Tecnologia varejo farmacêutico: 5 soluções para impactar o mercado
Por Ricardo Fiovaranti*
O investimento em
tecnologias para melhorar a experiência de compra e venda de produtos vem se
fortalecendo com o passar do tempo. Trata-se de uma mudança de comportamento e
processos que afeta todos os setores, o que inclui o varejo farmacêutico. As
soluções tecnológicas também são grandes aliadas do setor e estão cada vez mais
acessíveis. Por isso, vale sempre a pena constatar dados para repensar a gestão
e as estratégias de venda. Que tal então conhecer 5 soluções tecnológicas que podem ajudar a alavancar o varejo
farmacêutico?
- Go Analytics: é uma
das soluções para monitorar e analisar o fluxo do consumidor em todos os
ambientes do varejo. Com essa tecnologia é possível descobrir novas
oportunidades de crescimento por meio da coleta precisa de dados sobre o
fluxo de pessoas e a conversão do estabelecimento físico em um dashboard
simples e intuitivo. Dessa forma, o varejista tem em mãos as horas de
maior e menor movimento, quantas pessoas entram no seu estabelecimento, a
atratividade do local por meio da relação de entrantes versus passantes,
pode entender qual o fluxo de pessoas que passa em frente ao seu negócio,
analisar o fluxo por oportunidades por meio da classificação de grupos e
segregação de adultos e crianças e acompanhar a relação do fluxo com a
quantidade de vendas.
- Cashier line: já com essa tecnologia o
varejista consegue saber o tempo de espera nas filas do caixa e quais os
horários de pico do seu negócio. Além disso, com os dados coletados pelo
cashier line, é possível otimizar a gestão da equipe para um melhor
atendimento.
- Monitoring: quer acompanhar o que acontece
no estabelecimento físico em tempo real? Com essa tecnologia, as gravações
ficam armazenadas para consulta sempre que precisar!
- Heat map: o mapa de calor, na tradução do
inglês, utiliza os principais insights sobre a jornada do cliente dentro
do estabelecimento físico para identificar oportunidades de melhoria na
experiência do consumidor no PDV (ponto de venda). O heat map mostra o
trajeto dos clientes dentro do espaço, possibilita entender o tempo que o
cliente permanece em determinado local do estabelecimento e evidencia os
espaços mais visitados para alocar da melhor forma os produtos.
- Controle de fluxo: já essa ferramenta
protege os clientes gerenciando o fluxo simultâneo do estabelecimento.
Frente a isso tudo, fica
mais evidente que se torna fundamental investir em oportunidades tecnológicas
que fornecem métricas precisas para planejar estratégias de gestão e vendas.
Afinal, hoje o mundo digital possibilita desempenhar um papel mais ativo no
varejo, tornando os processos mais eficientes para todos os setores,
principalmente para a indústria e o varejo
farmacêutico, que vêm registrando um crescimento significativo nos últimos
anos.
O “novo normal” em
tempos de pandemia evidenciou, e muito, a aceleração digital de formas e
processos de trabalho e investimento. Com isso, muito avanço tecnológico veio à
tona. E, assim como empresas, escolas, universidades, repartições públicas e
tantos outros segmentos tiveram que se adaptar a novas soluções, também foi necessária a adaptação para o varejo farmacêutico.
Não é novidade que a
indústria e o varejo farmacêutico são alguns dos segmentos que mais lucram no
país. Para manterem suas atividades, empresas e outras instituições como
escolas, universidades, repartições, etc., tiveram que se adaptar ao chamado
“novo normal”, além de apresentar um constante crescimento anual. As soluções
tecnológicas são grandes aliadas do setor e estão cada vez mais acessíveis e
integradas. Para acompanhar esse avanço tecnológico, que passa por muitas
atualizações, e manter esse fluxo positivo
em crescimento é essencial que o setor tenha sempre uma visão de progresso
e esteja atento às novidades. Conheça as soluções tecnológicas e principais
tendências para a indústria farmacêutica.
O Agile Elephant define transformação digital como “uma mudança de
liderança, pensamento, incentivo à inovação e novos modelos de negócios,
incorporando a digitalização de ativos e um aumento no uso de tecnologias para
melhorar a experiência dos funcionários, clientes, fornecedores, parceiros e
partes interessadas”.
É uma mudança de
comportamento e processos que afeta todos os setores, principalmente a indústria
farmacêutica. O digital está capacitando as
pessoas a desempenhar um papel mais ativo em seus próprios cuidados
e tornando os processos mais eficientes para os prestadores de serviços.
A indústria e o varejo
farmacêutico registraram um crescimento significativo nos últimos anos. De
acordo com a Associação da Indústria
Farmacêutica de Pesquisa, o gasto global com medicamentos deve ultrapassar o
valor de US$ 1,5 trilhão em 2023. No Brasil, a estimativa é de que mobilize entre US$ 39 bilhões e US$ 43 bilhões no
mesmo período.
Esse aumento também se
reflete no faturamento das farmácias, que registrou alta de quase 14% de janeiro a outubro de 2020,
conforme dados do IQVIA Brasil, empresa que realiza auditorias no setor. O
resultado foi a movimentação de R$
113,02 bilhões no mercado farmacêutico no país.
*
Ricardo Fiovaranti é CEO da FX Data
Intelligence, empresa especialista em visão computacional dirigida por IA
fornecendo insights estratégicos para o varejo – e-mail: fx@nbpress.com
Sobre
a FX Data Intelligence
A FX Data Intelligence é
uma plataforma SaaS que fornece dados inteligentes para o varejo por meio de
visão computacional dirigida por inteligência artificial. A empresa combina as
informações coletadas na loja, como as características do fluxo, jornada de
compra, tempo de fila, com outros dados como vendas, atratividade das vitrines
entre outros KPIs definidos pelos clientes. Dessa forma, o varejista consegue
identificar a eficiência da operação, melhorar o investimento em marketing para
aquisição de novos clientes e potencializar a gestão do time de vendas, tudo
isso com foco na melhoria da performance do negócio. Criada em 2015, faz parte
da HiPartners Capital & Work, grupo de empresários e investidores que
investe em soluções disruptivas para o varejo.
Para saber mais, acesse: www.fxdata.com.br
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