o objetivo de melhorar a relação com os consumidores. Desde
março de 2020, além do telemarketing, o SART vem atuando em outras frentes de
autorregulação, com a implantação dos normativos de Atendimento, Cobrança e
Oferta. Os normativos trazem orientações para as prestadoras no relacionamento
com os usuários e contaram com a participação próxima da Anatel e dos
conselheiros independentes que compõem o SART.
Essas medidas têm tido efeito direto na queda do número de reclamações de
usuários de serviços de telecomunicações. Desde abril de 2021, as queixas
feitas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) têm registrado quedas
de mais de 20%. Durante todo o ano de 2021, as reclamações caíram quase 25% em
relação ao ano de 2020.
Sobre a Conexis - A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de
telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital,
da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de
um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem
substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de
telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.
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