Carteiras digitais: uma tecnologia inevitável para o desenvolvimento do comércio
Na esteira da evolução dos pagamento digitais,
que inclui o lançamento do real Digital em breve, as ewallets passarão a ser
fundamentais nas estratégias das empresas
São Paulo, julho de 2022 - Adotar meios digitais de pagamento é um
caminho sem volta para todo tipo de negócio, mas cheio de bifurcações, já que
existem diversos métodos. Porém, as ewallets (carteiras digitais), são um dos
meios que merecem atenção imediata. A tendência é tão forte que até
instituições não bancárias, como estão lançando seus próprios aplicativos de
contas digitais.
Especialmente porque em maio, foi
confirmada para 2023 a fase de teste do Real Digital, o nosso CBDC, (em inglês,
Central Bank Digital Currency). Moeda digital emitida por governos e Bancos
Centrais, ela precisará de uma carteira digital para ser utilizada. Vale
esclarecer que não é uma criptomoeda: um CBDC tem os mesmos fundamentos, e
problemas, da moeda fiduciária tradicional - no caso do Brasil, o Real.
"A tecnologia das carteiras
digitais evoluiu muito, principalmente em relação à segurança, permitindo
armazenar os dados de forma muito mais segura. Tudo isso, acompanhou também a
mudança de mindset da população no geral, que hoje está mais habituada com
essas carteiras digitais, e também mais confiante em deixar suas informações
(como cartão de crédito) salvas nessas plataformas”, afirma Victor Lucena,
gerente de contas e desenvolvimento de negócios da Rapyd para a América Latina.
“A popularização é benéfica, mas talvez
tenha um ponto negativo como efeito colateral, já que, diante de tantas boas
opções, pode ficar confuso para os empresários escolher qual carteira digital
disponibilizar em seu checkout. Um ponto para, digamos desempate, seria avaliar
quais vantagens, como CashBack, e serviços adicionais, como relatórios de
venda, são oferecidos atrelados ao sistema, além de identificar quais
plataformas são mais usadas pelos seus clientes.”
Confira a seguir os prós e contras (sim,
pode haver) para empresários e comerciantes investirem no uso dessa tecnologia.
Prós
- Fricção
reduzida no ecommerce:
uma estimativa do Baymard, instituto internacional de pesquisas sobre UX,
aponta que quase 70% dos carrinhos nas compras online são abandonados no
checkout em plataformas que não possuem sistemas de pagamento contemplando
carteiras digitais. No caso dos que têm, a taxa de conversão de vendas é 3
vezes maior. Isso porque - e vale para compras em loja física também -
além do cliente não conseguir fazer o pagamento naquele momento, ele pode
desistir de voltar a tentar por conta da experiência ruim que teve.
- Dispensa
do contato físico: num
contexto de pandemia, além da comodidade, o pagamento sem aperto de botões
nem manuseio de notas ou cartões é também uma questão sanitária. De acordo
com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços
(Abecs), o total de pagamentos por aproximação no primeiro trimestre de
2022 supera R$ 100 bilhões. Essa abordagem ultrapassa 30% do total nas
transações presenciais. Nesse sentido, os estabelecimentos que contam com
tecnologia de pagamento por aproximação (chamado NFC, sigla para
near-field communication technology), agrega valor e tranquilidade na
experiência do cliente.
- Mais
segurança para ambos os lados: além disso, também no caso das compras presenciais, a
conexão do dispositivo para receber pagamento é feita com o dispositivo do
cliente que, normalmente, é desbloqueado por biometria ou senhas - coisa
que não acontece no caso dos cartões físicos que têm função de pagamento
por aproximação, deixando-os mais vulneráveis a fraudes.
- Gestão
Ferramentas de Ferramentas de gestão: muitas carteiras digitais oferecem
funções como geração de QR code de PIX ou link para pagamento com cartão
de crédito, até com a possibilidade de parcelamento para o cliente. Junto
com simuladores de taxas, calculadoras de frete e controle de extratos,
são ferramentas que dão até às microempresas as possibilidades que o
consumidor, antigamente, encontrava apenas em grandes negócios.
Contras
- É
preciso aceitar a carteira certa: existem diversos tipos de eWallets, que variam em
funções e, principalmente, em popularidade. Isso é, não adianta usar a
mais completa carteira digital se seus clientes costumam usar outra que
considerem mais amigável.
- Manejo
de muitos sistemas:
claro, não é preciso escolher apenas um. Porém, aderir a muitas carteiras
digitais pode tornar a gestão ineficiente, cara e complexa. Nesse caso,
vale contar com tecnologias de integração - a fintech Rapyd, por exemplo,
tem uma plataforma que unifica mais de 900 tipos de pagamento no mundo
todo, tornando super flexível a forma de pagar e ser pago com métodos
digitais.
Sobre a Rapyd
Rapyd é a maneira mais rápida de fornecer pagamentos locais em qualquer lugar do mundo, permitindo que empresas em todo o mundo acessem os mercados mais rápido do que nunca. Ao utilizar a rede de pagamentos incomparável da Rapyd e a plataforma Fintech-as-a-Service, empresas e consumidores podem se envolver em transações locais e internacionais em qualquer mercado. A plataforma Rapyd está unificando sistemas de pagamento fragmentados em todo o mundo, reunindo mais de 900 métodos de pagamento em mais de 100 países. Os investidores da Rapyd incluem Stripe, General Catalyst, Oak HC/FT, Coatue, Tiger Global, Durable Capital, Latitude, Target Global e Tal Capital. Para saber mais sobre a empresa que está acelerando a revolução Fintech-as-a-Service, visite o SITE, junte-se à nossa comunidade de desenvolvedores ou siga-nos no LinkedIn e no Twitter.
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