Consumo no mercado de segunda mão se torna um hábito e segmento pode triplicar até 2025
"No ano de 2021 tivemos mais de 30 mil
trocas de produtos realizadas pela rede", afirma a empreendedora Giovanna
Domiciano
Embora os consumidores
tenham comprado menos roupas em geral durante a pandemia, muitos passaram a
economizar, adquirindo um hábito que planejam manter: comercialização de roupas
e acessórios infantis de segunda mão. Diante dessa realidade, o setor que se
destacou desde então continua gerando grande movimento na economia é o segmento
dos brechós.
Segundo a ThredUP, uma
das principais plataformas de revenda de roupas nos Estados Unidos, os valores
movimentados nesse segmento dobraram desde 2019 e a projeção é que tripliquem
até 2025. Além disso, 51% dos consumidores são mais contrários ao lixo
ecológico e 60% são mais contrários ao desperdício de dinheiro do que eram
antes da pandemia, fazendo com que esses consumidores busquem mais os brechós.
O movimento por uma
moda mais sustentável segue em constante crescimento e os brechós físicos
passaram a investir nas redes sociais para suprir a necessidade dos clientes
enquanto as lojas estavam fechadas. A Arena Baby, rede de brechó e outlet
infantil, notou um espaço a ser ocupado e investiu.
Hoje, nota-se um
crescimento constante pela busca de produtos de segunda mão. “Cerca de 70% das
unidades já estão faturando igual — ou acima do normal — se comparado ao
período pré-Covid. Uma das grandes vantagens do nosso modelo de negócio é a
regularidade de resultados durante o ano inteiro. Para esse primeiro semestre
teremos 03 grandes inaugurações: em Vila Ré em São Paulo, Águas Claras no
Distrito Federal e em Serra no Espírito Santo”, pontua Giovanna, que em 2015, com seu irmão
Flávio Thenório, decidiram investir no negócio.
Com 13 lojas em
funcionamento e 8 em fase de implantação, a rede se prepara para a inauguração
na Vila Ré, na Zona Leste de São Paulo. E com isso, se inicia a fase de
captação de peças. “A nova unidade da Arena Baby estará localizada na Rua
Intiguçu, 417 — Vila Ré, em São Paulo. A fase de captação é muito
importante para o início do trabalho. Nossos franqueados passam por um
treinamento para aprender todos os processos manuais e técnicos sobre cada
função da loja, inclusive sobre a avaliação dos produtos”.
Segundo pesquisa do
GlobalData Market Sizing and Growth Estimates, nos próximos 10 anos o mercado
de segunda mão tende a crescer mais do que qualquer outro setor — incluindo a
Arena Baby, já que é atrativa tanto para investidores quanto para o consumidor
final, pois a maioria dos produtos à venda são 80% mais baratos que nas lojas
convencionais.
A marca recentemente
fez um alto investimento em tecnologia, agora além dos franqueados poderem vender
através do WhatsApp e de outras redes sociais como o Facebook e Instagram, a
Arena Baby está com um aplicativo em desenvolvimento: “com o aplicativo Clube Arena Baby será
possível atingir mamães de qualquer lugar do Brasil e isso trará uma força maior
para a marca”.
Raio-x de Investimento:
Investimento inicial: a partir de R$ 260 mil
Lucro Médio Mensal: de 25%
Faturamento médio
mensal (estimado): R$ 50 mil a 90 mil
Prazo retorno do
investimento:
24 meses
Mais informações: https://www.arenababy.com.br/
Sobre a Arena Baby
Pioneira no consumo consciente de roupas de bebês e crianças, a rede Arena Baby, criada em 2015, entrou para o franchising no final de 2016. A loja de Brechó e Outlet infantil traz um conceito onde o cliente leve os produtos que o seu filho já não usa mais e venda por dinheiro ou por crédito na loja, para a compra de outros produtos que necessitar no momento. Além de encontrar produtos Quase Novos e Nunca Usados, 80% mais baratos do que os mesmos produtos em lojas convencionais.
Nenhum comentário