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Por que investir em hotsites?


 

Muitas empresas que acabaram de entrar no meio digital já aprenderam a necessidade de se fazer presente através de um site, mas o marketing digital vai muito além disso. Uma das ferramentas mais negligenciadas, apesar dos resultados, são os hotsites.

Conhecer melhor essa opção é fundamental para que o leque de ações de marketing digital seja expandido com alternativas de baixo custo e alto valor agregado dentro da estratégia. Em especial, os hotsites geram muitos resultados em um curto período de tempo.

Explicando de forma resumida, são páginas na internet assim como os sites convencionais, mas não estão relacionados diretamente à página principal da empresa.

Sua função é alavancar de forma rápida um produto ou lançamento, como cortinas columbia.

Quando traduzimos de forma literal “hotsites” para “sites quentes”, vemos como essa função busca ser uma opção para gerar muito tráfego direcionado para um foco específico, seja um novo lançamento, um produto de destaque sazonal ou o carro chefe de uma companhia.

Ao planejar uma estratégia digital de qualquer produto, é possível utilizar o hotsite para destacar uma tela de proteção transparente diante de todos os outros oferecidos por uma empresa.

Uma página específica para um produto permite reunir mais detalhes, aprimorar o discurso de vendas e atrair mais atenção para vender mais. Aliás, uma das extensões dos hotsites são as landing pages, do português “páginas de aterrissagem”.  

Desvendando os hotsites

Os hotsites são endereços online criados de forma específica para uma campanha, uma ação estratégica direcionada ou um lançamento. Em geral, essa ação fica no ar por um determinado tempo.

Se no verão a aparição de insetos é mais recorrente, uma empresa pode fazer uma ação baseada em um hotsite destacando uma tela mosquiteira para janela de apartamento. A mesma estratégia pode ser utilizada também com produtos novos de destaque.

A principal intenção de uma estratégia de marketing que inclui o uso de sites quentes é atrair um grande volume de acessos em um período de tempo, não para o site principal da empresa, mas para uma página ligada à marca e ao produto definido.

Também chamados de mini sites, esses links não são necessariamente excluídos após um tempo, mas sua função específica é gerar acessos para uma campanha, então é natural que eles acabem perdendo efetividade ao longo do tempo e precisam ser renovados.

O hotsite pode também estar relacionado a um evento social relevante, assim, uma empresa de eletrônicos pode criar um hotsite aproveitando uma série de grandes shows para promover seu serviço de aluguel de microfone preço.

Depois do fim desse evento social, a campanha acaba perdendo seu contexto e geralmente é descontinuada. Esse entendimento cria um mar de opções que podem ser agregadas à estratégias de marketing com a utilização de hotsites.

Quem já investe no marketing digital sabe que se trata de uma luta constante por atenção das pessoas que pesquisam e trafegam na internet. Nessa disputa, ter um site direcionado, atrativo e focado em um único produto ou ação de marketing é uma grande ferramenta.

Alguns olhares mais rasos sobre a complexidade do marketing digital acabam por ignorar as potencialidades de um hotsite por já terem investido em um site institucional ou de vendas. Para abandonar essa ideia, é preciso entender os benefícios dessa ferramenta:

  • Atenção direcionada do público para uma novidade; 

  • Melhor aproveitamento de situações sazonais específicas; 

  • Capacidade de segmentação do conteúdo;

  • Baixo custo de criação e manutenção.

Além disso, um hotsite possui foco na criação de discurso de vendas e design para um único produto.

Vantagens dos hotsites

Para compreender a utilidade dos hotsites dentro das estratégias de marketing, até de nichos específicos como oftalmologista para cachorro, é essencial entender quais são as vantagens desse uso, que são:

  • O destaque;

  • O dinamismo;

  • A Interatividade;

  • O custo;

  • A personalização.

Com uma empresa tendo um site fixo ou não, o investimento estratégico de hotsites agrega uma série de vantagens, seja aumentando significativamente o tráfego orgânico da marca, otimizando o investimento e a segmentação do tráfego pago e o aumento das conversões.

O hotsite é uma ferramenta muito potente para gerar destaque aos tópicos, produtos e serviços do momento em uma empresa. A simples criação de um novo link faz com que as pessoas fiquem curiosas e entrem para explorar o novo conteúdo.

