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Apple reassume posição de marca mundial mais valiosa

A Apple está no topo da classificação das Marcas mundiais mais valiosas do Kantar BrandZ de 2022 e a caminho de tornar-se a primeira marca de trilhões de dólares. Com um valor de marca de US$ 947,1 bilhões, se destaca por seu alto grau de diferenciação e diversificação continuada, englobando hardware, software e portfólio de serviços. O Google vem em segundo lugar, sendo um dos destaques de crescimento mais rápido na classificação e com um aumento no seu valor de marca de 79%, ou US$ 819,6 bilhões. Seu conjunto de aplicativos de trabalho e produtividade é parte essencial da vida dos consumidores em todo o mundo.

 

O valor combinado das 100 marcas globais mais valiosas aumentou em 23%, ou US$ 8,7 trilhões no último ano, destacando a importância da força das marcas ao navegar em uma economia global desestabilizada.

 

37 marcas melhoraram sua classificação este ano. Em 2022, mais de ¾ do valor de marcas advém de companhias americanas. As categorias de Mídia e Entretenimento, Soluções de Negócios, Provedores de Tecnologia e Varejo respondem por mais de metade do valor total da classificação das 100 Maiores.

 

Mercado Livre é a única marca latino-americana no Top 100 das marcas mais valiosas e é a primeira da Argentina a chegar ao ranking Kantar BrandZ desde sua criação, em 2006. Maior ecosistema de e-commerce e pagamentos online da América Latina, a marca ingressa na 71ª posição, com um valor de US$ 29,916 milhões.

 

 

Marcas mundiais mais valiosas de Kantar BrandZ de 2022

 

Posição 2022

Mudança na classificação

Marca

País de origem

Valor da marca em 2022 (US$ mi)

Valor da marca em 2021 (US$ mi)

% de mudança do valor da marca 2022 vs. 2021

1

1

Apple

Estados Unidos

947.062

611.997

55%

2

1

Google

Estados Unidos

819.573

457.998

79%

3

-2

Amazon

Estados Unidos

705.646

683.852

3%

4

0

Microsoft

Estados Unidos

611.460

410.271

49%

5

0

Tencent

China

214.023

240.931

-11%

6

3

McDonald's

Estados Unidos

196.526

154.921

27%

7

1

Visa

Estados Unidos

191.032

191.285

0%

8

-2

Facebook

Estados Unidos

186.421

226.744

-18%

9

-2

Alibaba

China

169.966

196.912

-14%

10

11

Louis Vuitton

França

124.273

75.730

64%

 

 

As principais tendências destacadas no estudo global da Kantar BrandZ incluem:

 

  • MICROSOFT, ZARA E IBM estão entre as primeiras no novo Kantar Sustainability BrandZ Index, mostrando que a sustentabilidade já responde por 3% do valor da marca e espera-se seu crescimento.
  • TESLA é uma das maiores histórias de sucesso do ano, saltando da 47ª posição para a 29ª e espelhando a tendência de vendas mundiais de veículos elétricos, com mais que o dobro de 2021.
  • LOUIS VUITTON (n.º 10; US$ 124,3 bilhões) é a primeira marca de luxo a alcançar as 10 maiores globais, o que reflete o crescimento do mercado mundial de artigos de luxo, particularmente na China. A Louis Vuitton obteve um crescimento de 64% no valor da marca esse ano, e é a primeira europeia a alcançar as 10 Maiores globais desde 2010.
  • ESTREANTES na classificação de 2022 emergem de uma variedade de categorias. A marca Aramco, uma das maiores companhias integradas de energia e produtos químicos do mundo, estreou na posição mais alta, em 16º lugar. A Infosys, empresa indiana de serviços de TI e consultoria, chegou ao 64º. A marca latino-americana Mercado Livre entrou na 71ª posição.
  • AS MARCAS CHINESAS continuam fortes, apesar de enfrentarem desafios singulares com a pandemia, figurando duas vezes entre as 10 Maiores globais, com a Tencent em 5º lugar e a Alibaba em 9º. A China também é o único mercado a rivalizar com a dominância dos EUA na categoria de Mídia e Entretenimento, com o WeChat na 5ª posição e o TikTok na 9ª.

 

Líderes do setor vêm de um misto de setores da indústria

 

As marcas de Tecnologia e Luxo foram as que mais cresceram, com 46% para a Tecnologia ao Consumidor e 45% Artigos de Luxo. As marcas de Serviços Bancários e Automóveis também demonstraram um crescimento expressivo, sendo 34% nos Automóveis e 30% nos Bancos. Isso se compara ao crescimento entre setores como os de Vestuário (20%) e Cuidados Pessoais (17%). Em nível de categoria, a Wells Fargo foi a única nova marca em 1º lugar, saindo do segundo para o primeiro lugar na categoria de Serviços Bancários e substituindo a chinesa ICBC.

