Conexa é uma das pioneiras de telemedicina a conquistar o selo de segurança NGS2
Certificação garante a proteção de dados dos
pacientes em um cenário em que a saúde no Brasil é a terceira área mais atacada
por hackers
Daniel Vieira, CTO de Conexa
Acervo pessoal
A Conexa, maior player de saúde digital
da América Latina, acaba de ter seu Sistema de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES)
aprovado e recebeu o selo Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS2), da Sociedade
Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). A healthtech
é a umas das primeiras empresas independentes de telemedicina a receber a
certificação, recomendada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em maio deste
ano. O selo NGS2 assegura que a empresa está preparada para prevenir fraudes e
golpes cibernéticos em um cenário em que a área da saúde foi a terceira mais
atacada no Brasil por ransomware (sequestro de dados), segundo Relatório Anual
da Apura Cyber Intelligence.
De acordo com Daniel Vieira, CTO de
Conexa, ser uma das primeiras empresas a receber o selo reforça o compromisso
com a segurança e as melhores práticas do mercado. “A certificação recebida
mostra que estamos alinhados com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com o
compliance do governo e com o CFM, além do comprometimento com a seriedade que
é lidar com as informações dos pacientes, nossa prioridade.”
Além da segurança, o selo promove uma
evolução tecnológica com dados mais consistentes dos pacientes, que permitem a
personalização dos atendimentos, a promoção de programas de saúde específicos e
o melhor controle dos pedidos médicos e receituários. “Outro ponto extremamente
importante que o NGS2 traz é a aderência ao software, possibilitando abandonar
de vez o papel. Isso garante que todos os direitos presenciais também estejam
em ambiente digital. Outros benefícios também são assinatura digital do médico,
auditoria e rastreio de dados, padronização e anonimização para compilação de
dados estatísticos.”
“Desde que foi publicada a recomendação
do CFM, unimos esforços para atender a todos os requisitos e obter o selo o
mais rápido possível, o que nos dá credibilidade e ineditismo dentro do setor
se saúde”, finaliza Vieira.
Sobre a Conexa
Player de saúde digital, a Conexa cuida
de cerca de 20 milhões de pacientes com a parceria de 70 mil profissionais de
saúde, em mais de 30 especialidades. Fundada no Rio de Janeiro, em 2016, como
uma clínica de saúde voltada à atenção primária, reformulou seu modelo de
negócio em 2017 e se tornou uma plataforma de telemedicina, com a missão de
revolucionar o acesso à saúde de qualidade, tornando a jornada e a experiência
do paciente mais fácil, segura e humanizada.
Em 2020, adquiriu a iMedicina,
desenvolvedora de software de médicos, prontuário eletrônico e líder em atração
e fidelização de pacientes. Em março de 2021, uniu-se à Psicologia Viva, maior
empresa de saúde mental da América Latina.
A companhia faz parte da Saúde Digital Brasil (SDB) e tem como clientes, hospitais, operadoras de saúde, laboratórios, além de grandes instituições do varejo e do setor financeiro, como Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Magazine Luiza, Seguros Unimed, Intermédica, entre outras. Saiba mais em https://www.conexasaude.com.br/
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