Apple reassume posição de marca mundial mais valiosa
A Apple está no topo
da classificação das Marcas mundiais mais valiosas do Kantar BrandZ de 2022
e a caminho de tornar-se a primeira marca de trilhões de dólares. Com um valor
de marca de US$ 947,1 bilhões, se destaca por seu alto grau de
diferenciação e diversificação continuada, englobando
hardware, software e portfólio de serviços. O Google vem em segundo lugar,
sendo um dos destaques de crescimento mais rápido na classificação e com um
aumento no seu valor de marca de 79%, ou US$ 819,6 bilhões. Seu conjunto de aplicativos de trabalho e
produtividade é parte essencial da vida dos consumidores em todo o mundo.
O valor combinado das 100 marcas globais mais
valiosas aumentou em 23%, ou US$ 8,7 trilhões no último ano, destacando a
importância da força das marcas ao navegar em uma economia global desestabilizada.
37 marcas melhoraram sua classificação este ano. Em
2022, mais de ¾ do valor de marcas advém de
companhias americanas. As categorias de Mídia e Entretenimento, Soluções de
Negócios, Provedores de Tecnologia e Varejo respondem por mais de metade do
valor total da classificação das 100 Maiores.
Mercado Livre é a única marca latino-americana no Top 100
das marcas mais valiosas e é a primeira da Argentina a chegar ao ranking Kantar
BrandZ desde sua criação, em 2006. Maior ecosistema de e-commerce e pagamentos
online da América Latina, a marca ingressa na 71ª posição, com um valor de US$ 29,916 milhões.
Marcas mundiais mais valiosas de Kantar BrandZ de 2022
Posição 2022 |
Mudança na classificação |
Marca |
País de origem |
Valor da marca em 2022 (US$ mi) |
Valor da marca em 2021 (US$ mi) |
% de mudança do valor da marca 2022 vs. 2021 |
1 |
1 |
Apple |
Estados Unidos |
947.062 |
611.997 |
55% |
2 |
1 |
Google |
Estados Unidos |
819.573 |
457.998 |
79% |
3 |
-2 |
Amazon |
Estados Unidos |
705.646 |
683.852 |
3% |
4 |
0 |
Microsoft |
Estados Unidos |
611.460 |
410.271 |
49% |
5 |
0 |
Tencent |
China |
214.023 |
240.931 |
-11% |
6 |
3 |
McDonald's |
Estados Unidos |
196.526 |
154.921 |
27% |
7 |
1 |
Visa |
Estados Unidos |
191.032 |
191.285 |
0% |
8 |
-2 |
Facebook |
Estados Unidos |
186.421 |
226.744 |
-18% |
9 |
-2 |
Alibaba |
China |
169.966 |
196.912 |
-14% |
10 |
11 |
Louis Vuitton |
França |
124.273 |
75.730 |
64% |
As principais tendências destacadas no estudo
global da Kantar BrandZ incluem:
- MICROSOFT,
ZARA E IBM estão entre as primeiras no
novo Kantar Sustainability BrandZ Index, mostrando que a
sustentabilidade já responde por 3% do valor da marca e espera-se seu
crescimento.
- TESLA
é uma das maiores histórias de sucesso do ano, saltando da 47ª posição para a 29ª
e espelhando a tendência de vendas mundiais de veículos elétricos,
com mais que o dobro de 2021.
- LOUIS VUITTON (n.º 10;
US$ 124,3 bilhões) é a primeira marca de luxo a alcançar as 10
maiores globais, o que reflete o crescimento do mercado mundial de artigos
de luxo, particularmente na China. A
Louis Vuitton obteve um crescimento de 64% no valor da
marca esse ano, e é a primeira europeia a alcançar as 10 Maiores globais
desde 2010.
- ESTREANTES
na classificação de 2022 emergem de uma variedade de
categorias. A marca Aramco, uma das maiores companhias integradas de
energia e produtos químicos do mundo, estreou na posição mais alta, em 16º
lugar. A Infosys, empresa indiana de serviços de TI e consultoria, chegou
ao 64º. A marca latino-americana Mercado Livre
entrou na 71ª posição.
- AS
MARCAS CHINESAS continuam fortes, apesar de
enfrentarem desafios singulares com a pandemia, figurando duas vezes entre
as 10 Maiores globais, com a Tencent em 5º lugar e a Alibaba em 9º. A
China também é o único mercado a rivalizar com a dominância dos EUA na
categoria de Mídia e Entretenimento, com o WeChat na 5ª posição e o TikTok
na 9ª.
Líderes do setor vêm de um misto de setores
da indústria
As marcas de Tecnologia e
Luxo foram as que mais cresceram, com 46% para a Tecnologia ao Consumidor e 45%
Artigos de Luxo. As marcas de Serviços Bancários e
Automóveis também demonstraram um crescimento expressivo, sendo 34% nos
Automóveis e 30% nos Bancos. Isso se compara ao crescimento entre
setores como os de Vestuário (20%) e Cuidados Pessoais (17%). Em nível de categoria, a Wells Fargo foi a única nova
marca em 1º lugar, saindo do segundo para o primeiro lugar na categoria de
Serviços Bancários e substituindo a chinesa ICBC.
