Puxada pelos eventos corporativos, taxa de ocupação da rede hoteleira de Campinas tem nova alta em abril e chega a 55,28%
Categoria econômica tem maior alta, enquanto
tarifa média teve ligeiro aumento
Campinas, 11 de maio de
2022
– Puxada pelos eventos corporativos e pelo turismo de lazer, a rede hoteleira
da Região Metropolitana de Campinas (RMC) encerrou o mês de abril com nova alta
na taxa de ocupação. A média em abril foi de 55,28%, ante 50,28% de março. Os
números comprovam a volta dos hóspedes aos hotéis iniciada no final de 2021 e
que já é superior à fase pré-pandemia.
Os números fazem parte
da pesquisa de acompanhamento mensal realizada pelo Campinas e Região
Convention & Visitors Bureau (CRC&VB), entidade que trabalha pelo
fomento do turismo e representa os hotéis e empresas de toda a cadeia ligada a
eventos na RMC.
A hotelaria econômica
teve melhor desempenho em abril, com a taxa média de ocupação atingindo 58,77%,
superior aos 52,65% do mês anterior. Já a categoria Midscale – intermediária –
fechou abril com 51,78%, ante 47,90%. Na RMC, a taxa média de ocupação vem em
ascensão desde dezembro.
Para a rede hoteleira
da RMC, que tem como principal negócio os eventos corporativos, congressos e
formaturas, tradicionalmente a demanda começa a aumentar a partir de março. A
expectativa do CRC&VB é de que a ocupação se mantenha até o final do ano.
Assim como o turismo de
negócios, o chamado turismo de lazer - no qual os turistas aproveitam para
passar o final de semana para descansar e conhecer os atrativos, parques e a
gastronomia regional – também vem contribuindo para a recuperação da rede
regional.
Para o presidente do
CRC&VB, Vanderlei Costa, os indicadores de ocupação trazem uma perspectiva
positiva. “Estamos vendo a volta dos eventos corporativos e outros eventos e
shows, que contribuem para a volta dos hóspedes”, conta.
Pesquisa mensal
realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da
Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, no qual são avaliados dez municípios
turísticos e de negócios, aponta que Campinas é a cidade com melhor avaliação
do público. Em abril a taxa foi de 93,78%.
“Este índice é muito importante e mostra que tanto Campinas como todas as cidades da Região Metropolitana de Campinas possuem uma ótima infraestrutura hoteleira, de lazer e gastronômica para atender a demanda dos turistas e empresários”, completa o presidente da entidade.
Nenhum comentário