Com energia solar em crescimento, "marketing verde" entra como ponto fundamental no planejamento estratégico das empresas
Empresas que estão conectadas com o coletivo
estão um passo à frente, afirma Saulo Camelo
Os números apresentados
em 2021 foram a base para uma previsão que vem sendo cumprida rigorosamente em
2022: o setor de energia solar deve crescer 24% até 31 de dezembro e há fortes
elementos que levam a acreditar nesta projeção. No último ano, a Agência
Nacional de Energia Elétrica (Aneel) registrou um número recorde de projetos
solares, com o país atingindo 12GW de capacidade solar instalada. O setor
atraiu mais de R$ 21,8 bilhões em investimentos, de acordo com dados da
Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Não bastasse, o Governo
Federal sancionou em 2022 a Lei nº 14.300, que cria o marco legal da geração
distribuída a partir de fontes renováveis no Brasil, ou seja, é a segurança
jurídica do mercado e dos consumidores. A partir desta lei, gerar e consumir a
própria energia sustentável passa a ser um direito de cada cidadão, do pequeno
negócio e também do produtor rural do País.
Diante de um setor em franco
crescimento e possibilidades cada vez mais amplas, torna-se primordial não só o
marketing para energia sustentável como também uma estratégia acertada neste
segmento. São justamente as indústrias de energia renovável que estão em fase
de ascensão.
De acordo com Saulo
Camelo, CEO da Camelo Digital, agência
que auxilia empresas a alcançarem os seus objetivos com ferramentas e
estratégias inovadoras, é o marketing digital quem desenvolve um trabalho
bastante complexo com as empresas de instalação solar e em paralelo, sugere ao
cliente as vantagens dos painéis solares. “Como acontece em qualquer setor, é
necessário fazer uma consulta antes de confirmar uma compra e, para isso, é
fundamental compreender os benefícios de ter aquele determinado produto ou
serviço”, afirma.
E esta é uma
peculiaridade do setor. Em relação a energia solar, há muitos clientes que, ao
buscarem informações querem, na verdade, entender como se dá o processo de
compra e a instalação, sem que os esclarecimentos sobre custos sejam deixados
de lado. “Então, as empresas podem, a partir deste ponto, enfatizar seus
produtos e serviços e, assim, atrair clientes”, explica Saulo.
O marketing digital é
que leva as empresas solares à aplicação de estratégias para a produção de
leads solares. É neste ponto que entra o chamado marketing verde, o trabalho de
evidenciar os benefícios de um determinado produto, ao mesmo tempo em que
mostra não haver nele efeitos nocivos. “Para isso, é importante que a empresa utilize
o símbolo de verificado ambiental, demonstrando preocupação com a
sustentabilidade, além da capacidade de reutilizar, reciclar e campanhas para
conectar a população aos impactos produzidos pelos poluentes. As empresas que
estão conectadas com o coletivo estão um passo à frente”.
Sobre Saulo Camelo
Saulo Camelo é
publicitário, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e empresário há
mais de 10 anos no ramo de comunicação, marketing e publicidade. Com background
nas áreas de branding e design, Saulo fundou, em 2011, a Camelo Digital,
agência de marketing e publicidade com mais de 500 clientes atendidos em mais
12 países.
Responsável por liderar
projetos de planejamento estratégico, marketing, performance, comunicação e
tecnologia, Saulo é o CEO e presidente das operações da Camelo Digital,
gerenciando times responsáveis por atender grandes marcas como Nestlé, Garoto,
Petrobras, Coqueiro, Shopping Center 3 entre outros.
Sobre a Agência Camelo
Com sede na Capital paulista, entre as diversas soluções na área de marketing e comunicação, a empresa também desenvolve aplicativos e sites que transformam a vida de usuários. E, para isso, conta com um time especialista em Design e Marketing Digital. Atualmente, no portfólio estão organizações como Nestlé Health Science, Lego, DNV GL, OGFI, entre outros. Conquistou o prêmio Agência Top 10 Apptuts e mantém parceria com a ABRADI e o Sebrae. Atende demandas em SEO, Branding, Marketing de Performance, Mídias Digitais, User Experience, Consultoria de Marca. Para saber mais, acesse https://camelo.digital/, pelo instagram @camelo.digital ou envie mensagem pelo atendimento@camelo.digital.
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