 

 

Líderes da categoria: Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2022

 

Posição 2022

Categoria

Marca

País de origem

Valor da marca em 2022 (US$ mi)

Valor da marca em 2021 (US$ mi)

Mudança de valor da marca

1

Bebidas alcoólicas

Moutai

China

103.380

109.330

-5%

1

Vestuário

Nike

Estados Unidos

109.601

83.709

31%

1

Serviços Bancários

Wells Fargo

Estados Unidos

43.052

27.995

54%

1

Soluções de Negócios e Provedores de Tecnologia

Microsoft

Estados Unidos

611.460

410.271

49%

1

Automóveis

Tesla

Estados Unidos

75.933

42.606

78%

1

Tecnologia ao Consumidor

Apple

Estados Unidos

947.062

611.997

55%

1

Fast Food

McDonald's

Estados Unidos

196.526

154.921

27%

1

Comida e Bebidas

Coca-Cola

Estados Unidos

89.985

80.484

12%

1

Artigos de Luxo

Louis Vuitton

França

124.273

75.730

64%

1

Mídia e Entretenimento

Google

Estados Unidos

766.779

N/A

N/A

1

Cuidados Pessoais

L'Oréal Paris

França

47.480

38.309

24%

1

Varejo

Amazon

Estados Unidos

281.695

N/A

N/A

1

Provedores de Telecom

Verizon

Estados Unidos

101.962

101.943

0%

*No Varejo, o valor da Amazon inclui somente seus negócios de varejo; para Mídia e Entretenimento, o Google inclui os serviços e produtos da marca Google, exceto o Google Cloud.

 

 

“A forte afinidade com a marca sustenta a predisposição do consumidor em escolhê-la, sendo de extrema importância para as organizações que buscam compensar a inflação galopante”, explica Martin Guerrieria, Chefe do Kantar BrandZ. “Os resultados deste ano nos mostram o valor do investimento contínuo nas estruturas de marca e marketing, assim maximizando os retornos comerciais independentemente das condições do mercado.”

 

Foco na construção da marca, diversificação de produtos e mercados maximiza os retornos comerciais

 

  • A pandemia acelerou ainda mais o crescimento do e-commerce na categoria de varejo. Por isso, as marcas de conexões mais fortes com os consumidores conseguiram sustentar seu crescimento no ambiente online e além;
  • As marcas de portfólio que continuam a inovar e diversificar oferecem crescimento contínuo, o que é especialmente evidente na Apple, Google e Amazon, entre outras, já que seus serviços abrangem tecnologia, entretenimento e serviços de pagamento. As marcas que dependem de uma só categoria ou mercado têm o maior perfil de risco, diferente das marcas que diversificaram em várias categorias e mercados e mostraram um crescimento mais rápido de valor da marca em 2022. São estas as que têm melhor chance de crescimento acima da média;
  • Para navegar em um mercado conturbado, as marcas devem reter a confiança como meio de orientar estabilidade e segurança. Mais do que no passado, as marcas de hoje devem construir a confiança com base no desempenho social, não só no desempenho de produto. Às vezes, isso significa um propósito social integrado à toda a organização. A Nike é um bom exemplo, com seu comprometimento contínuo em inspirar e inovar a todos, não só atletas de alto desempenho, e em particular meninas e comunidades minoritárias.

 

“A 17ª edição do relatório global 2022 Kantar BrandZ revela a importância da construção da marca para ajudar a sobreviver em um mercado conturbado”, continua Guerrieria. “As marcas são tipicamente os maiores ativos das empresas, agregando enorme valor ao balanço patrimonial. Em tempos incertos, as decisões gerenciais sobre investimento de marketing podem se apoiar em métricas comprovadas. As avaliações de marca do Kantar BrandZ mostram claramente como o marketing de excelência se conecta ao valor da marca no curto e longo prazo.”

 

A classificação, relatório e análise extensiva da Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2022 já está disponível no site www.kantar.com/campaigns/brandz/global  

 

Sobre o Kantar BrandZ: Kantar BrandZ é a moeda global para avaliação de valor de marca e quantificação de contribuição das marcas ao desempenho financeiro dos negócios. As classificações de avaliação de marca local e global anuais da Kantar combinam dados financeiros rigorosamente analisados, com pesquisa extensiva de valor de marca. O BrandZ compartilha, desde 1998, tendências de construção de marca com líderes de negócios com base em entrevistas com 4,1 milhões de consumidores, para 19.250 marcas em 51 mercados. Saiba mais aqui.   

 

Sobre a Kantar: A Kantar é a companhia líder global em dados, tendências e consultoria. Temos um entendimento completo, exclusivo e abrangente de como as pessoas pensam, sentem e agem globalmente e localmente em mais de 90 mercados. Ao combinar a experiência profunda de nossa equipe, nossos recursos de dados, referenciais de excelência, tecnologias e técnicas analíticas inovadoras, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspiramos o crescimento. 

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