Grupo LFB Franchising lança modelo Dark Kitchen e estima um crescimento de 20% no faturamento
Novidade surgiu para sanar uma dor de uma das
marcas do grupo, deu certo, e agora as demais marcas também estão no projeto
Danilo Lopes e Bruno
Crédito Lucas de Toledo
Em busca de um novo
público alvo e entendendo a dor de uma de suas marcas, o Grupo LFB Franchising
ingressa no mercado de Dark Kitchen. A novidade surgiu a partir de uma
dificuldade da La Fruta
Açaí, primeira marca lançada pelo grupo. Com um cardápio
variado, os franqueados e franqueadores perceberam que no aplicativo de
entrega, os produtos naturais e fit, acabavam sendo os menos procurados pelo
consumidor.
“Temos uma parceria de
exclusividade com o iFood e começamos a perceber que as categorias disponíveis
pela ferramenta faziam com que nossos produtos saudáveis não ganhassem
destaque. Nem sempre o consumidor que está em busca do açaí – carro chefe da
marca – acaba conhecendo o cardápio todo”, comenta Luis Demite, diretor geral
do Grupo LFB Franchising.
Percebendo esse déficit,
a franqueadora buscou uma solução lucrativa e eficiente: o ingresso nas famosas
Dark Kitchens. A La Fruta
Fit é uma segunda cozinha dentro das unidades da La Fruta Açaí
onde serão comercializadas apenas os itens saudáveis da marca, como, saladas,
crepes, wraps, saladas de frutas, caldos, sucos e lanches naturais.
Demite explica que essa
mudança não trouxe nenhuma modificação estrutural nas unidades da marca. “Nosso
principal objetivo é ampliar o público alvo de nossas unidades, com isso
conseguimos aumentar o faturamento dos nossos franqueados comercializando os
mesmos produtos”, pontua.
Durante um período
pré-determinado os franqueados da rede que tivesse interesse em adquirir a La
Fruta Fit teriam adesão zerada e investiria apenas nas embalagens e lacres de
segurança. “Em menos de dois meses, já temos 8 lojas em operação e mais dez em
implantação”, comenta. A partir de agora, os novos franqueados e os que
desejarem ingressar deverão desembolsar o valor da taxa de franquia é de R$ 15
mil. Demite conta que, as lojas que adicionaram a segunda marca possuem uma
variável de 8% a 15% de acréscimo no faturamento.
“Após testarmos a La
Fruta Fit, percebemos que hoje, nossas marcas e nossos franqueados são
capacitados para ter um segundo negócio, ou até mesmo mais marcas dentro de uma
operação e isso nos abriu os olhos para entender que é possível operar uma F de
Frango dentre de uma unidade da La Brasa Burger”, informa Luis.
Assim como La Fruta Fit
e La Fruta Açaí, nesse novo modelo da La
Brasa Burger com a F
de Frango é de fácil operação e poucas modificações. “Não há
mudanças no modelo de negócio, o franqueado precisa apenas ter um espaço de
armazenamento para guardar os insumos, uma fritadeira de pressão e acessórios
de armazenamento”, informa.
Luis reforça que o
principal objetivo dessas novidades é agregar no faturamento das unidades e
minimizar custos, como de aluguel, equipe e outros. “Queremos que nosso
franqueado aumente o faturamento, traga um novo público para sua loja sem ter
de fazer mais custos ou alterações no modelo de negócio”.
Quando a franqueadora
estava esboçando o projeto, a ideia principal seria que nesse modelo a F de
Frango seria apenas uma Dark Kitchen de delivery, mas conversando com alguns
franqueados, decidiu alterar a ideia para consumo no salão das unidades também.
“Enquanto falávamos com eles, eles foram sugerindo alguns pontos e decidimos
agregar o salão também, pois dessa forma ele consegue atrair um público ainda
mais diversificado”.
A expectativa da LFB
Franchising é que com essa novidade cerca de 20% a 30% dos franqueados já
ingresse no novo modelo. “Temos franqueados que são mais empreendedores e
compraram a ideia logo de início e alguns que são mais cautelosos e estão
aguardando os próximos passos para ingressar, mas temos certeza que será
vantajoso para todos”.
Hoje para adicionar uma
F de Frango em uma unidade La Brasa Burger, o franqueado tem que investir cerca
de R$ 30 mil reais. Esse valor engloba a taxa de franquia e capital de giro.
Para quem não é franqueado da La Brasa Burger, tem um acréscimo de R$ 20 mil de
taxa de franquia (sendo que a taxa de franquia da La Brasa Burger é de R$ 50
mil). Segundo a marca, o faturamento das unidades terá um acréscimo de R$ 30
mil ao mês. “Estamos sendo cautelosos com esses dados, mas acreditamos que
esses números podem ultrapassar facilmente”, finaliza.
O Grupo LFB Franchising
foi fundado em 2018, em São José do Rio Preto, é detentor das marcas: La Fruta
Açaí, La Fruta Fit, F de Frango e La Brasa Burger, juntas possuem 210 unidades
em todo país. Só em 2021 o grupo faturou R$ 100 milhões. A expectativa para
2022 é inaugurar mais de 50 unidades das 70 em implantação, comercializar mais
100 e atingir um faturamento de R$ 160 milhões. O grupo também não descarta a
possibilidade de internacionalização da marca. “Temos alguns interessados na
América do Sul e outras na Europa, principalmente em Portugal. Estamos
finalizando alguns ajustes em planos de negócio, e estudando as questões
técnicas para dar andamento nesse projeto”, finaliza.
Sobre a LFB
Criada em 2018, a LFB Franchising nasceu na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. É responsável por desenvolver as melhores receitas e trabalhar com produtos de extrema qualidade em um ambiente familiar e confortável. É detentora das marcas: La Brasa Burger, La Fit, La Fruta Açaí e F de Frango.
Nenhum comentário