Empresas brasileiras de dispositivos médicos exportam US$ 75 milhões em produtos, segundo a ABIMO
O
montante é referente a abril deste ano e superou em 22,3% o valor médio do 1º
trimestre
Junho de 2022 – O Brazilian Health Devices (BHD), iniciativa setorial
da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em
parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(ApexBrasil), tem como objetivo fomentar as
exportações das indústrias de dispositivos médicos e ampliar o
relacionamento com outros países, especialmente do continente americano - maior
comprador dos produtos nacionais. Para isso, a entidade vem investindo em ações
focadas na região. Em abril deste ano, o segmento exportou US$ 75 milhões em
produtos para diversas partes do mundo, superando em 22,3% o valor médio
exportado no primeiro trimestre que ficou em US$ 61,3 milhões.
Em
comparação ao mesmo período de 2021, as áreas de odontologia e
médico-hospitalar são as que apresentam maior avanço, respectivamente 26,64% e
17,5%. Estes segmentos também foram responsáveis por 81% do valor total de
dispositivos médicos exportados pelo país nos quatro primeiros meses de 2022.
Entre os itens estão instrumentos e aparelhos para odontologia; preparações
para higiene bucal; dentes artificiais de acrílico; produtos e cimentos para
obturação dentária; pensos adesivos; válvulas cardíacas; agulhas para sutura e
aparelhos de eletrodiagnóstico.
Projeto Comprador
No
mês de maio, foi organizada uma nova edição do Projeto Comprador, desta vez,
buscando oportunidades para a exportação de dispositivos médicos para a América
Latina. A ação previa a realização de rodadas de negócios virtuais e permitiu
que as empresas participantes negociassem com mais de 40 compradores
latino-americanos.
Além
disso, para abrir a lista de eventos internacionais do segundo semestre, 34
empresas apoiadas pelo Projeto estarão na FIME (Florida International Medical
Equipment Trade). A feira, considerada a principal do setor médico-hospitalar
das Américas, será realizada de 27 a 29 de julho, em Miami (EUA). Esta será a
18ª participação do BHD no evento e marca o retorno da iniciativa ao pavilhão
da FIME, após dois anos de afastamento em decorrência da pandemia de Covid-19.
“Em
2019, última vez que estivemos na FIME, empresas brasileiras participantes do
BHD geraram, aproximadamente, US$ 1 milhão em novos negócios durante os três
dias de exposição. Nossa expectativa para este ano é de retomar a proximidade
com compradores e distribuidores que atendem todo o território americano,
incluindo a América Latina”, comenta José Fernando Dantas, analista de acesso a
mercados da ABIMO.
Paralelamente
à FIME ocorre o Annual Meeting & Clinical Lab (AACC). O principal e mais
importante encontro do setor de produtos para laboratório e diagnóstico dos
Estados Unidos, com data marcada para o período de 24 e 28 de julho, em Chicago
(EUA), o qual também contará com um pavilhão brasileiro organizado pelo BHD.
Para Paulo Henrique
Fraccaro, superintendente da ABIMO, estas ações fortalecem a imagem da
indústria nacional perante o mercado externo.
“Além disso, permitem que as fabricantes brasileiras apresentem seus produtos
diretamente aos principais compradores de companhias estrangeiras”, destaca
Fraccaro.
Sobre a ABIMO
A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional. Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.
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