Hábitos de consumo atuais mostra a necessidade de conteúdo rápido e visual
RoadShow promovido pela Full Sail University
esteve presente em capitais do Brasil e contou com a participação de um
especialista em audiovisual. Evento mostrou a importância de todo o mercado
global de entretenimento e vídeo e seu reflexo nas carreiras criativas. Afinal,
vídeos dos mais diferentes tipos têm sido o material mais consumido pelos
brasileiros.
Brasil. maio de 2022: O mercado audiovisual foi um dos
segmentos que mais cresceu desde o início da pandemia, segundo 22ª Pesquisa
Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025 da PwC, o mercado de E&M no
Brasil deve crescer 4,7% até 2025 e 5% ao ano. O levantamento analisou 14
segmentos do setor em 53 países, entre eles Consumo de Dados, Publicidade
Digital e na TV, Vídeo OTT, Cinema, Acesso à Internet e Games.
Esses dados fizeram a Universidade
Americana promover um evento chamado International RoadShow focado nesse
assunto que ficou tão em alta durante e pós pandemia, com um graduado
especialista nesse tema, abordando sua experiência na área e toda a visão de
mercado que reflete diretamente nas carreiras criativas.
O convidado deste mês foi o Igor Grandi
Serra Tancredi, videomaker, iluminador, operador de áudio e editor. Formado
pela Full Sail University em 2016, trabalhou em diversas áreas da produção
audiovisual. De shows pirotécnicos e televisão até documentários e lives
corporativas. Fez parte da equipe do Caldeirão do Huck por 3 anos e agora
trabalha como freelancer para a produção de vidas de marcas como Michelin,
Citrosuco entre outros eventos. “O meu trabalho como freelancer de audiovisual
é estar sempre de olho em novas oportunidades de trabalho diariamente. Me
mantendo atualizado com as novas tendências e sempre crescendo como
profissional para poder suprir as necessidades do mercado. Oportunidades estão
surgindo o tempo todo e a demanda por profissionais de audiovisual nunca foi
tão grande. Então, o maior desafio é conseguir conciliar cada trabalho um com o
outro. Fazer um malabarismo de datas e horários para realizar todas as suas
entregas.” Explica Igor.
Segundo o especialista, o mercado de
áudio e vídeo se transformou após a pandemia da Covid-19. "Acredito que
com a pandemia tivemos lições transformadoras para esse mercado. Nós todos
sentimos na pele a nossa gigantesca necessidade humana por conteúdo
audiovisual. Para nos informar, para nos entreter, para ajudar a nossa saúde
tanto mental quanto física. Também aprendemos a utilizar o audiovisual para
quebrar todas as barreiras físicas que ainda existiam e aprendemos a valorizar
ainda mais as experiências audiovisuais que temos presencialmente. Então essa
área só tende a crescer cada vez mais para suprir toda a demanda que foi criada
durante esse tempo e para suprir a novas demandas que surgirão após o seu
término”. Continua.
Carol Olival é Community Outreach
Director da Full Sail University e explica a importância de eventos como esse
serem realizados no Brasil. “Nós da Full Sail University estamos sempre
reforçando a importância de saber contar histórias através de vídeos. Assim
como nas redes sociais, os nossos hábitos de consumo hoje em dia estão muito
mais relacionados com conteúdos em vídeo do que conteúdos em texto. Cada dia
que passa estamos lendo menos e assistindo mais vídeos. Então é importante
saber que se alguém tiver uma ideia e quiser que a sua ideia seja conhecida,
saber contá-la através de um vídeo será fundamental.” Finaliza.
Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia e Salvador foram as cidades que participaram do evento.
Nenhum comentário