Cinco estratégias de marketing digital que fazem diferença no varejo
*Por Livia Menna Barreto Ribeiro
A constante transformação
da tecnologia vem “obrigando” empresas e profissionais a acompanhar essas
mudanças. Quem não fizer isso pode
perder muitas oportunidades. No varejo se adaptar às novas ferramentas do mundo digital também é extremamente necessário para
chegar até o cliente. Algumas estratégias (além de ter
somente um site e uma rede social) podem fazer total diferença no seu negócio. Claro que o que a
gente traz aqui não é nenhum segredo ou fórmula mágica, mas sim caminhos dentro do marketing digital que podem
ajudar no crescimento da sua
marca.
E-mail marketing
Uma estratégia básica
hoje adotada por muitas empresas no mercado
é o e-mail marketing. Isso porque
qualquer marca consegue investir em plataformas de Automação de Marketing Digital. Além de ser
uma mídia barata, o retorno tem sido muito bom. Por exemplo, a cada 1 dólar
investido em um e-mail, a volta desse
investimento é de 42 dólares de lucro. Atualmente no mercado existem muitos caminhos para
automatizá-lo, é possível dar alguns direcionamentos como segmentação de base (separar potenciais consumidores por
grupos e características em comum), identificar quem
abriu e clicou no e mail, rastreamento de ações de clientes,
enfim, são vários relatórios que permitem
conhecer os clientes para adotar a melhor estratégia de campanha.
Live commerce
O live commerce nada mais
é que a interação das marcas com os
clientes por meio das “lives” (entradas ao vivo nas redes sociais) para
promover os produtos. Essa estratégia, que já
é usada fora do país, vem sendo cada vez mais vista aqui no Brasil. Não só as grandes marcas, mas as
menores também estão vendendo muito por esse caminho. O live commerce é um
meio-termo, porque não é necessário se deslocar
até a loja física em um grande centro comercial, só que também não fica totalmente on-line, uma vez que você consegue ver o produto melhor. Para o
cliente, a sensação é de maior
proximidade com aquilo que ele
pretende comprar.
Marketing de influência
Dentro do marketing essa estratégia é uma das mais
básicas. A maioria das marcas, principalmente as mais conhecidas, contam com
influenciadores de diversos nichos
para divulgar o produto. A divulgação acontece de muitas
formas, seja pelas redes sociais, seja até mesmo a televisão aberta. Vale
lembrar que o investimento
varia porque influenciadores mundiais e nacionais cobram diferentes cachês, mas
é uma estratégia que sempre deu muito certo.
Trabalhe
com métricas
Tudo deve ser medido, porque através dos números é
possível saber qual estratégia seguir, quais medidas adotar para o crescimento
ou até para uma crise. Os dados permitem traçar um planejamento anual, um
planejamento semestral para os novos
caminhos de marketing digital.
Os números de taxa de conversão, custo de aquisição de clientes,
os próprios relatórios de plataformas de e-mail, de automação,
vão mostrar o perfil do cliente, entender o que ele
está procurando e o que realmente
ele precisa.
Conte com
profissionais especializados
Não adianta querer fazer uma estratégia legal e não ter pessoas
competentes para isso. Profissionais especializados são fundamentais para um
bom trabalho. De que vale ter uma plataforma de marketing digital e não ter pessoas que operem? Nada. Então conte com profissionais
criativos, com conhecimento no varejo, em marketing,
em ferramentas de SEO (otimização de mecanismos de busca),
blogs, palavras-chaves, ou seja, profissionais que possam
tocar toda essa parte de estratégia digital do negócio.
*Livia Menna Barreto
Ribeiro é Diretora de Marketing na Dinamize
Sobre
a Dinamize
A Dinamize oferece plataformas com foco em automação de marketing (Dinamize Automation) e email marketing (Dinamize Mail). Possui operações em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Joinville e Curitiba, além de unidades nos Estados Unidos, Canadá e Portugal. A empresa conta com mais de mil canais parceiros e reúne cerca de 22 mil marcas atendidas. Com suas plataformas, a Dinamize auxilia empresas que buscam gerar mais vendas e otimizar sua comunicação com o público, utilizando tecnologias de ponta que garantem performance e segurança nas informações. Disponibiliza recursos e análise de dados com o objetivo de qualificar a experiência de cada usuário, sem falar do atendimento de excelência via telefone, e-mail, chat e treinamentos online e presenciais. Para mais informações, visite o sitehttps://www.dinamize.com.br/.
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