Como varejista, o que significa expor pela primeira vez na maior feira de franquias do mundo?
*Por Evandro Madeira
São Paulo, 31 de maio de 2022.
Quando uma rede decide
crescer por franquias, ela precisa captar franqueados que tenham sinergia com
seus valores. E essa pode ser uma das coisas mais difíceis de serem
encontradas. Afinal, como saber se aquela pessoa tem, de fato, atitudes e
pensamentos que combinam exatamente com o que a franqueadora deseja para seu
futuro. E, mais do que isso, onde encontrar esse investidor?
Quando a rede na qual
eu atuo decidiu expor na maior feira de franquias do mundo, que será realizada
aqui em São Paulo, no fim de junho, eu não entrei em pânico, afinal, eu já
estive nesse evento várias outras vezes. Mas, a marca é estreante e sei que
haverá sobre ela diversos olhares, expectativas e até mesmo uma certa
ansiedade, afinal, será que captaremos franqueados para darmos continuidade ao
nosso projeto de expansão? Quantas dúvidas pairam no ar e nos causam medo,
diante desse grande investimento que estamos fazendo...
Voltando um passo
atrás, vou analisar nosso papel, o do franqueador. Mais do que dar suporte aos
franqueados, a franqueadora tem muitos outros papéis fundamentais. Um deles é
buscar por candidatos qualificados, que, de fato, tenham a ver com o negócio e
possam agregar qualidade – e não apenas quantidade – à marca. Por isso, é
importante definir bem quais serão os canais de captação desses profissionais
que integrarão a marca. E, quando falamos neste assunto, é impossível não citar
a ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do Brasil.
Atualmente, as
principais estratégias para buscar leads qualificados se concentram nas
plataformas digitais, com a utilização de inbound marketing, redes sociais,
sites, landing pages específicas, além do tradicional e-mail marketing. Claro
que todo esforço é válido para fazer uma boa triagem e trazer para o negócio
perfis aderentes e qualificados. Mas, não podemos esquecer que, além de negócio
e de parceria comercial, trata-se também de relacionamento. E, quando pensamos
em relacionamento, para que seja rico, sólido e duradouro, nada melhor que o
velho olho no olho, a conversa franca, aberta, gostosa, pessoal e,
principalmente, presencial.
Levando tudo isso em
consideração, nossa marca estreia na feira apostando na proximidade e
relacionamento com seus candidatos a franquia. Uma das formas que ainda hoje
mantém a força de negociação de uma marca franqueadora com seu público, são as
feiras de negócio.
Este formato de
relacionamento proporciona um contato direto entre marca e um possível
franqueado. Estabelece de cara o primeiro vínculo e, na maioria das vezes, é
neste primeiro contato que ambos, marca e candidato, sentem o brilho no olho, a
paixão, a vontade e afinidade entre si.
Temos um objetivo
claro, que é o de trazer o candidato à atmosfera do negócio, o ambiente, o
cheiro característico da marca no ponto de vendas e o jeito de ser da marca no
varejo.
Este é o primeiro passo
- e eu arriscaria dizer o mais importante – para este momento de iniciar uma
relação que possa ser determinante para que o negócio efetivamente aconteça
entre a marca e o interessado.
Entendemos que é mais
vital para a marca estreitar um relacionamento com seu parceiro, desde os
primeiros passos, desde este período embrionário do negócio, facilitando ainda
mais a avaliação de cada um, a percepção de cada um em relação à possível
parceria.
Por tudo isso, temos uma
perspectiva muito positiva nesta estratégia. Entendemos que o mercado volta a
se aquecer, que candidatos estão buscando novos negócios para empreender e as
marcas que estiverem prontas, próximas e abertas a um relacionamento inicial,
saem em vantagem na busca por estes parceiros.
Queremos experimentar
este primeiro contato presencial com nossos parceiros. Queremos sentir o que
acham da marca e do negócio, além de todas as informações que colherão sobre o
modelo de negócio que estão dispostos a fazer parte.
Com tudo isso, temos a
certeza de que a nossa estreia na feira vem ao encontro do que acreditamos e
queremos para a marca: pessoas apaixonadas pelo varejo, por moda e que
acreditam que somos uma excelente opção de negócios.
*Evandro Madeira é
Diretor de Marketing da Le Briju.
A Le Briju é varejista de bijuterias e acessórios, focada na curadoria de Moda, diferente de todas as propostas apresentadas atualmente no mercado. Tem oito lojas próprias e iniciou sua expansão por franquias em setembro de 2021.
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