7 dicas para produzir conteúdo de qualidade
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Criar conteúdo não é uma tarefa simples. Mas existem dicas que podem te ajudar a produzir conteúdo de qualidade, para sua empresa ou para o seu perfil pessoal. Confira!
A produção de conteúdo nunca pode ser ignorada ou tida como menos importante, já que essa habilidade é uma das bases fundamentais para garantir um marketing de sucesso. Não é à toa que produzir um conteúdo de qualidade se tornou essencial, ou até mesmo imprescindível em qualquer área de atuação.
Entretanto, não se pode considerar que qualquer tipo de conteúdo será um sucesso instantâneo. A criação de um conteúdo deve levar em conta a qualidade e relevância como indicadores principais, fatores utilizados pelo próprio Google em seus parâmetros.
Mas, afinal, como produzir um conteúdo de qualidade? Reunimos para você 7 dicas. Confira!
1. Liste e organize suas ideias
Antes de começar a produzir seu conteúdo, organize da forma que melhor preferir todas as ideias, representações e conceitos que você tiver acerca de seu produto.
Uma boa dica é utilizar a técnica de brainstorming nesse processo. Isto é, reúna em sua agenda ou em suas anotações tudo o que se relaciona ao seu produto e a quem ele se direciona.
Não descarte nenhuma ideal inicialmente, mas sempre se atente ao objetivo que deseja obter com esse produto.
2. Crie o perfil da sua marca
A partir da organização de suas ideias, comece a pensar mais para quem você está produzindo seu conteúdo.
Quando temos um público-alvo em mente, fica mais difícil desenvolver técnicas apropriadas para ter um conteúdo de qualidade. Sua marca deve traçar o perfil de seu público e criar uma “persona” própria para representar quem você é frente aos seus clientes.
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3. Otimização de conteúdo
Outra dica importante está na otimização de conteúdo da sua página na web. Não se pode deixar de pensar nas estratégias de SEO, criadas para otimizar os mecanismos de busca do seu conteúdo.
Por meio dessas estratégias, é possível que seu conteúdo seja encontrado e acessado pelos usuários ao realizarem suas buscas. Cada uma das práticas de otimização influencia na melhor experiência que o usuário pode ter ao interagir ou acessar seu conteúdo.
4. Consuma muitos conteúdos
Para se manter sempre inspirado, ou até identificar mais facilmente qual tipo de conteúdo é de qualidade ou não, busque sempre consumir uma diversidade grande de postagens.
Na medida em que você aumenta o consumo de conteúdos diversificados, você também aumenta seu repertório e capacidade de produzi-lo em diferentes áreas e nichos.
Ser um consumidor de conteúdos variados, irá com certeza ajudar a produzir seus próprios conteúdos com mais qualidade.
5. Produza conteúdos diretos
Pode parecer algo simples, mas conseguir produzir conteúdos que possuam informações diretas e descomplicadas fazem grande diferença na hora de manter a atenção de seu usuário.
As postagens devem responder às proposições que foram feitas, por exemplo, um conteúdo com problema deve responder a uma solução. Ou um conteúdo direcionado a perguntas, deve ter uma resposta ao final.
Assim, você perceberá uma enorme quantidade de conteúdos que podem ser produzidos a partir de questões ou dúvidas diretas.
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6. Fique por dentro das novas tendências
Uma dica boa para aqueles momentos que não parece existir nenhum bom conteúdo para ser produzido, é sempre ficar por dentro do que está acontecendo.
Acompanhar blogs e sites de notícias, manter-se atualizado do que está por dentro dos trends nas ferramentas de assuntos, como o Google Trends, ou até seguir canais de notícias, podem ser uma das formas de se manter em dia com as notícias mais quentes.
Pode ser que uma notícia chame sua atenção e se torne seu novo conteúdo.
7. Reaproveite seus conteúdos
Uma boa maneira de produzir conteúdos é reaproveitar temas e assuntos que já foram abordados previamente.
Existem temas que sempre podem ser atualizados e tratados com uma nova aparência. Esses são uma ótima opção para manter um ritmo de produção contínuo da sua página, principalmente quando a periodicidade de postagem também é um fator muito importante.
Outra dica é reaproveitar assuntos que se tornaram mais populares para o público em seu site.
Sabemos que produzir um conteúdo de qualidade pode se tornar uma tarefa difícil, por isso, sempre estude a fundo o seu público, seus gostos, interesses e até do que não gosta, para conseguir aprimorar por novas formas de manter a relevância e qualidade nas postagens.
Acima de tudo, um bom conteúdo deve sempre focar em melhorar a experiência do usuário. Lembre-se disso!
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