Brasil é o país que mais gasta com eleições e partidos
País lidera a lista dos países com maiores gastos, além de ser o primeiro no ranking de despesas por parlamentar
O Brasil é o país que possui o maior gasto anual de dinheiro público com campanhas eleitorais e partidos. No total são gastos mais de U$789 milhões por ano.É o que revela um estudo
divulgado pela plataforma CupomValido.com.br com dados do IMPA, World Bank
e TSE.
O gasto no Brasil é tão
grande, que chega a ser mais que 2.5 vezes o valor do segundo colocado, o
México, com U$307 milhões por ano.
Brasil é o
2º país com mais partidos políticos
Com um total de 32 partidos
políticos, o Brasil é o 2º país que mais possui partidos. O país fica atrás
somente da Índia, que possui um total de 36 partidos.
Os países da América Latina
também possuem uma quantidade relativamente alta de partidos políticos. A
Argentina possui 19 partidos, e o Chile 16.
Ao comparar com os países
desenvolvidos, a grande maioria possui uma quantidade significativamente menor
que o Brasil: Itália (15), Suíça (11), Reino Unido (11), Portugal (10), França
(9), Alemanha (6), Japão (6), Estados Unidos (2).
Cada
parlamentar brasileiro custa US$ 5 milhões por ano
Além do Brasil estar em 1ª
posição no ranking de gasto anual, estar em 2ª posição com a maior quantidade
de partidos, o país lidera um terceiro ranking - é o país que mais gasta com
parlamentares. Cada parlamentar brasileiro custa US$ 5 milhões por ano.
A pesquisa dividiu o custo
médio por parlamentar, pela renda média de cada país, e chegou à conclusão de
que no Brasil, o gasto por parlamentar é 528 vezes maior que a renda média da
população.
O número é mais que 2 vezes
maior que o gasto do segundo colocado - a Argentina, com um gasto de 228 vezes
em relação à renda média.
Os países com os menores
gastos, são Luxemburgo e Suíça, ambas com um gasto de 6 vezes a renda média.
Maiores
gastos das campanhas
Os maiores gastos com as
campanhas eleitorais estão relacionados à publicidade por materiais impressos,
que representam 20,9% do total das despesas.
A produção de programas (de
rádio, televisão ou vídeo), está em segundo lugar, com 8,8%.
Em terceiro lugar, com 8,6%
das despesas, está o custo com atividades de militância e mobilização de rua.
Fonte: IMPA, TSE,
CupomValido.com.br,
World Bank
Confira o infográfico
completo abaixo:
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