Pioneira na América Latina, BeGreen completa 5 anos de produção sustentável de alimentos
Hoje a rede de fazendas urbanas está
presente em sete cidades do país e produz mais de 22 toneladas de hortaliças
por mês
Em 2017 era inaugurada a BeGreen (www.begreen.farm), a primeira fazenda urbana da América Latina.
A história que começou em Belo Horizonte (MG) ganhou o Brasil e completa 5 anos
este mês. Atualmente são sete unidades, cerca de 75 colaboradores, 10,2 mil m²
de área construída, capacidade de produção de mais de 22 toneladas por mês e
produtividade média de 3,35 quilos por metro quadrado. Soma mais de R$ 16
milhões em investimentos, trajetória consolidada e muitos planos pela frente.
Antes de sua
inauguração, o fundador e CEO Giuliano Bittencourt passou dois anos
fazendo testes de produção e logística em Betim (MG), vivenciando erros e
acertos para chegar ao modelo ideal. A experiência foi bem sucedida, a startup
cresceu e hoje conta com unidades nas cidades de BH (MG), Rio
de Janeiro (RJ), Campinas, Osasco e São
Bernardo do Campo (SP), Goiânia (GO) e Salvador (BA),
colecionando prêmios de sustentabilidade e dando a Giuliano Bittencourt
o título de Forbes Under 30 na categoria Tecnologia e Inovação.
A BeGreen
revolucionou o setor ao criar fazendas em lugares onde ninguém imaginava, como
shoppings centers, com uma parceria estratégica com a Aliansce Sonae, maior
rede de shoppings do Brasil. E as parcerias não pararam por aí. Outros grandes
nomes se juntaram à marca, como é o caso da Mercedes-Benz, com quem
criou a primeira fazenda urbana do mundo a funcionar dentro de uma fábrica de
veículos; e o iFood, com uma plantação em sua sede, que contribui para a
alimentação de 3 mil famílias cadastradas no Banco de Alimentos de Osasco.
Dessa forma, a startup vai ajudando a cuidar do planeta, por meio
de um sistema de produção e distribuição mais sustentável, e da saúde das
pessoas, com a entrega de produtos mais saudáveis e saborosos todos os dias.
Segundo Giuliano
Bittencourt, o crescimento se deve, em grande medida, à mudança gradativa de
comportamento da sociedade e ao apelo por sustentabilidade. “Em vinte anos,
a sustentabilidade deixou o aspecto de ‘ONG’, de assunto periférico, para se
tornar um tema central dentro e fora dos governos. Conseguimos mostrar que negócios
sustentáveis geram riqueza, e assim trouxemos o assunto para o centro das
discussões. A pandemia também acelerou a conscientização: hoje as pessoas têm a
percepção de que assim como um vírus surgido lá na China pode se espalhar por
todo o mundo, o aumento de lixo ou da emissão de CO2 em um único
país também pode causar um impacto global”, analisa o CEO da BeGreen.
No
decorrer desses anos, a startup doou a bancos de alimentos e comunidades
mais de 100 toneladas de hortaliças para complementar a alimentação das
pessoas. E sua contribuição para a sociedade vai mais além. O impacto da
BeGreen na vida das pessoas também envolve a experiência de visitar uma fazenda
urbana e conhecer o processo produtivo. Através de ações educativas e visitas
guiadas, crianças e adultos podem conhecer a estufa e participar de
diversas atividades, proporcionando uma reconexão com os alimentos e
a comunidade, e incentivando a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.
“Me tocou muito o primeiro feedback que recebi das visitas escolares à
fazenda. Durante o passeio, sempre convidamos as crianças a participar de uma
colheita e cada uma leva um pequeno buquê de folhas na saída para casa. Um pai
contou à nossa equipe que o filho chegou em casa apenas com as raízes do buquê
porque ele tinha comido a alface toda no caminho da volta e isso mudou sua
alimentação diária”, conta o CEO
A tecnologia
é uma grande aliada da BeGreen.
É ela que permite uma produção sustentável e 28 vezes maior
do que o cultivo convencional, tornando possível o funcionamento de fazendas
com alta produtividade em espaços pequenos e improváveis, como dentro de
shoppings, por exemplo. Com sementes selecionadas, as plantas são cultivadas
por hidroponia — as raízes se desenvolvem na água, em soluções que recebem os
nutrientes naturais necessários para que cresçam saudáveis. Os volumes de água
e nutrientes injetados nos canais da plantação são controlados de forma
automatizada, assim como o sistema de climatização da estufa, garantindo
qualidade do ar, exposição à luz e temperatura ideais para as mudas,
minimizando qualquer tipo de contaminação e interferências em decorrência de
mudanças bruscas de clima.
Cultivadas em
estufas de alta tecnologia, as hortaliças produzidas nas fazendas urbanas
BeGreen são 100% livres de agrotóxicos e consomem 90% menos água
do que o modelo convencional. A proximidade entre a produção e o momento de
consumo, resulta em baixa emissão de carbono no transporte e apenas
2% de perda da produção, o que causa um grande impacto, já que em outros
tipos de entrega essa perda pode chegar a 40%.
Quando
perguntado sobre como vê a BeGreen daqui a cinco anos, Giuliano é otimista: “Planejamos
crescer muito mais do que nos primeiros cinco anos. Nos próximos 12 meses
chegaremos a 100 mil m² de área produtiva. Estamos começando a diversificar
a produção, incluindo frutos em duas fazendas. Além das
tradicionais hortaliças BeGreen, logo teremos legumes também. Em suma, estamos
gerando muito impacto no Brasil e temos tudo para ser uma empresa
internacional”. Em breve a BeGreen abre uma nova unidade, desta vez em São
Paulo (SP).
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Sobre a BeGreen - A Begreen nasceu em 2017 do sonho de criar a primeira fazenda urbana da América Latina. Conta com sete unidades, sendo: no Shopping da Bahia (Salvador), no Boulevard Shopping (Belo Horizonte), na Mercedes-Benz (São Bernardo do Campo), no Via Parque Shopping (Rio de Janeiro), no Passeio das Águas Shopping (Goiânia), na sede do iFood (Osasco) e no Parque D. Pedro Shopping (Campinas). Atualmente conta com tecnologias capazes de produzir mais de 150 mil pés de hortaliças por mês, o que representa mais de 22 toneladas de alimentos livres de agrotóxicos. A BeGreen é vencedora de diferentes prêmios nas áreas de consciência e produção sustentável, como o Abrasce, Latin American & Caribbean Shopping Center Awards, Viva Awards ICSC e ELA. Para saber mais, acesse www.begreen.farm.
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