Líderes
da categoria: Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2022
Posição 2022 |
Categoria |
Marca |
País de origem |
Valor da marca em 2022 (US$ mi) |
Valor da marca em 2021 (US$ mi) |
Mudança de valor da marca |
1 |
Bebidas alcoólicas |
Moutai |
China |
103.380 |
109.330 |
-5% |
1 |
Vestuário |
Nike |
Estados Unidos |
109.601 |
83.709 |
31% |
1 |
Serviços Bancários |
Wells Fargo |
Estados Unidos |
43.052 |
27.995 |
54% |
1 |
Soluções de Negócios e Provedores
de Tecnologia |
Microsoft |
Estados Unidos |
611.460 |
410.271 |
49% |
1 |
Automóveis |
Tesla |
Estados Unidos |
75.933 |
42.606 |
78% |
1 |
Tecnologia ao Consumidor |
Apple |
Estados Unidos |
947.062 |
611.997 |
55% |
1 |
Fast Food |
McDonald's |
Estados Unidos |
196.526 |
154.921 |
27% |
1 |
Comida e Bebidas |
Coca-Cola |
Estados Unidos |
89.985 |
80.484 |
12% |
1 |
Artigos de Luxo |
Louis Vuitton |
França |
124.273 |
75.730 |
64% |
1 |
Mídia e Entretenimento |
Google |
Estados Unidos |
766.779 |
N/A |
N/A |
1 |
Cuidados Pessoais |
L'Oréal Paris |
França |
47.480 |
38.309 |
24% |
1 |
Varejo |
Amazon |
Estados Unidos |
281.695 |
N/A |
N/A |
1 |
Provedores de Telecom |
Verizon |
Estados Unidos |
101.962 |
101.943 |
0% |
*No Varejo, o
valor da Amazon inclui somente seus negócios de varejo; para Mídia e
Entretenimento, o Google inclui os serviços e produtos da marca Google, exceto
o Google Cloud.
“A forte afinidade com
a marca sustenta a predisposição do consumidor em escolhê-la, sendo de extrema
importância para as organizações que buscam compensar a inflação galopante”,
explica Martin Guerrieria, Chefe do Kantar BrandZ. “Os resultados deste ano nos
mostram o valor do investimento contínuo nas estruturas de marca e marketing,
assim maximizando os retornos comerciais independentemente das condições do
mercado.”
Foco na construção da marca, diversificação de
produtos e mercados maximiza os retornos comerciais
- A
pandemia acelerou ainda mais o crescimento do e-commerce na categoria de
varejo. Por isso, as marcas de conexões mais fortes com os consumidores
conseguiram sustentar seu crescimento no ambiente online e além;
- As
marcas de portfólio que continuam a inovar e diversificar oferecem
crescimento contínuo, o que é especialmente evidente na Apple, Google e
Amazon, entre outras, já que seus serviços abrangem tecnologia,
entretenimento e serviços de pagamento. As marcas que dependem de uma só
categoria ou mercado têm o maior perfil de risco, diferente das marcas que
diversificaram em várias categorias e mercados e mostraram um crescimento
mais rápido de valor da marca em 2022. São estas as que têm melhor chance
de crescimento acima da média;
- Para
navegar em um mercado conturbado, as
marcas devem reter a confiança como meio de orientar estabilidade e
segurança. Mais do que no passado, as
marcas de hoje devem construir a confiança com base no desempenho social,
não só no desempenho de produto. Às vezes, isso significa um propósito
social integrado à toda a organização. A
Nike é um bom exemplo, com seu comprometimento contínuo em inspirar e
inovar a todos, não só atletas de alto desempenho, e em particular meninas e comunidades minoritárias.
“A 17ª edição do
relatório global 2022 Kantar BrandZ revela a importância da construção da marca
para ajudar a sobreviver em um mercado
conturbado”, continua Guerrieria. “As marcas são tipicamente os maiores ativos das
empresas, agregando enorme valor ao balanço patrimonial. Em tempos incertos, as
decisões gerenciais sobre investimento de marketing podem se apoiar em métricas
comprovadas. As avaliações de marca do Kantar
BrandZ mostram claramente como o marketing de excelência se conecta ao valor da
marca no curto e longo prazo.”
A classificação, relatório e análise extensiva da
Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2022 já está disponível no site www.kantar.com/campaigns/brandz/global
Sobre o Kantar BrandZ: Kantar BrandZ é a moeda global para
avaliação de valor de marca e quantificação de contribuição das marcas ao
desempenho financeiro dos negócios. As classificações de avaliação de marca
local e global anuais da Kantar combinam dados financeiros rigorosamente
analisados, com pesquisa extensiva de valor de marca. O
BrandZ compartilha, desde 1998, tendências de construção de marca com líderes
de negócios com base em entrevistas com 4,1 milhões de consumidores, para
19.250 marcas em 51 mercados. Saiba mais aqui.
Sobre a Kantar: A Kantar é a companhia líder global em dados, tendências e consultoria. Temos um entendimento completo, exclusivo e abrangente de como as pessoas pensam, sentem e agem globalmente e localmente em mais de 90 mercados. Ao combinar a experiência profunda de nossa equipe, nossos recursos de dados, referenciais de excelência, tecnologias e técnicas analíticas inovadoras, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspiramos o crescimento.
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