De Volta Redonda para o Metaverso: conheça a história do empresário e professor Fernando Moulin
Com mais de 20 anos de experiência na área, o executivo
construiu uma sólida carreira corporativa, e atualmente concilia a atuação prática como consultor de grandes empresas
com a vivência em sala de aula como professor de instituições de renome
Fernando Moulin é natural de Volta Redonda (RJ). É um profissional de transformação digital,
marketing e inovação com foco na geração de negócios,
com passagem em funções de liderança executiva
por diversas empresas de alto
nível, em diferentes setores. Com mais de 20 anos de experiência, atualmente é Partner da Sponsorb e lidera projetos ligados à transformação digital e ao CXM (Customer Experience
Management). Leciona na ESPM-SP, no
INSPER e na Live University, é
investidor-anjo e cofundador da Malbec Angels, além de mentor de startups,
colunista de diversos veículos de comunicação,
palestrante TEDx e jurado de premiações de marketing e negócios.
Formação
Iniciou a sua formação acadêmica se graduando em Engenharia
Química pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Depois de formado, fez um MBA Executivo Internacional na FIA-USP, eleito o melhor
MBA do Brasil e classificado entre os 100
melhores do mundo. Enveredou mais profundamente ao longo de sua
carreira pelos campos da transformação digital,
marketing e negócios, tendo
cursado especializações nestas áreas em
renomadas escolas pelo mundo, como
Kellogg/NorthWestern (EUA), Cambridge (Reino
Unido), INSEAD (França, Singapura), Lingnan
University (China), Vanderbilt (EUA) e Fundação Getúlio
Vargas (FGV) em São Paulo.
Trajetória profissional
Fernando Moulin é especialista em alguns
temas no mundo dos nos negócios,
marcadamente inovação, transformação digital (metodologia ágil, cultura digital,
indústria 4.o, etc.), experiência do consumidor, jornada do cliente, internet das coisas, 5G, gestão de canais
digitais, e-commerce, omnicanalidade e marketplaces.
Após alguns estágios
durante a faculdade, ingressou no
programa de trainees do Citibank, em
1999. Já nessa época, iniciou suas atividades
profissionais em marketing, atuando na área de canais
digitais do banco e participando de projetos
pioneiros como o Citimail Banking,
primeiro extrato personalizado de conta corrente criptografado enviado aos
clientes no mundo.
Posteriormente, teve uma passagem como gerente de marketing direto para a América Latina da LatinStocks.com, pioneira fintech dos anos
2000 com atuação nos EUA,
no México, na Argentina e no Brasil, que hoje já não desempenha atividades comerciais. De lá, participou ativamente da construção do setor de telecomunicações brasileiro, atuando em funções
gerenciais na BCP (atualmente, Claro)
liderando programas estratégicos nas
áreas de CRM, Segmentação e Gestão de Clientes.
Em 2003, assumiu a função de gerente de marketing na GE Money, implementando
projetos vinculados às diferentes disciplinas do marketing e lançando alguns novos produtos e serviços voltados aos
consumidores emergentes, além do lançamento e posicionamento dessa marca no Brasil. Foi o responsável pelo reposicionamento do Programa Mais de Fidelidade no Grupo Pão de Açúcar e liderou
toda a área de Marketing Digital e CRM para a Nokia na América
Latina por alguns anos.
Também teve passagens pela área de Gestão de Relacionamento
com Clientes na Nokia, antes de iniciar na Cyrela Brazil Realty em 2010 – empresa
na qual por três anos teve a oportunidade de liderar todas as atividades e programas de marketing
digital para as marcas Cyrela (premium) e Living Construtora (econômica), atuando em mais de 200
projetos em 16 estados brasileiros.
Sua última passagem como executivo
profissional foi como diretor na Vivo (empresa do Grupo Telefónica), onde por seis anos e meio teve responsabilidade direta na
liderança e implementação de um dos maiores programas de transformação digital do Brasil, gerenciando mais de 100 canais digitais e lançando
iniciativas como o Vivo Digital
Labs (uma das referências corporativas de implementação da cultura ágil e inovação no
Brasil) e o aplicativo
Meu Vivo.
Em 2020, em linha com todas as
transformações pelas quais passa o mercado de trabalho
rumo à maior especialização e prestação de serviços customizados, resolveu deixar de ocupar posições
corporativas para embarcar em
uma jornada de empreendedorismo e transformação em escala de um
maior número de profissionais, empresas e setores.
Nesse processo, tornou-se business partner da Sponsorb, consultoria
boutique de business
performance. Adicionalmente, assumiu como professor de disciplinas ligadas ao marketing digital e à inovação em instituições de ensino
superior como a ESPM, o INSPER e a Live
University.
Atuação acadêmica
Fernando é professor do Master em
Gestão da Experiência do Consumidor e de Varejo
4.0, Inovação e Omnicanalidade
na ESPM, professor de Transformação Digital e Inovação no INSPER, bem como professor e conselheiro deliberativo do IBRAMERC
da Live University, em disciplinas
ligadas aos campos de Internet das Coisas e 5G, Transformação Digital,
Gestão Agile e Design
Thinking e para alunos do MBA de e-Commerce.
Indo além
O executivo e professor também é cofundador da Malbec Angels, grupo de investidores-anjo com algumas
investidas no Brasil, atua como mentor de startups e executivos(as), além de ser advisor estratégico para empresas e organizações do terceiro setor. É palestrante em eventos
públicos e privados,
incluindo o TEDx e também jurado de premiações
importantes do mercado, como o Prêmio ABEMD e o Prêmio
Best Performance. É também colunista da Revista Consumidor Moderno, da
Propaganda & Marketing e publica artigos seus recorrentemente em veículos como a Meio
& Mensagem, O Estado de São Paulo e vários outros veículos de renome.
Sobre Fernando Moulin
Natural de Volta Redonda (RJ), Fernando Moulin é um dos principais especialistas brasileiros em transformação digital, inovação e gestão da experiência do cliente, além de ser um dos pioneiros do Marketing Digital/CRM no país. Graduado em Engenharia Química pela Unicamp, possui MBA Executivo Internacional pela FIA-USP e realizou cursos de marketing e negócios em diversas instituições internacionais, como Kellogg/NorthWestern (Estados Unidos), INSEAD (França), Cambridge (Reino Unido) e Lingnan University (China). Possui mais de 20 anos de experiência como executivo em grandes organizações, como Telefônica/Vivo, Cyrela, Nokia, Pão de Açúcar, Claro, Citibank, entre outros. Co-fundador da Malbec Angels, mentor de startups e advisor estratégico, também é palestrante profissional e professor de disciplinas ligadas a suas áreas de expertise em instituições como a ESPM, o INSPER e a Live University, além de ser colunista de diversos veículos importantes de mídia e jurado de diversas premiações de mercado. Atualmente, é Partner da Sponsorb, consultoria boutique de business performance. Mais informações, acesse: www.linkedin.com/in/fernandomoulin/ ou veja a palestra no TEDxSP: https://www.youtube.com/watch?v=6tUJuZopcsA
Nenhum comentário