Além disso, a página permite a exploração desse novo domínio dentro de redes sociais com ações que direcionam a atenção para um único canal de divulgação e comunicação, focado no assunto mais relevante do momento para a marca.

De forma geral, o resultado dos hotsites são as metas de toda estratégia de marketing digital, o aumento do tráfego orgânico e qualificado para os canais de contato de uma marca.

Portanto, pode ser utilizado em qualquer nicho, como em gráficas que produzem adesivo para vidro personalizado.

Compreender o uso de hotsites inclui ter jogo de cintura para interpretar o dinamismo desse recurso. São variadas ferramentas que não entrariam no seu site, mas podem ser exploradas nesses domínios separados.

Além das limitações de conteúdo em um site tradicional, muitas vezes a manutenção da performance limita o uso de ações mais específicas.

Com o hotsite, o gestor de marketing tem muito mais liberdade de criação e exploração de inovações tecnológicas e comunicacionais.

Por conta de um suporte mais diversificado, os hotsites oferecem espaço para uma das maiores necessidades do marketing digital nos dias atuais: a interatividade. Como é uma página criada do zero, é possível focar em ações interativas com mais facilidade.

A gamificação de conteúdos, ou seja, criar ações que dão recompensas por participação, infoprodutos interativos e até uma radio de comunicação interativa pode ser hospedada em um hotsite sem afetar o desempenho do site principal.

Com isso, a marca garante uma presença imersiva, que prende a atenção do público, enquanto apresenta as qualidades e diferenciais de seu produto.

Eliminar ou reduzir custos fixos são metas de todo o empreendedor, e dentro do marketing digital, os hotsites são uma das opções para isso. Como é uma ferramenta temporária, ele não exige manutenção fixa.

O custo de um site quente também é menor pela necessidade reduzida de extensão da hospedagem. Ao fim da campanha, o site pode ser retirado do ar sem nenhuma cobrança adicional. 

Como e quando criar um hotsite para a sua empresa

O primeiro ponto para a criação de um hotsite é entender que sua produção é bastante semelhante ao de um site convencional, porém, com algumas diferenças valiosas.

Em geral, os sites quentes são compostos de um grupo pequeno de páginas ou até página única.

Eles precisam de uma atenção adicional na escalabilidade das informações, isso porque essas páginas contam com conteúdos expressos e de rápida leitura, então precisam ser concisos e coesos, para que o leitor queira interagir plenamente com o domínio.

O planejamento de hotsites precisa definir de forma assertiva questões de conteúdo, design, domínio e impulsionamento. Com toda essa parte analisada, é possível tirar o hotsite de um aluguel de data show preço do papel.

A principal função do hotsite para as campanhas de marketing digital é exercer um gatilho de atenção baseado na emergência, na escassez e na novidade. Ou seja, um site exclusivo para direcionar o foco da audiência de uma marca para a ação específica de destaque.

Essa conjuntura de gatilhos, junto com o caráter de gatilhos dos hotsites serem temporários, faz com que essa opção seja ideal para ações como promoções, lançamentos de produtos ou serviços, eventos, datas comemorativas e até posicionamento de marca.

Considerações finais

O hotsite tem como características a criação de um conteúdo mais direto, sem rodeios e com objetivos concretos. Seja destacar um produto de foco da empresa, o lançamento de um serviço ou aproveitar uma tendência do momento.

Eles não são focados em uma única função, com liberdade de criação, os hotsites podem virar landing pages e até páginas com jogos interativos que reforcem a marca de uma empresa e estejam dentro de uma lógica de discurso de vendas.

Os hotsites já foram muito explorados de diversas formas, com espaço para a criatividade, e cada vez mais as empresas de marketing digital precisam aproveitar esse recurso para trazer compradores e admiradores para dentro do seu universo.

A característica mais lembrada dos hotsites é a temporalidade. Em geral, são sites que passam um determinado tempo no ar. Isso pode significar menos custos de manutenção e hospedagem.

No entanto, é necessário entender que, durante o tempo que o site está no ar, ele deve ter acessos massivos, e para isso, o conteúdo deve despertar o público, seja pelas novidades ou pela conexão com o contexto do momento.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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