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Marketing Digital: por que utilizar esta prática?


 

Marketing digital são estratégias realizadas por empresas e profissionais, por meio de canais totalmente digitais, tendo como objetivo estreitar o relacionamento com o público e desenvolver a identidade da marca.

Embora seu conceito pareça muito simples de compreender, na verdade é bem subjetivo, mas todas as organizações precisam compreender a abrangência desse assunto, afinal, dependem do marketing para sobreviver.

Quem monta um negócio precisa divulgá-lo, caso contrário, terá muitas chances de perdê-lo. Contudo, quando se fala em marketing para pequenos negócios, logo nos lembramos de distribuição de panfletos e outras práticas.

De fato, elas são importantes, mas não estão dentro da internet. Uma das principais vantagens do marketing digital é que ele é acessível a qualquer tipo e tamanho de empresa, portanto, o empreendedor não tem desculpas para investir nele.

As pessoas estão cada vez mais conectadas, tanto é que as compras digitais estão ganhando cada vez mais espaço. Se o seu cliente pesquisa produtos e serviços e compra as soluções na web, por que o negócio deveria estar fora desses canais?

Pensando nisso, vamos explicar o conceito de marketing digital, por que investir nele e quais são as principais ferramentas para usar ao investir em suas estratégias.

Entenda o que é marketing digital

Marketing digital são técnicas que promovem marcas, produtos e serviços nos canais digitais, e, atualmente, é o principal recurso para que a empresa se comunique com seu público, de maneira direta e personalizada.

A internet e a tecnologia mudaram totalmente o comportamento das pessoas, na verdade, elas mudaram a sociedade. Portanto, é praticamente impossível falar de marketing sem pensar nos canais digitais.

Os consumidores estão conectados e quando querem saber alguma informação sobre criolipólise para emagrecer ou qualquer outro produto fazem uma pesquisa no Google, e é a partir disso que as coisas começam a acontecer.

O marketing digital acompanhou e acompanha todas as mudanças, reunindo todos os esforços de marketing que a corporação realiza nos canais digitais, como:

  • Site;

  • Blog;

  • Buscadores;

  • Redes sociais;

  • E-mail.

O objetivo é levar a solução ao conhecimento do público e atender suas demandas, desejos, necessidades e problemas.

O marketing digital está acessível para qualquer tipo de empresa, podendo ser uma fábrica, um escritório, uma universidade e até igrejas. Todas as práticas são trabalhadas de acordo com fatores culturais, psicológicos, jurídicos e geográficos.

Justamente por ser acessível a todos, cada empresa investe o que pode e utiliza os meios que tem para encontrar oportunidades e se relacionar com os clientes, desde que tudo seja devidamente planejado e direcionado.

Também é muito fácil calcular o retorno sobre os investimentos com as estratégias de marketing digital, ao contrário do que acontecia antigamente. No entanto, existe uma série de outros benefícios por trás de tudo isso.

Por que investir em marketing digital?

Um restaurante com buffet para casamento completo tem muitas razões para investir em marketing digital, dentre elas:

Altamente segmentável

As estratégias de marketing funcionam a partir da segmentação dos potenciais clientes e clientes, de modo a criar campanhas e ações compatíveis com os interesses deles.

Com isso, a organização vai se relacionar apenas com o público que realmente está interessado no que ela tem a dizer, e é justamente por essa razão que as práticas de marketing digital são menos intrusivas e certeiras.

Os clientes em potencial de uma empresa se encontram em diferentes momentos dentro da jornada de compras, e é papel da corporação conversar com ele conforme seu momento atual.

Por exemplo, se a pessoa acabou de descobrir que tem uma necessidade, a marca vai conversar com ela sobre possíveis soluções, mas quem já está perto de comprar, pode querer fazer um teste.

Melhora a audiência

Produzir conteúdos relevantes ajuda a construir uma base de contatos sólida, proveniente de pessoas que assinaram a newsletter no blog, que seguem os perfis da marca nas redes sociais, e assim por diante.

Ao longo do tempo, uma clínica de estética mais próxima transforma esses contatos em ativos de marketing, que futuramente serão convertidos em clientes. Ao longo deste processo, aumenta seu público e se torna mais conhecida.

Fácil de mensurar

Os resultados de marketing digital são mais assertivos porque as estratégias são fáceis de mensurar, o que ajuda a empresa a identificar o que funciona e o que não funciona, melhorando ainda mais os retornos e resultados.

