FiChips investe em profissionalização para potencializar o seu serviço de delivery
Com o delivery cada vez mais forte e presente nos estabelecimentos, a franquia de fish and chips adotou o serviço para todos os modelos de negócio
O crescimento do delivery no Brasil vem sendo notório
há algum tempo e com as restrições colocadas por conta da pandemia, esse setor
se destacou ainda mais. Isso aconteceu pelo fato de muitos restaurantes que
ainda não contavam com o serviço, passaram a investir no setor.
Com isso, o mercado de delivery que já era considerado
um dos mais promissores, agora é uma das principais escolhas entre os
consumidores e os novos empreendedores que desejam fazer parte do segmento de
food service.
A empresa especializada em dados de consumidores,
Statista, levantou alguns dados que apontam o Brasil como um dos maiores
destaques da América Latina. O Brasil foi responsável por 48,77% do uso de
delivery em 2020, seguido de México (27,07%) e Argentina com (11,85%).
Além disso, o levantamento realizado pela Statista
apontou que no ano passado, somente o setor de delivery, movimentou
aproximadamente US$ 6,3 trilhões de dólares na América Latina.
Em um levantamento feito pela Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil, revelou que 55% dos internautas
realizaram pedidos por delivery no ano de 2020. Isso significou um crescimento
de 80%, já que a taxa de consumidores online em 2019 era de 30%.
Para o CEO e fundador da FiChips – rede de food
service com pratos típicos do Reino Unido – Hermes Bernardo, a tendência é que
o delivery cresça ainda mais. “Agora, mais do que nunca, os clientes estão
acostumados e totalmente adaptados com a funcionalidade que esse serviço
oferece.”
Delivery em franquias
Além de fazer com que muitos restaurantes se
adaptassem ao serviço, o grande avanço do delivery também fez as redes de
franquias adotarem o modelo. Segundo a Associação Brasileira de Franchising
(ABF), o resultado disso foi que 73% das franquias passaram a atender por
delivery, representando 36% do faturamento das redes em 2020.
Hermes Bernardo afirma que a rede FiChips começou a
planejar o seu delivery em 2018, pois já enxergava que esse serviço seria uma
opção de alta rentabilidade. “Com isso, nós implementamos o serviço de delivery
em todas as operações da franquia e investimos em uma equipe profissional
capacitada para auxiliar os franqueados.”
Potencializando o serviço
Apesar de ser um recurso utilizado por muitos
consumidores, um delivery de qualidade deve ser potencializado. Ou seja, é
necessário investir em uma equipe de profissionais que esteja apta para
solucionar os problemas e promover uma série de inovações que ajudem na
evolução do serviço.
Tendo isso em mente, o CEO da FiChips conta que
contratou um profissional com a expertise em delivery para que seja o
responsável por apoiar os franqueados em suas dúvidas. “Esse profissional
também tem a função de fazer o relacionamento e negociação com os aplicativos,
dar treinamentos e capacitar nossas equipes.”
Além de contar com um profissional para o delivery, a
rede de fast food também conta com um engenheiro de alimentos. Ele é
responsável por desenvolver as embalagens que serão usadas para as entregas,
possuindo alguns detalhes como um respiro, para manter o produto sempre fresco
e com boa temperatura.
Hermes também explica que a rede procurou entender
melhor quais eram as práticas dos aplicativos de delivery para potencializar o
setor. “Nós fizemos um trabalho de padronização do cardápio e promovemos um
ajuste nas fotos e descrições dos produtos nos apps.”
Poder de ganho do delivery
Além de ser um serviço que oferece a possibilidade de
aumentar a renda do estabelecimento, o delivery também pode se tornar uma das
principais fontes de renda. Porém, para isso é importante que a empresa esteja
nos principais canais de venda por delivery.
O serviço de delivery da FiChips é terceirizado, com
isso, a rede optou por trabalhar dentro dos principais marketplaces regionais e
no âmbito nacional. “Atualmente, os consumidores podem encontrar a nossa marca
em aplicativos como o Ifood, Aiqfome e Americanas Delivery”, comenta Hermes.
O CEO da franquia explica que o poder de ganho do
delivery é exponencial, ou seja, dependendo da região e a forma de atuação do
franqueado, ele pode ter um ganho maior até do que nas vendas na unidade
física. “Atualmente, a porcentagem de vendas somente pelo delivery varia de
acordo com a plataforma, mas em média fica entre 15% e 30%.”
Fidelização de clientes
O fato de o delivery ser um serviço em alta no país,
não tira o mérito de que a rede deve encontrar alternativas para fidelizar o
cliente com esse recurso. Isso porque, além de aumentar as vendas, o cliente
que é fiel ao seu negócio, também é um poderoso agente de divulgação.
Pensando nisso, ao enviar um pedido para o cliente por
delivery, a FiChips também encaminha uma “carta da rainha”. Essa carta, nada
mais é do que uma simulação, em que a rainha da Inglaterra envia uma mensagem
para o cliente, fazendo com que ele tenha uma surpresa ao receber o produto.
“A carta da rainha foi uma forma que encontramos para
inserir também a comunicação da rede com o cliente final. Com ela apontamos
nossas qualidades, as forças e o nosso desejo de oferecer um bom atendimento,
se projetar e performar”, finaliza Hermes Bernardo.
Sobre a FiChips Food
A FiChips Food é uma rede de franquias brasileira de fast food de prato especializado na culinária do Reino Unido, que nasceu como o primeiro fast food de filé de peixe empanado com batatas fritas do Brasil, e desde então vem ganhando o mercado local. A franquia, que se tornou a maior do país com a culinária inglesa, trabalha com quatro modelos de negócios: container, shopping, quiosque e loja de rua em formato de pub, com investimento inicial a partir de R$ 174 mil, e retorno do investimento previsto entre 16 e 24 meses, além de contar com alta rentabilidade e fácil gestão. Todos os modelos são habilitados para trabalhar delivery e possui um cardápio único, com opções para todas as horas do dia, incluindo menu elaborado para crianças. www.fichips.com
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