Mercado pet deve crescer 14% em 2022 e franquias especializadas no setor são boas opções para investir
EcoCão Espaço Pet e Doggi são exemplos de
franquia com serviços para animais de estimação e alternativa para ingressar no
mercado que movimentou mais de R$ 51,7 bilhões no último ano
EcoCão Espaço Pet/Divulgação |
Com a alta procura por cuidados com
animais de estimação, o mercado pet está aquecido para expansão. Segundo a
projeção do Instituto Pet Brasil - IPB, a área deve crescer 14% até o final
de 2022, aumentando o faturamento de 51,7 bilhões conquistado no último
ano. A movimentação positiva foi uma das grandes impulsionadoras de novos negócios,
como a criação de franquias especializadas no segmento, tais como a EcoCão
Espaço Pet, focada no bem-estar animal, e a Doggi, primeira franquia de
serviços para cachorros agendados por app no país.
Buscando olhar as necessidades dos
animais com mais carinho, a EcoCão Espaço Pet começou sua expansão no
início deste ano. Nascida em Curitiba, capital do Paraná, a rede investe em
cuidados alternativos para os animais, como banhos de ofurô acompanhado de
tratamento de cromoterapia, ozonioterapia, massagem e técnicas de relaxamento
com aromaterapia e florais. Com um investimento inicial de R$ 125 mil - já
incluso a taxa da franquia - e um retorno em até 18 meses, cada unidade pode
oferecer os serviços focados no afeto e bem-estar, além de contemplar cuidados
especiais com creche e até puppy class (treinamento para cachorros).
Para Patrícia Sprada, CEO da rede, o
mercado está bastante movimentado. “O brasileiro passou a cuidar mais dos
companheiros em casa. Esses cuidados deixaram de ser um luxo, porque hoje os
tutores entendem isso como necessidade para os animais”, compartilha a
executiva, que pretende chegar a dezembro com um faturamento de R$ 13
milhões.
Com menos de um ano de operação, a
Doggi, primeira franquia brasileira de serviços e cuidados para cachorros com
agendamento por aplicativo, já ampliou o seu leque de serviços para atender a
alta demanda do setor. Antes, o atendimento era voltado para banho e tosa de
cães (com taxi dog) e, mais recentemente, passou a oferecer vacinação a
domicílio, dog walker, creche e hospedagem para cachorros. A rede possui duas
unidades localizadas em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e cada loja
começa a operar com um investimento inicial de R$ 90 mil - incluso a taxa de
franquia - e conta com todo o suporte da empresa para atender as necessidades
da região com uma previsão de retorno em até 24 meses.
De acordo com Rodolfo Calvo, sócio-fundador e CPO da Doggi, a expectativa de faturamento da rede para este ano é de R$ 16,2 milhões e, para alcançar estes números, o executivo aposta na movimentação do mercado. “Com a economia no setor gerando mais de R$ 50 bilhões por ano, o mercado se torna fértil para novos investimentos. Por isso, é importante avaliar as necessidades de cada local atendido para levar as melhores soluções para os tutores e seus animais”, afirma o executivo, que analisa outras formas de expansão para suprir as demandas do setor.
Nenhum comentário