Como fica o mercado com as criptomoedas usadas como pagamento pelos clientes Visa?
* Por Rubens Neistein, Business Manager da CoinPayments
A forma como pagamos nossas compras diz muito sobre a relação da
sociedade com a tecnologia. Os mais jovens podem não conhecer, mas há pouco
tempo era bastante comum preencher talões de cheque na fila do supermercado,
por exemplo. Depois vieram os cartões, primeiro os com tarja magnética, depois
os de chip, e agora já falamos do pagamento contactless, isto é, por
aproximação. Agora, estamos presenciando o surgimento de um novo modelo de
pagamento, que promete revolucionar a própria relação das pessoas com o
dinheiro: as criptomoedas.
O relatório fiscal apresentado pela Visa, uma das principais
bandeiras de cartões, apresenta indícios de que esse movimento já começou. Os
clientes da empresa movimentaram US$ 2,5 bilhões em pagamentos com
cartões conectados às criptomoedas apenas entre setembro e dezembro de 2021 (que
corresponde ao primeiro trimestre fiscal da organização). Para se ter uma
ideia, esse volume representa 70% de todas as transações com criptos
registradas nos 12 meses anteriores. Ou seja, em apenas três meses, o
índice já chegou perto de três quartos das transações registradas em um ano
inteiro.
Era questão de tempo para que as criptomoedas conquistassem seu
espaço como meio de pagamento em diferentes setores da economia. A única
divergência entre os especialistas da área era quando isso iria acontecer – há
quem defenda que é um movimento a longo prazo e outros que acreditam que já
está em curso. Porém, é uma realidade que cedo ou tarde todos terão que
incorporar. Afinal, ainda que os criptoativos sejam vistos como fontes
de investimento devido à possibilidade de ganho financeiro em suas negociações,
no fundo eles também são... moedas! E como tal possuem a funcionalidade de
transacionar valores financeiros na troca por produtos e serviços.
Mas o que explica essa explosão de pagamentos com criptomoedas nos
cartões Visa – e que certamente ocorre com outros meios? Duas situações são
fundamentais para isso. O primeiro deles diz respeito à própria trajetória do
segmento nos últimos anos. Se no início os criptoativos eram vistos com
desconfiança e restritos a um nicho pequeno de fãs de tecnologia, hoje a
situação é diferente. O surgimento de projetos sérios e com bons resultados fez
o tema amadurecer, a ponto de o blockchain, que serve de base para a
construção dessas moedas digitais, ser apontado como uma tecnologia disruptiva
e essencial para diversas soluções.
Essa nova realidade leva ao segundo tópico: o maior incentivo pelo
uso das criptomoedas. Agora, as próprias instituições financeiras estimulam
seus clientes a adquirirem e utilizarem os criptoativos em suas diversas
funcionalidades. Dessa forma, houve uma disseminação grande para que este conceito
entrasse no dia a dia das pessoas. O próprio relatório Visa indica que 65
plataformas e corretoras digitais fizeram parceria com ela no último ano para
emitir credenciais da bandeira. Além disso, mais de 100
milhões de vendedores que aceitam o cartão passaram a receber pagamentos em
criptomoedas. Com uma campanha assim, o tema naturalmente ganha mais
espaço e fica em evidência.
O futuro dos pagamentos é digital não apenas pelas ferramentas
tecnológicas que os realizam, mas sobretudo pelo próprio formato do dinheiro.
Não à toa, diversos países já planejam a versão digital de suas moedas
– incluindo o Brasil. Evidentemente, ainda há um longo trabalho pela
frente, uma vez que o número total de usuários de criptomoedas ainda é bem
pequeno diante da população adulta global. É preciso criar meios que facilitem
o acesso e, claro, estimulem seu uso. Entretanto, a revolução já começou
estando as empresas e pessoas preparadas ou não.
* Rubens Neistein, Business Manager da CoinPayments, a primeira e maior processadora de pagamentos em criptomoedas do mundo – e-mail: coinpayments@nbpress.com
Sobre a CoinPayments
Primeira e maior processadora de pagamentos em criptomoedas do mundo, a CoinPayments é a forma mais fácil, rápida e segura para os empresários transacionarem em criptomoedas. Fundada em 2013, a plataforma oferece aos clientes APIs de pagamentos especializados em cripto, plug-ins de carrinho de compras, carteiras digitais e diversas soluções para o mercado de criptomoedas. Ao longo de sua história, ultrapassa a marca de US$ 10 bilhões em transações e oferece suporte a mais de 2 mil moedas digitais. Para mais informações, acesse: www.coinpayments.net.
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