Com tecnologia própria, modelo de negócio de startup promove redução de desperdício e consegue doar mais de 71 toneladas de alimentos em 2022
De janeiro a maio deste ano, a Frubana já
beneficiou mais de 100 mil pessoas com doações de alimentos para o programa
Mesa Brasil. A tecnologia da startup prevê redução de desperdício de 29% em
comparação com a cadeia de abastecimento tradicional
O problema do desperdício de alimentos
no Brasil é grave. De acordo com levantamento da ONU, divulgado em fevereiro de
2022, são desperdiçados por ano cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos
em todo território nacional. Paralelo a isso, entre 2020 e 2022 o total de
brasileiros que passam fome subiu de 9% para 15,5% da população. São mais 14
milhões de pessoas que entraram em situação de insegurança alimentar grave,
enquanto 17% dos alimentos disponíveis aos consumidores vão parar no
lixo.
Estima-se que 80% desse desperdício
acontece no manuseio, transporte e centrais de abastecimento. Dentro desse
contexto, algumas startups tem em seus negócios modelos que contribuem para
reduzir esse quadro alarmante. Um exemplo delas é a Frubana, que é uma
plataforma de e-commerce completa para restaurantes da América Latina. Por meio
de tecnologia própria e inteligência de dados, a empresa consegue reduzir, nas
cidades onde atua, para menos de 1% o desperdício na sua operação.
Essa redução é possível porque a Frubana
utiliza dados de diferentes fontes para prever o comportamento do
estabelecimento e construir uma solução confiável e com baixo índice de perda
da cadeia de suprimentos alimentícios. Além disso, é possível identificar
pelo perfil do restaurante cadastrado o que ele mais pede e as quantidades,
isso colabora para que o estabelecimento não compre mais insumos do que é
necessário.
Com foco no desenvolvimento de pequenos
restaurantes, a startup oferece a possibilidade do empresário do segmento
conseguir concentrar seus pedidos em uma só plataforma, gerir melhor seu
estoque, receber seus pedidos mais frescos e com mais rapidez, além de proporcionar
economia de tempo em todo o processo de compra do restaurante, desde o pedido
até o recebimento dos produtos.
Frubana e Mesa Brasil
Com a tecnologia como aliada também no
processo de redução de desperdício, o resultado disso tem ajudado ainda milhares
de pessoas no combate à fome. De janeiro a maio de 2022, a Frubana doou mais de
71 toneladas de alimentos próprios para o consumo, o que beneficiou mais de 100
mil pessoas no Brasil. Essa contribuição conta, entre outros, com a parceria do
Mesa Brasil Mesa Brasil, uma Rede Nacional de Bancos de Alimentos que atua
contra a fome e o desperdício, formada por mais de 3.000 parceiros
doadores.
“O desperdício de alimentos é um
problema mundial. No Brasil temos milhões de brasileiros que estão passando
fome enquanto toneladas de alimentos são jogados no lixo. Queremos fazer nossa
parte para de alguma forma tentar minimizar esse cenário e ajudar quem precisa.
E acreditamos que a tecnologia é uma aliada nesse processo” da Frubana.
Transformação no mercado brasileiro
Há quase dois anos no mercado nacional,
o modelo de negócio da Frubana vem se desenvolvendo bem. A startup passou de 3
mil clientes atendidos, em maio de 2021, para mais 40 mil no mesmo período
deste ano, além de aumentar em mais de 20x o faturamento mensal.
Já presente na Colômbia e México, a
empresa vem transformando o mercado brasileiro, oferecendo a empreendedores de
micro, pequeno, médio e grande porte o benefício de poder comprar tudo o que
precisam pela mesma plataforma, garantindo a qualidade dos produtos, agilidade
e bons preços no mesmo canal digital. A startup possui galpões estrategicamente
localizados nas cidades onde está presente, compra mercadorias de produtores
locais e de grandes fornecedores e consegue negociar preços melhores. Por terem
tudo em estoque e tecnologia própria de roteirização, conseguem entregar as
mercadorias mais rápido para o restaurante parceiro, tudo em uma única
entrega.
Sobre a Frubana
Frubana é uma plataforma de e-commerce completa para restaurantes da América Latina. A empresa conecta produtores e fornecedores com donos de restaurantes e serve como um canal único e completo de produtos e suprimentos para o segmento. Fundada em 2018, a Frubana está presente no México, Colômbia e Brasil.
Nenhum comentário