Uma das métricas que podem ser calculadas é o retorno sobre o investimento (ROI) e o custo de aquisição de clientes (CAC), e ambas podem ser usadas para auxiliar as tomadas de decisão.

As métricas fornecem informações importantes em relação a um negócio e o monitoramento desses dados fortalece o desempenho do marketing.

Consequentemente, um fabricante de tinta para pintura epóxi para banheiro consegue gerar mais vendas e aumentar a satisfação de seus clientes.

Atraem o público

O marketing digital reúne uma série de estratégias orgânicas que atraem o público gratuitamente, a exemplo do SEO (Search Engine Optimization), estratégias que otimizam as páginas para que apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Também existem as ações pagas, como no caso dos anúncios nas redes sociais e no próprio Google, e todos eles atraem o público e aumentam as chances de vendas.

Excelente custo-benefício

Nunca houve tanta estratégia de marketing valiosa para os pequenos negócios, desde que a internet ganhou força. A combinação de todos os benefícios anteriores tornou o marketing digital eficiente e barato.

A marca só precisa aplicar os recursos certos, planejá-los, usar boas ferramentas e investir em ideias inteligentes para obter muito mais retorno do que se gastasse rios de dinheiro com as mídias tradicionais.

Por falar em ferramenta, existem diferentes tipos que um fabricante de caixa maleta papelão com alça pode investir para trabalhar suas estratégias de marketing digital.

Melhores ferramentas de marketing digital

As estratégias de marketing digital melhoram ainda mais quando a companhia utiliza boas ferramentas, e dentre as melhores opções estão:

1 - Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita e a mais utilizada pelos profissionais de marketing, tendo em vista que sua função é monitorar o tráfego do site, aplicativo ou plataforma e-commerce.

A organização consegue acessar relatórios e customizar os dashboards, considerando suas necessidades. Também pode conferir informações relacionadas à experiência do usuário e sobre a audiência, como idade, interesses e segmento de mercado.

2 - Google Search Console

Essa plataforma serve para monitorar e preservar a presença do site entre os primeiros resultados de pesquisa do Google.

Conta com um dashboard completo com todas as informações que podem impactar diretamente no desempenho das páginas, ajudando a manter um bom ranqueamento.

3 - RD Station

Ao contratar essa ferramenta brasileira, um pet shop especializado em banho e tosa pequeno terá acesso a uma plataforma completa, com todas as funcionalidades necessárias para automatizar as estratégias de marketing.

A companhia consegue atrair visitantes para seu site, transformá-los em oportunidades de negócios, melhorar seu relacionamento com eles, fechar vendas e analisar o retorno sobre os investimentos de seus canais.

Também possui uma funcionalidade dedicada à inteligência dos negócios, possibilitando entender canais e campanhas que trazem retorno e seu desempenho geral.

4 - Keyword.io

Este recurso é excelente para descobrir palavras e termos que o público de uma empresa de construção de piscina elevada utiliza para pesquisar no Google, YouTube e outras plataformas de busca.

O usuário pode adicionar palavras negativas, de modo a filtrar termos que não agregam valor para a análise. Outro recurso que vale muito o investimento é uma lista de perguntas para identificar questões frequentes em relação a um tópico.

Essa funcionalidade ajuda a criar conteúdos de valor e que realmente respondam às principais dúvidas e necessidades da audiência da marca. Em outras palavras, ela passa a falar sobre aquilo que as pessoas querem saber.

5 - Trello

Por fim, o Trello é uma ferramenta que ajuda a fazer o planejamento e a gestão de todas as estratégias vigentes, ajudando a organizar os projetos em quadros que organizam melhor o trabalho.

Com ele, uma empresa de caminhão para mudança tem acesso a recursos que também ajudam a avaliar o desempenho da equipe.

A plataforma envia notificações via e-mail e permite a criação de times, delegação de tarefas, compartilhamento de arquivos e infiltrar os quadros criados por palavras, tags, status, dentre outras possibilidades.

Considerações finais

Investir em marketing digital é possibilitar que o seu negócio esteja onde os clientes também estão, e um negócio que não está na web pode ser simplesmente esquecido e perder boas oportunidades de vendas.

Ele é constituído por ações inteligentes e direcionadas, que mesmo sendo financeiramente mais acessíveis, trazem resultados surpreendentes e fazem parte do planejamento de todo tipo de empresa.

Para garantir ainda mais o sucesso das ações, o negócio deve contar com ferramentas compatíveis com suas necessidades e objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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