Últimas

Com tecnologia própria, modelo de negócio de startup promove redução de desperdício e consegue doar mais de 71 toneladas de alimentos em 2022

De janeiro a maio deste ano, a Frubana já beneficiou mais de 100 mil pessoas com doações de alimentos para o programa Mesa Brasil. A tecnologia da startup prevê redução de desperdício de 29% em comparação com a cadeia de abastecimento tradicional

Divulgação

O problema do desperdício de alimentos no Brasil é grave. De acordo com levantamento da ONU, divulgado em fevereiro de 2022, são desperdiçados por ano cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos em todo território nacional. Paralelo a isso, entre 2020 e 2022 o total de brasileiros que passam fome subiu de 9% para 15,5% da população. São mais 14 milhões de pessoas que entraram em situação de insegurança alimentar grave, enquanto 17% dos alimentos disponíveis aos consumidores vão parar no lixo. 

Estima-se que 80% desse desperdício acontece no manuseio, transporte e centrais de abastecimento. Dentro desse contexto, algumas startups tem em seus negócios modelos que contribuem para reduzir esse quadro alarmante. Um exemplo delas é a Frubana, que é uma plataforma de e-commerce completa para restaurantes da América Latina. Por meio de tecnologia própria e inteligência de dados, a empresa consegue reduzir, nas cidades onde atua, para menos de 1% o desperdício na sua operação. 

Essa redução é possível porque a Frubana utiliza dados de diferentes fontes para prever o comportamento do estabelecimento e construir uma solução confiável e com baixo índice de perda da cadeia de suprimentos alimentícios. Além disso,  é possível identificar pelo perfil do restaurante cadastrado o que ele mais pede e as quantidades, isso colabora para que o estabelecimento não compre mais insumos do que é necessário. 

Com foco no desenvolvimento de pequenos restaurantes, a startup oferece a possibilidade do empresário do segmento conseguir concentrar seus pedidos em uma só plataforma, gerir melhor seu estoque, receber seus pedidos mais frescos e com mais rapidez, além de proporcionar economia de tempo em todo o processo de compra do restaurante, desde o pedido até o recebimento dos produtos. 

 

Frubana e Mesa Brasil 

Com a tecnologia como aliada também no processo de redução de desperdício, o resultado disso tem ajudado ainda milhares de pessoas no combate à fome. De janeiro a maio de 2022, a Frubana doou mais de 71 toneladas de alimentos próprios para o consumo, o que beneficiou mais de 100 mil pessoas no Brasil. Essa contribuição conta, entre outros, com a parceria do Mesa Brasil Mesa Brasil, uma Rede Nacional de Bancos de Alimentos que atua contra a fome e o desperdício, formada por mais de 3.000 parceiros doadores. 

“O desperdício de alimentos é um problema mundial. No Brasil temos milhões de brasileiros que estão passando fome enquanto toneladas de alimentos são jogados no lixo. Queremos fazer nossa parte para de alguma forma tentar minimizar esse cenário e ajudar quem precisa. E acreditamos que a tecnologia é uma aliada nesse processo” da Frubana. 

 

Transformação no mercado brasileiro

Há quase dois anos no mercado nacional, o modelo de negócio da Frubana vem se desenvolvendo bem. A startup passou de 3 mil clientes atendidos, em maio de 2021, para mais 40 mil no mesmo período deste ano, além de aumentar em mais de 20x o faturamento mensal. 

Já presente na Colômbia e México, a empresa vem transformando o mercado brasileiro, oferecendo a empreendedores de micro, pequeno, médio e grande porte o benefício de poder comprar tudo o que precisam pela mesma plataforma, garantindo a qualidade dos produtos, agilidade e bons preços no mesmo canal digital. A startup possui galpões estrategicamente localizados nas cidades onde está presente, compra mercadorias de produtores locais e de grandes fornecedores e consegue negociar preços melhores. Por terem tudo em estoque e tecnologia própria de roteirização, conseguem entregar as mercadorias mais rápido para o restaurante parceiro, tudo em uma única entrega. 

 

Sobre a Frubana

Frubana é uma plataforma de e-commerce completa para restaurantes da América Latina. A empresa conecta produtores e fornecedores com donos de restaurantes e serve como um canal único e completo de produtos e suprimentos para o segmento. Fundada em 2018, a Frubana está presente no México, Colômbia e Brasil.

Nenhum comentário