5 benefícios do estudo da robótica e programação no ensino fundamental
Projeto Aprendizes Digital de 2021
Nego Júnior
Em busca de familiarizar as crianças e
jovens com as novas tecnologias, para que assim possam aplicar esses
conhecimentos no mercado de trabalho, muitas escolas têm adotado disciplinas de
robótica e programação nas grades curriculares. Uma atividade diferenciada, que
antes estava presente apenas em escolas particulares, nos últimos tempos vem
ganhando espaço nas escolas públicas do Brasil e se destacando como ferramenta
de alfabetização tecnológica.
Em sua segunda edição, o projeto Aprendizes - Digital,
realizado pela Muda Cultural via Lei Federal de Incentivo à Cultura,
patrocinado pelo Banco PAN, utiliza os materiais da linha LEGO® Education: WeDo
2.0 e Mindstorms EV3, para estimular os alunos e levá-los a produzir seus
próprios robôs, por meio da utilização de estruturas tecnológicas e
programação.
As aulas de robótica educacional do
projeto ocorrem durante todo o ano letivo e alcançam crianças de 7 a 17 anos de
três escolas localizadas na Zona Norte da capital paulista: E.E. Yolando
Mallozzi, E.E. Dr. Miguel Vieira Ferreira e E.E. Sebastião de Souza Bueno,
propiciando a esses jovens conhecimentos de programação computacional, física,
matemática, engenharia, desenvolvimento de projeto e habilidades
socioemocionais, como empatia, cooperação e trabalho em equipe.
Considerando a importância do ensino da
robótica nas escolas, André Brandão Sala, Diretor de Expansão da empresa de
robótica educacional Robomind, que ministra as aulas do projeto, comenta os
benefícios ao desenvolvimento dos alunos:
1. Incentivo ao aprendizado de ciências
exatas.
Independente das aptidões dos alunos em
matemática, física e ciências, o ensino da robótica traz atividades lúdicas,
que unem aprendizado teórico e exercícios práticos, proporcionando maior
desempenho escolar em diversas disciplinas. Isso devido ao fato de que o aluno
vivencia todo o processo de aprendizagem como um protagonista, por meio da
aplicação de uma metodologia ativa: a sala de aula invertida.
2. Estímulo do raciocínio lógico e
criatividade.
Na robótica, os alunos aprendem a
trabalhar com a resolução de problemas, ou seja, eles compreendem e vivenciam,
a cada aula, a estrutura básica de sequência lógica, que são os algoritmos (uma sequência finita de instruções bem
definidas que levam à solução de uma tarefa, ou um conjunto de regras para a
solução de um problema). Dessa forma, essas crianças e adolescentes
aprendem a pensar de forma estruturada, e não só a decorar números e fórmulas,
o que lhes auxilia em diversas áreas do conhecimento relacionadas às ciências
exatas e ao pensamento computacional, além de estimular a criatividade em todas
as aulas e aprimorar o desempenho dos estudantes para desenvolver e executar um
projeto.
3. Capacidade de solucionar situações
diversas.
Construir formas de enfrentar desafios
da sociedade por meio da tecnologia é uma das bases da robótica e programação,
e pode contribuir para o desenvolvimento da organização mental dos
alunos.
4. Preparação para o futuro profissional.
Estruturar o pensamento computacional
pode abrir portas para a descoberta de habilidades potenciais, e torna-se cada
vez mais essencial para atender às demandas do mercado em constante
crescimento. Antes, um robô que limpasse a casa e fizesse o supermercado era
algo apenas ficcional, e hoje essa tecnologia já está disponível para
aquisição. Isso mostra como o avanço da tecnologia, o estudo científico e sua
aplicação na resolução de problemas tem criado oportunidades.
5. Auxílio ao desempenho de competências
socioemocionais.
As atividades de robótica e programação
utilizam o trabalho em equipe na realização de projetos. Este, por sua vez,
promove o desenvolvimento de habilidades como cooperação, respeito, empatia,
liderança, além de promover a conexão entre pessoas com habilidades diferentes.
Sobre a Muda Cultural
A missão da Muda
Cultural é qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas
potencialidades por meio da promoção da arte e da cultura. Há mais de dez anos
no mercado cultural, a Muda atua na gestão de investimento social privado e no
desenvolvimento de projetos através das leis de incentivo, sendo o elo entre
marcas e seus públicos de interesse. Tendo como principal ativo uma extensa
rede de colaboradores e parceiros, a Muda oferece uma atuação capaz de
transitar entre os universos artísticos, da produção e da gestão cultural,
incluindo concepção, curadoria de conteúdos e planejamento.
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