1 milhão de novas empresas foram abertas no 1º trimestre de 2022
Pesquisa do IBGE mostra também que apenas 55%
das empresas permanecem após 3 anos
Mais de 1 milhão de novas empresas foram
abertas no primeiro trimestre de 2022, conforme levantamento do escritório de
contabilidade Contabilizei, realizado com dados da Receita Federal.
Ao total são 1.022.789 milhão de
empresas abertas no período e 79% são Microempreendedores Individuais (MEIs).
Os outros 21% são micro, pequenas empresas, empresas de grande porte,
indústrias e agronegócios. As empresas abertas dividem-se nos seguintes
setores:
- Serviços: 60,2%
- Comércio: 31,2%
- Indústria: 7%
- Outros: 1,3%
Guilherme Soares, vice-presidente da
Contabilizei, destaca que há uma retomada na economia do país. “É um número que
deve ser comemorado, pois mostra a retomada da nossa economia em um momento em
que todos os setores estão conseguindo trabalhar no pós pandemia e,
principalmente, mostra o grande potencial dos micro e pequenos empreendedores”,
comenta.
Crescimento sustentável
Embora o levantamento prove a volta de
um período econômico mais estável, 45% das empresas brasileiras fecham antes de
completarem 3 anos, conforme uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística (IBGE). 25% dos empreendedores brasileiros que fecham suas
empresas apontam a falta de gestão como um dos motivos principais para a
falência.
“Mesmo com esses números, ainda há
muitas empresas que pecam na gestão. Não dá para se manter no mercado só com a
promessa de crescimento”, avalia Richard Clayton, fundador da Trinta Porcento.
Para Richard, há um “erro” que devemos
analisar antes de ver os lucros absurdos que algumas empresas obtêm. “Algumas
das startups que mais captaram dinheiro nos últimos 10 meses são as que mais
demitiram nas últimas 10 semanas. Ou seja, algo deu errado.”
Embora normalmente o “crescimento
sustentável” seja atrelado ao meio ambiente, sustentabilidade empresarial não é
isso. A principal premissa do crescimento sustentável é uma empresa conseguir
maximizar suas vendas e receitas, sem precisar aumentar seus débitos. Outro
estudo do IBGE mostra que 60% das empresas abertas no ano de 2012 (teriam quase
10 anos atualmente) fecharam antes de completar 5 anos.
“A realidade é que esses negócios não
planejaram o crescimento sustentável da empresa. Visam o lucro por lucro
sempre”, analisa
Richard.
A gestão empresarial do negócio precisa
seguir as boas práticas da administração. As empresas precisam se manter
competitivas em longo prazo e o negócio precisa de um bom planejamento
estratégico antes de ser aberto.
“Para se equilibrar no mercado brasileiro é necessário mais que apenas a promessa de crescimento. As pequenas, médias e grandes empresas precisam de uma boa gestão financeira que projete o crescimento sustentável”, diz Richard.
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