Quais alimentos ajudam na saúde da pele e dos cabelos
Falar sobre saúde, seja da pele, dos cabelos ou do corpo por inteiro é falar sobre alimentação.
A frase clichê “você é o que você come” que provavelmente já deve ter aparecido em algum momento da sua vida, seja quando você estava assistindo televisão, folheando aquela revista ou visitando o seu médico.
Visto que qualquer coisa que ingerimos tem um grande impacto no nosso organismo, que retira desses alimentos a energia necessária para promover a manutenção, o crescimento e o fortalecimento dos tecidos e células.
Sendo assim, se o objetivo é ter um cabelo bonito, saudável, com um bom comprimento, e uma pele com o famoso glow natural, é preciso entender todos os benefícios que não encontrará apenas nos produtos vendidos em farmácia.
Em outras palavras, também é preciso também apostar em um bom cardápio, seja enquanto está de férias ou ocupado em um escritório planejado moderno.
Quais os melhores nutrientes para a pele e cabelos?
Sabe aquele fio de cabelo fraco, quebradiço e poroso? Bem, ele está precisando de lipídeos, que também são conhecidos como transportadores das vitaminas A, D, E e K.
O que leva a necessidade de investir na biotina também, ela ajudará você a conquistar aquele cabelo à la Rapunzel que tanto sonha.
Apesar de terem um nome diferente e menos usual, esses nutrientes, junto com muitos outros, são essenciais para fortalecer os seus fios, desde a raiz, e também hidratar e nutrir a sua pele.
Presentes nos cosméticos, eles também são encontrados nos pratos, seja naquela fruta, verdura ou condimentos alimentares.
Entretanto, antes de sair procurando em quais comidas moram esses super-heróis, é preciso entender o superpoder de cada um deles:
Colágeno: fortalece e renova as fibras de sustentação da pele;
Biotina: auxilia na síntese da queratina;
Resveratrol: antioxidante que age contra o envelhecimento precoce;
Ácido hialurônico: hidrata e sustenta a derme;
Vitamina C: previne o envelhecimento precoce;
Betacaroteno: combate às manchas.
A verdade é que existem milhares de vitaminas e nutrientes, e cada um possui um objetivo.
Portanto, o certo é entender primeiro a sua necessidade para escolher a fonte que você irá consumir. O certo é comer de tudo um pouco, pois assim o seu corpo não sofrerá com a falta desses nutrientes, estando o tempo todo saudável.
Como melhorar a alimentação?
É difícil manter-se o tempo todo em uma dieta saudável, às vezes bate a vontade de comer aquele famoso fast food, ainda mais com a correria do dia a dia.
Entretanto, há formas de ter uma alimentação equilibrada, como comer alimentos saudáveis e lanches, mesmo com a agitação do cotidiano. Uma ótima forma é apostar na comida congelada a vácuo ou em marmitas.
Assim, você pode ter controle sobre os carboidratos e proteínas que está ingerindo para alcançar cabelos mais fortes, sedosos, e uma pele lisinha, com o viço digno das estrelas de Hollywood.
Alimentação, cabelo e pele
A partir do momento que você decide se alimentar melhor para conquistar a saúde da sua pele e fios, você acaba tendo que desenvolver a famosa paciência.
Afinal, não será da noite para o dia que os resultados irão aparecer, como muitas vezes o nosso corpo sofre com a carência dos nutrientes necessários, demora um certo tempo para que ele finalmente se recupere e dê indícios externos que já está tudo bem.
Entretanto, não é porque existe essa demora que você deixará esse novo hábito de lado, não é mesmo? Um corpo sem uma boa alimentação, ou seja, com deficiência de vitaminas é um corpo repleto de sinais negativos.
Olha só como essa situação reflete na saúde da pele e dos cabelos:
Rachadura na derme;
Queda de cabelo;
Dermatite;
Cabelos quebradiços;
Pontos vermelhos na pele.
Sem contar que ainda baixa a imunidade, deixando o caminho livre para sérias doenças.
Por isso, mesmo que demore alguns meses para você ver os resultados que tanto deseja, não deixe de lado uma alimentação saudável, mesmo quando as fotos publicitárias de alimentos mais “apetitosos” encherem os seus olhos.
Alimentos que ajudam
Portanto, quais são os alimentos que ajudam na saúde da pele e dos cabelos, sendo assim para responder essa pergunta, separamos uma lista.
Cenoura
A velha e conhecida cenoura não pode ficar de fora do seu prato, isso porque ela é rica em vitamina C, que combate o envelhecimento da pele.
