Entenda como o uso correto das redes sociais é fundamental para conseguir um emprego
A tecnologia está
presente em quase tudo no nosso dia a dia, mas as pessoas ainda têm muitas
dúvidas sobre como se comportar no mundo virtual. “É importante enxergar suas
redes sociais como uma vitrine para oportunidades profissionais”, diz a
especialista em influência digital e assuntos da web Aline Bak. “Se você está
em busca de trabalho, saiba que a sua presença nas redes sociais é um cartão de
visitas”, alerta ela. Por isso, quando se está procurando recolocação, a
consultora recomenda atenção a detalhes que podem fazer a diferença no decorrer
de processos seletivos.
Veja abaixo 5 dicas de
etiqueta virtual no mundo do trabalho para você deixar as suas redes sociais
mais atrativas para os recrutadores e aumentar suas chances de conseguir um
emprego, segundo Aline Bak.
- Nada de
disseminar ódio ou preconceitos de qualquer tipo. “Os recrutadores não costumam eliminar candidatos por
suas atividades nas redes sociais, mas é claro que postagens
ofensivas podem manchar sua imagem e produzir estragos à sua reputação”,
afirma a especialista.
- Use o bom
senso e reflita bem antes de postar algo. “Pense se aquele conteúdo é de bom tom”, pondera
Aline. “Tente passar nas redes sociais a sua melhor versão”, recomenda a
especialista.
- Mantenha seu
Linkedin atualizado.
“Isso pode lhe conferir algum tipo de destaque durante um processo
seletivo”, diz a especialista. “Lembre-se que o Linkedin é uma rede social
voltada para o mundo do trabalho e dos negócios, e, por isso, é hoje o
lugar preferido dos recrutadores”, continua Aline. “É importante sempre
deixar seu currículo atualizado por lá e fazer postagens sobre conquistas,
realizações e cursos concluídos na sua vida profissional”, conclui.
- As fotos
também devem refletir a sua imagem como profissional. “Nada deve ser forçado. O importante é que o
conteúdo visual esteja alinhado com a maneira como você quer ser visto e
com o cargo que deseja ocupar”, afirma a consultora.
- Pense nas
suas redes sociais como uma ferramenta que possa ser usada a seu favor. É recomendável evidenciar o conhecimento profissional
adquirido, com conteúdos aderentes à sua vivência e jornada pessoal. “Seja
você mesmo, mas tente fazer postagens sobre assuntos pertinentes e que
tenham como princípio fontes confiáveis. E nada de embarcar em fake news”,
diz Aline.
Sobre Aline Bak: Aline Bak é especialista em marketing de influência digital, consultora e estrategista de influência digital e de negócios digitais. Atua há oito anos no mercado de marketing digital e é formada pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado-SP), em São Paulo, com especialização no Instituto Europeo di Design (IED) em Barcelona, na Espanha. Aline ajuda a empreendedores e grandes marcas a construírem marcas sólidas nas mídias digitais. Ela ministra palestras e treinamentos e desenvolveu método próprio e exclusivo. Atualmente, tem mais de 300 mentorados, que acompanha, junto com sua equipe. Para saber mais, acesse: https://www.instagram.com/alinebak_/
Nenhum comentário