Como fazer o negócio decolar? Maior franquia distribuidora de estética automotiva conta como se adaptar ao mercado
Com a dificuldade de encontrar um amplo mix de acessórios e maquinários
de estética automotiva, a Zaplus Car entrou para o franchising há pouco mais de
um ano para quebrar barreiras e deixar o produto mais acessível ao consumidor
É errando que se aprende. Mas será que o ditado
popular também vale para o mundo dos negócios? Especialistas afirmam que sim! É
normal alguns “tropeços” pelo caminho ao abrir o próprio negócio. O que não
vale nesse meio é persistir no erro.
Rafael Mol, diretor executivo da Zaplus Car –
distribuidora de produtos para estética automotiva – conta que o segredo para o
negócio decolar está no próprio preparo de quem irá administrar.
“Estar à frente de um negócio de vendas de produtos
tem como grande desafio fazer compras assertivas, ou seja, colocando na loja
produtos de giro para que não fique dinheiro parado em estoque. Por isso é
essencial o direcionamento por uma equipe especializada com know-how adquirido
com o decorrer dos anos, evitando assim deixar um capital parado”, avalia.
O empresário conta que o perfil de investidores à
frente de uma distribuidora de produtos para estética automotiva vem mudando.
Hoje homens e mulheres querem entrar no segmento. Mas não é o gênero que
importa e sim o grau de informação que fará a diferença. “Para quem trabalha
com vendas é essencial conhecer a fundo o que está vendendo. No caso dos nossos
franqueados, sempre orientamos a estarem em busca de instrução, seja para
formatação de cursos, bem como, entender para que serve cada tipo de produto
que está sendo comercializado. Isso faz uma grande diferença para o cliente”,
analisa.
Outra dica citada por Mol está em contar com uma
ferramenta adequada capaz de gerir o estoque para que não venda produtos que
não tenha na loja.
Habilidades para vender
Todo negócio requer preparo, tanto técnico como
comercial, e no segmento automotivo esse cenário não é diferente.
“É essencial que o empreendedor conheça muito bem o
seu produto e tenha a habilidade de vender. Para isso é muito importante que
esteja antenado em workshops, lançamentos, cursos e capacitações direcionadas
ao segmento, além de se capacitar cada vez mais com técnicas de vendas”, diz
Mol.
O empresário lista ainda algumas das dificuldades mais
comuns encontradas em todo tipo de negócio:
·
conquistar a clientela, exigindo
que o empreendedor esteja sempre em busca de novas estratégias;
·
domínio das mídias digitais, hoje
é essencial para atrair novos clientes;
·
falta de organização financeira,
dificultando assim muitas das vezes o crescimento do negócio ou acarretando na
mortalidade da empresa;
·
Abertura da empresa por
conveniência ou última experiência profissional, sem ser feito um estudo prévio
da viabilidade e rentabilidade do negócio. Por isso é muito importante que seja
feito um plano de negócio muito bem elaborado.
Quebrando barreiras
No mercado de franchising há 1 ano, a franquia Zaplus
Car soma vasta experiência no meio automotivo, já que a marca nasceu para
atender exclusivamente a maior rede de estética automotiva do Brasil, a
franquia Acquazero, sendo o único fornecedor homologado da rede. Com a chegada
da pandemia decidiu adentrar ao mercado de franchising, atendendo um público
ainda maior. Tal feito tem possibilitado um crescimento sólido e organizado.
Mol salienta que desenvolveu uma loja online e
disponibilizou os produtos nos marketplaces e de cara teve uma boa
receptividade do público. Daí surgiu a necessidade de diversificar e alcançar
novos voos. Os lava a jatos começaram a procurar diretamente a distribuidora.
Para isso, a Zaplus criou um catálogo maior, com novos itens, e passou de um
galpão de 40 metros quadrados para 800 metros quadrados, aberto ao público,
como um supermercado de estética automotiva.
Uma das dificuldades sentidas pelos consumidores em
algumas localidades do Brasil é a dificuldade de encontrar produtos de estética
automotiva, como acessórios e maquinários no mesmo espaço. Além do mais, o
preço do frete também pode ser caro.
“Viemos para quebrar barreiras e deixar o produto mais
acessível. Hoje estamos com lojas em processo de implantação nas cidades de
Mogi Guaçu/SP, Duque de Caxias/RJ, Itajaí/SC, Salvador/BA, Contagem/MG,
Recife/PE (2 unidades), Brasília, Vila Velha/ES, São Paulo/SP (3 unidades), São
Caetano do Sul/SP, Guarulhos/SP, Mirassol/SP, São Bernardo do Campo/SP, Ilha do
Governador/RJ, Taubaté/SP, e para aquelas cidades que ainda não possuímos lojas
direcionamos o pedido para a loja mais próxima, minimizando custos de fretes e
prazos de entrega, trabalhando com as principais empresas de logísticas do
Brasil”, finaliza o diretor executivo da Zaplus Car.
A Zaplus Car pertence ao grupo Encontre Sua Franquia,
uma das maiores holdings do Brasil, e está localizada em Belo Horizonte (MG),
mas fornece os produtos para todo o país.
Sobre a Zaplus Car
Com um amplo mix de produtos como enceramento, limpeza a seco, polimento, além de equipamentos e acessórios para os serviços de limpeza automotiva, a franquia Zaplus Car - distribuidora de produtos para estética automotiva - foi fundada em 2018 e expandiu para o franchising em meio a pandemia, em 2021, tendo em vista o crescimento do setor de limpeza. A franquia trabalha apenas com modelo loja física, com investimento inicial a partir de R$ 180 mil e prazo de retorno estimado em até 24 meses. www.zapluscar.com.br
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