Além da vitamina A, que é antioxidante, anti-inflamatória, controla a queda de cabelo, hidrata e protege o couro cabeludo, estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais firme e evitando a flacidez.
Para que você absorva de forma mais rápida os nutrientes presentes na cenoura, o certo é consumi-la após um rápido cozimento, pois é quando ela libera de forma mais intensa o betacaroteno.
Salmão
O salmão é uma ótima fonte para quem deseja ingerir ômega-3, que é um excelente nutriente para literalmente nutrir os cabelos, encorpando os fios ressecados, e a pele, tratando as aspereza e rachaduras.
Uma curiosidade sobre o ômega-3 é que caso você não consiga consumir alimentos ricos deste anti-inflamatório, você pode ingerir cápsulas que são encontradas em farmácias.
Soja
Muitas pessoas torcem a boca quando se fala da soja, já que muitas vezes ela está relacionada a uma alimentação totalmente vegana ou vegetariana.
Entretanto, é possível consumir esse alimento de uma forma bem deliciosa, como em vitaminas e até mesmo com o tradicional arroz e feijão.
Afinal, o corpo precisa da isoflavona que está presente neste alimento e que é responsável por deixar a pele com uma melhor elasticidade e também muita hidratação.
Ela é tão poderosa que muitos profissionais indicam o seu consumo para um melhor funcionamento do corpo.
Castanha-do-pará
Colocou a mesa de vime redonda no quintal de casa e chamou a família e amigos para comer e beber? Então com certeza você deve ter adicionado a castanha-do-pará na sua bandeja de tira-gostos.
Além de ser um delicioso petisco, a castanha-do-pará também é muito boa para a saúde da pele e dos cabelos.
Rica em zinco, o consumo desse alimento ajuda o corpo a reduzir o excesso de oleosidade, seja na pele ou no couro cabeludo, fortalece os fios, estimulando o crescimento dos mesmos, previne a dermatite seborreica.
Além de fazer muito bem para o coração, por esse motivo cardiologista para atletas e outros médicos geralmente recomendam este rico alimento.
Proteínas
Outro item que não pode ser deixado de fora são as carnes, frangos, peixes, ovos e outras fontes de proteína.
De origem vegetal ou animal, essa macromolécula possui bastante queratina, que está ligada diretamente com a formação dos tecidos e também dos fios.
Responsável por promover uma barreira que impossibilita a perda de água, a queratina deixa a derme mais hidratada e os cabelos resistentes.
Se o foco for aumentar o seu consumo de proteína, é preciso investir em alimentos que possam ser consumidos durante o almoço, lanche e jantar.
Os salgados congelados para revenda, iogurtes, omeletes e diversas outras opções podem fazer parte do seu cardápio.
Frutas vermelhas
Muito utilizadas nos cosméticos, as frutas vermelhas tornam-se ainda mais poderosas quando ingeridas.
Isso porque são formadas por vitaminas B e C, e por outras substâncias que têm efeito antioxidante.
Assim, se o seu desejo é prevenir ou suavizar o melasma que uma condição crônica, a acne, diminuir a oleosidade e estimular a proteína da juventude, o colágeno, então consuma morangos, romã, mirtilos, framboesas e açaís.
Vale dar destaque ao fato de que você não encontrará essas frutas em uma caixa para pizza quadrada, mas quando complementadas com outros alimentos saudáveis, como iogurtes, por exemplo, elas tornam-se ainda mais saborosas.
Água
Parece óbvio que a água não é um alimento, mas ela não pode deixar de ser citada, afinal, suas moléculas são essenciais para manter a hidratação, nutrição e vitalidade da pele e dos cabelos.
Por isso, muitos especialistas indicam que o consumo seja de dois litros por dia ou até mesmo três, quando as temperaturas estão mais altas.
Além disso, a água irá ajudar na absorção e digestão dos demais nutrientes, auxiliando também no combate de acnes, celulites, estrias e promovendo o emagrecimento.
Considerações finais
Esses alimentos e muitos outros podem ser consumidos de diversas famosas, o certo é apostar na criatividade na hora do preparo, pois assim será mais delicioso e prazeroso consumi-los, além de cuidar da saúde da pele e dos cabelos.
O processo para ter todos esses benefícios não é rápido, mas é super saudável e ainda irá cuidar de todo o corpo, não apenas das regiões que você tanto deseja ver a transformação dos sonhos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário