O papel da tecnologia para aprimorar a experiência de compra
Por Samir Mazzer Chuffi
É evidente que oferecer uma jornada de
compra completa aos clientes que buscam realizar investimentos em novos
softwares e tecnologia, tornou-se indispensável para o sucesso das empresas,
uma vez que, ao avançar por todas as etapas, a companhia garante que terá
recebido desde uma avaliação e diagnóstico preciso, até a oferta dos melhores e
mais modernos serviços e soluções para a otimização de seu ambiente
tecnológico.
Neste contexto, o principal objetivo da
jornada de compra, seja em um projeto de computação em nuvem ou outra
aplicação, é fornecer ao cliente todos os recursos necessários para a
otimização de sua estrutura, garantindo apoio durante todo o processo e a sua
satisfação de ponta a ponta.
Etapas essenciais para a jornada de compra
do cliente no processo de migração para a nuvem
Com as constantes transformações ocorridas
nos últimos anos, a computação em nuvem tornou-se um conceito muito difundido.
A tendência é reforçada no relatório The Global Risks Report, do Fórum Econômico
Mundial, que apontou que os gastos com cloud deverão atingir US$
623 bilhões até 2025, mesmo ano em que é esperado um total de 85% das
companhias operando dentro da nuvem, globalmente, de acordo com o Gartner.
Levando em conta este cenário promissor, a computação em nuvem
tem possibilitado às companhias consumir recursos e armazenamento
compartilhados ao invés de construí-los e mantê-los dedicados, operando e
otimizando a infraestrutura de maneira independente, garantindo flexibilidade,
segurança e economia.
Desta forma, no processo de migração para a
nuvem, existem etapas importantes para que a jornada de compra do cliente seja
totalmente eficaz. Um passo primordial para o sucesso de qualquer projeto nesse
sentido, é contar com um parceiro especializado, que auxiliará em todas as
fases e especificidades.
O próximo passo, é a realização de um
assessment, ou processo de descoberta, no qual uma avaliação do ambiente
tecnológico em questão e uma consultoria personalizada envolvendo tanto o time
técnico como também o time de negócios para descobrir o que se deseja de TI no
curto, médio e longo prazo são colocadas em prática. Na sequência, é proposto
ao cliente um planejamento com opções de caminhos a serem seguidos com base no
diagnóstico inicial para por fim, seguir com a implementação e o suporte
contínuo do novo ambiente.
Modernização de aplicações e gestão de
softwares
Existem outras tecnologias importantes como
por exemplo a modernização
das aplicações, que estabelece a base de uma estratégia de TI
mais assertiva e possibilita uma melhor jornada de compra durante o processo de
migração para a nuvem. Essa modernização permite que aplicações legadas sejam
transformadas para serem utilizadas na nuvem com maior eficiência, ágeis,
integradas e uma considerável redução dos custos operacionais, abrindo caminho
para uma jornada muito saudável.
Nesse sentido, é essencial que a empresa
também realize uma gestão de software para
identificar se os contratos de licenciamentos estão realmente sendo utilizados
pela organização da forma correta, a fim de tornar assuntos burocráticos como a
renovação de licenças, otimizações e compliance um assunto sempre
controlado.
Além disso, a cibersegurança deve ser priorizada
durante as etapas desta jornada, uma vez que ataques cibernéticos podem
acarretar em vazamento de informações, indisponibilidade de aplicações, danos
financeiros, e até mesmo, perda de reputação e confiabilidade da marca. Por
isso, faz-se essencial realizar uma avaliação de vulnerabilidade no ambiente
tecnológico e confirmar se os principais requisitos de segurança digital estão
sendo cumpridos.
Importância do pós-venda para garantir a
experiência do cliente
A última fase da jornada de compra do cliente
visa prepará-lo cada vez mais para o futuro. Ou seja, o mercado tecnológico
evolui a cada dia e exige das empresas um acompanhamento contínuo, pois caso
contrário, o êxito não acontece.
Desta forma, com todas as fases do processo
finalizadas, o desenvolvimento da cultura, maiores interações entre as áreas e
todas as vantagens da nuvem já começam a ser observadas e os benefícios
notados, as empresas avançam mais rápido e aceleram seu investimento em seu
processo de modernização contínua.
Por isso, as empresas precisam estar
preparadas para prosseguir na batalha das modernizações tecnológicas. E, uma
jornada de compra do cliente completa tendo a tecnologia como aliada, será
sempre indispensável para alavancar os negócios.
Samir Mazzer Chuffi é Líder de Soluções de Vendas de Serviços em Cloud da SoftwareONE, provedora global e líder em soluções de ponta-a-ponta para softwares e tecnologia de nuvem.
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