Em novo podcast, CEO da Petlove abre o jogo sobre como implementou a cultura de inovação na empresa
Com estreia nesta quarta (04/04), 19h, podcast “HandmadeConversa.com” convida CEOs, presidentes e C-Levels de de grandes players do mercado para discutir a cultura de inovação
O primeiro
episódio do podcast “HandmadeConversa.com” conta com a participação de Talita
Lacerda, CEO da Petlove. Em um bate-papo conduzido por Luis Felipe Fernandes,
ou Jimmy, CEO da consultoria de inovação Handmade, a executiva comenta a
respeito de como a inovação é trabalhada dentro da empresa.
Para Talita,
inovação não deve ser responsabilidade de uma área, mas sim estar no DNA da
companhia e pulverizada em todos os setores. “Trabalhamos com esse valor
aplicado em 80% da empresa. Isso porque instigamos nossos colaboradores a nunca
se contentar com a realidade, mas questioná-la e fazer melhor do que se faz
hoje, sempre buscando formas para surpreender o tutor de animal”, aponta.
Autonomia para
inovar - e errar
Uma maneira de
atingir esse objetivo é dar autonomia e segurança para os colaboradores. Na
Petlove, sempre que há uma dor que precisa de solução inédita, uma pessoa é
escolhida para liderar equipe e recursos dedicados ao problema. Esse time tem
liberdade para testar com clientes reais, validar o que deu certo (e descobrir
o que deu errado), e enfim recomeçar..
“Errar é importante
no processo de inovação. Encorajamos isso, pois, caso contrário, as pessoas não
têm coragem de testar algo diferente. Elas vão continuar fazendo as mesmas
coisas, como sempre fizemos”, destaca a CEO da Petlove.
Talita explica
que foi essa mentalidade que fez a empresa alcançar o seu modelo de negócio
mais lucrativo: a assinatura. “Não deu tudo certo de cara, longe disso”,
lembra, “mas foi a insistência, a tentativa e erro que nos ajudou a acertar a
rota do desenvolvimento da assinatura Petlove. Hoje colhemos os frutos, com
esse modelo representando 80% do faturamento da companhia”.
Engajamento e
satisfação como métrica de sucesso
Com base nesse e
em outros ensinamentos, Talita acredita que a chave para acertar na inovação é
ir além das métricas financeiras, observando o engajamento e a satisfação do
cliente. “Na Petlove, o consumidor é o pet. Todas as decisões da companhia são
pensadas para fazer sentido para os animais. Tanto é que nosso Customer
Experience (CX) se chama Pet Experience (PX)”, diz.
Podcast estreia
hoje no Youtube
Para ouvir a
entrevista completa, basta acessar o link da estreia do podcast “HandmadeConversa.com”,
hoje, às 19h, no YouTube: https://bit.ly/382csfK.
A partir de
05/05, o podcast estará disponível também pelo Spotify.
Próximos
episódios
O segundo
episódio será publicado em Junho, com o Presidente da Adobe na América Latina,
Federico Grosso, também no YouTube e no Spotify.
Sobre a Handmade
A Handmade é
fruto do empreendedorismo de três profissionais. Luis Felipe Fernandes é
especialista em inovação em produtos e negócios e foi eleito por quatro vezes
como “Melhor Profissional de Design do Mercado Digital”. Fernando Rocha, por
sua vez, atuou como designer, atendimento e vendas dentro de empresas como
F.Biz, Critical Mass, Ogilvy e Agência Click. Para completar, Gustavo Burnier
tem bagagem internacional de 22 anos, com passagens por companhias como eBay e Decolar.com,
além de ter sido sócio da AlmapBBDO.
Atualmente, os sócios gerenciam um time com mais de 50 talentos. A empresa está baseada em São Paulo (SP). Mais informações em http://handmade.design.
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