Redes sociais: seguir um plano de negócio ou buscar likes a qualquer custo?
Saulo Camelo, CEO e fundador da Camelo Digital,
dá dicas sobre como buscar engajamento sem deixar o planejamento e a identidade
da empresa de lado
Muitos profissionais
responsáveis por redes sociais de empresas e companhias passam, frequentemente,
por um grande dilema entre manter uma linha mais corporativa ou criar postagens
que gerem mais likes e engajamento.
De acordo com Saulo
Camelo, CEO da Camelo Digital, agência
que auxilia empresas a alcançarem os seus objetivos com ferramentas e
estratégias de marketing inovadoras, os likes têm uma relevância menor nos dias
de hoje se comparados ao que acontecia há alguns anos. “Hoje, o engajamento se
dá por compartilhamentos, conteúdos salvos ou comentados. Dito em vias
técnicas, para pegar carona em memes e conteúdos virais é necessário entender
se aquele conteúdo está de acordo com o que a marca tem em sua mensagem, ou até
mesmo se está de acordo com o que o seu público ouve e se interessa. Não há
fórmula única para todos, sendo necessário entender o contexto em que a marca
está inserida”, revela.
Para o empresário, é
fundamental entender qual o tipo de audiência da empresa, criando um formato
adequado às mídias sociais escolhidas. “É preciso saber qual é o conteúdo que
mais atrai o interesse do público, além de ter uma programação em um calendário
editorial e uma visão clara sobre qual é o objetivo de cada ação. Há quem
queira likes, mesmo não sendo essa a melhor estratégia e há quem busque aumento
de tráfego em um site ou loja física. Os setores de criação, texto e
segmentação devem estar conectados e seguindo o objetivo estabelecido”, pontua.
Segundo Camelo, uma
plataforma pode ser mais efetiva que outra, dependendo da ação que a empresa
pretende divulgar. “Hoje, por exemplo, há grande foco no TikTok devido ao seu
algoritmo com segmentação assertiva, com o Reels do Instagram buscando
equalizar esses números aumentando a entrega orgânica. Por outro lado, o
conteúdo B2B é mais atrativo no LinkedIn. Se a intenção for construção, design
ou criatividade, a rede social Pinterest é um ótimo canal. Cabe ao estrategista
responsável pelas campanhas identificar as oportunidades em seu planejamento”,
relata.
O período de pandemia
demonstrou, ainda mais, a importância das redes sociais no dia a dia de
empresas e startups, deixando claro que não é possível ter uma estratégia de
marketing efetiva sem utilizar as principais plataformas. “Dentro da jornada do
consumidor, a tomada de decisão possui touchpoints que passam pelas mídias
sociais, aumentando a possibilidade de recompra por meio do remarketing. Para
empresas que querem iniciar suas ações, as mídias sociais democratizam o
investimento em marketing, permitindo que qualquer companhia, independentemente
do seu capital, alcance uma audiência segmentada”, declara o empresário.
Ao optar pela entrega
do conteúdo por meio dos métodos pagos disponíveis em sites e redes sociais, é
importante segmentar corretamente esse material e ser ainda mais cauteloso em
diversos aspectos. “É necessário pensar no nicho de atuação e a forma de se
comunicar com quem não conhece a sua marca. É válido utilizar gatilhos no texto
e imagens relacionáveis, humanizando o conteúdo a ponto de gerar uma conversa
personalizada com a audiência”, revela o CEO da Camelo Digital.
Caso a marca cometa
algum erro ou poste algo considerado de mau gosto, o primeiro passo é ouvir e
entender a própria audiência. “Veja como eles se posicionam em relação ao
conteúdo postado e analise se ele condiz ou não com a visão propagada pela
empresa. Se for o caso, realize uma postagem com um pedido formal de desculpas
e reforce os valores da organização, deixando claro que a marca está atenta ao
que a sua comunidade prosiciona . A trajetória nas redes não será feita sempre
de acertos, sendo necessário que os erros sejam utilizados como aprendizado e um
trampolim em busca de melhorias”, finaliza Saulo Camelo.
Sobre Saulo Camelo
Saulo Camelo é
publicitário, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e empresário há
mais de 10 anos no ramo de comunicação, marketing e publicidade.Com background
nas áreas de branding e design, Saulo fundou, em 2011, a Camelo Digital,
agência de marketing e publicidade com mais de 500 clientes atendidos em mais
12 países.
Responsável por liderar
projetos de planejamento estratégico, marketing, performance, comunicação e tecnologia,
Saulo é o CEO e presidente das operações da Camelo Digital, gerenciando times
responsáveis por atender grandes marcas como Nestlé, Garoto, Petrobras,
Coqueiro, Shopping Center 3 entre outros.
Sobre a Agência Camelo
Com sede na Capital
paulista, entre as diversas soluções na área de marketing e comunicação, a
empresa também desenvolve aplicativos e sites que transformam a vida de
usuários. E, para isso, conta com um time especialista em Design e Marketing
Digital. Atualmente, no portfólio estão organizações como Nestlé Health
Science, Lego, DNV GL, OGFI, entre outros. Conquistou o prêmio Agência Top 10
Apptuts e mantém parceria com a ABRADI e o Sebrae. Atende demandas em SEO,
Branding, Marketing de Performance, Mídias Digitais, User Experience, Consultoria
de Marca. Para saber mais, acesse https://camelo.digital/,
pelo instagram @camelo.digital ou envie mensagem pelo
atendimento@camelo.digital.
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