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Como varejista, o que significa expor pela primeira vez na maior feira de franquias do mundo?


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Por Evandro Madeira

 

São Paulo, 31 de maio de 2022.

 

Quando uma rede decide crescer por franquias, ela precisa captar franqueados que tenham sinergia com seus valores. E essa pode ser uma das coisas mais difíceis de serem encontradas. Afinal, como saber se aquela pessoa tem, de fato, atitudes e pensamentos que combinam exatamente com o que a franqueadora deseja para seu futuro. E, mais do que isso, onde encontrar esse investidor?

Quando a rede na qual eu atuo decidiu expor na maior feira de franquias do mundo, que será realizada aqui em São Paulo, no fim de junho, eu não entrei em pânico, afinal, eu já estive nesse evento várias outras vezes. Mas, a marca é estreante e sei que haverá sobre ela diversos olhares, expectativas e até mesmo uma certa ansiedade, afinal, será que captaremos franqueados para darmos continuidade ao nosso projeto de expansão? Quantas dúvidas pairam no ar e nos causam medo, diante desse grande investimento que estamos fazendo...

Voltando um passo atrás, vou analisar nosso papel, o do franqueador. Mais do que dar suporte aos franqueados, a franqueadora tem muitos outros papéis fundamentais. Um deles é buscar por candidatos qualificados, que, de fato, tenham a ver com o negócio e possam agregar qualidade – e não apenas quantidade – à marca. Por isso, é importante definir bem quais serão os canais de captação desses profissionais que integrarão a marca. E, quando falamos neste assunto, é impossível não citar a ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do Brasil.

Atualmente, as principais estratégias para buscar leads qualificados se concentram nas plataformas digitais, com a utilização de inbound marketing, redes sociais, sites, landing pages específicas, além do tradicional e-mail marketing. Claro que todo esforço é válido para fazer uma boa triagem e trazer para o negócio perfis aderentes e qualificados. Mas, não podemos esquecer que, além de negócio e de parceria comercial, trata-se também de relacionamento. E, quando pensamos em relacionamento, para que seja rico, sólido e duradouro, nada melhor que o velho olho no olho, a conversa franca, aberta, gostosa, pessoal e, principalmente, presencial.

Levando tudo isso em consideração, nossa marca estreia na feira apostando na proximidade e relacionamento com seus candidatos a franquia. Uma das formas que ainda hoje mantém a força de negociação de uma marca franqueadora com seu público, são as feiras de negócio.

Este formato de relacionamento proporciona um contato direto entre marca e um possível franqueado. Estabelece de cara o primeiro vínculo e, na maioria das vezes, é neste primeiro contato que ambos, marca e candidato, sentem o brilho no olho, a paixão, a vontade e afinidade entre si.

Temos um objetivo claro, que é o de trazer o candidato à atmosfera do negócio, o ambiente, o cheiro característico da marca no ponto de vendas e o jeito de ser da marca no varejo.

Este é o primeiro passo - e eu arriscaria dizer o mais importante – para este momento de iniciar uma relação que possa ser determinante para que o negócio efetivamente aconteça entre a marca e o interessado.

Entendemos que é mais vital para a marca estreitar um relacionamento com seu parceiro, desde os primeiros passos, desde este período embrionário do negócio, facilitando ainda mais a avaliação de cada um, a percepção de cada um em relação à possível parceria.

Por tudo isso, temos uma perspectiva muito positiva nesta estratégia. Entendemos que o mercado volta a se aquecer, que candidatos estão buscando novos negócios para empreender e as marcas que estiverem prontas, próximas e abertas a um relacionamento inicial, saem em vantagem na busca por estes parceiros.

Queremos experimentar este primeiro contato presencial com nossos parceiros. Queremos sentir o que acham da marca e do negócio, além de todas as informações que colherão sobre o modelo de negócio que estão dispostos a fazer parte.

Com tudo isso, temos a certeza de que a nossa estreia na feira vem ao encontro do que acreditamos e queremos para a marca: pessoas apaixonadas pelo varejo, por moda e que acreditam que somos uma excelente opção de negócios.

 

*Evandro Madeira é Diretor de Marketing da Le Briju.

 

A Le Briju é varejista de bijuterias e acessórios, focada na curadoria de Moda, diferente de todas as propostas apresentadas atualmente no mercado. Tem oito lojas próprias e iniciou sua expansão por franquias em setembro de 2021.

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