Kantar: Inflação e renda informal impactam a cesta de consumo dos brasileiros
Estudo aponta aumento de 14% em alimentos,
bebidas, limpeza e higiene
Com
inflação acumulada em 17% nos últimos 27 meses e renda informal crescendo 103%
(média mensal de R$ 327 em 2020 para R$ 662 em 2021), está cada vez mais
desafiador para o brasileiro manter o mesmo patamar de consumo. O valor
desembolsado com uma cesta de 120 categorias compostas por alimentos, bebidas,
limpeza doméstica e higiene e beleza cresceu 13%, porém o volume levado para
casa diminuiu 5%. Isso porque o preço médio dos produtos aumentou 14%, mais do
que o crescimento em faturamento do mercado. As informações são do Consumer
Insights 2022, relatório produzido pela Kantar, líder em dados, insights
e consultoria.
Dentro
desse contexto, se alimentar fora de casa é ainda mais desafiador e, para
compensar a alta de preços e suprir o desejo de comer fora de casa, o
consumidor tem negligenciado as refeições completas, que ficaram 21% mais caras
principalmente na hora do almoço, com um tíquete médio de R$ 43,94. A visita
aos estabelecimentos para os almoços neste primeiro trimestre caiu 25% em
comparação com o período pré-pandemia. Para balancear esse aumento, a saída
encontrada foi buscar os petiscos (snacks), que ficaram 11% mais caros,
porém bem abaixo do aumento das refeições completas e com um tíquete médio
quatro vezes menor. Balas e gomas (+11%), sorvetes (+8%), chocolates (+6%) e
biscoitos e bolos (+5%) foram as categorias que mais cresceram em ocasiões de
consumo.
Consumo por região
O
carrinho de quem mora na região Norte é, segundo o estudo, o maior do País. No
primeiro trimestre de 2022, o nortista levou para casa em média 15 categorias
de produtos a cada visita ao ponto de venda. O aumento de preços da região foi
bem abaixo da média das sete principais regiões avaliadas pela Kantar, da ordem
de 4,5%, versus 13,7%, e com isso o nortista conseguiu aumentar o consumo em
18,9%. Isso principalmente em domicílios das classes C e DE, que compraram seus
produtos no varejo tradicional e em pequenos varejos, responsáveis por 7% e 11%
desse crescimento, respectivamente.
O
carrinho de compras por visita ao ponto de venda por região fica assim:
Nordeste - 14 unidades; Leste e Interior do Rio Janeiro e região Sul - 13
unidades em média; e Grande São Paulo - 12. Por fim estão Grande Rio de
Janeiro, Interior de São Paulo e Centro-Oeste, com uma média de 11 categorias
levadas a cada visita às lojas.
Sobre a Kantar
A Kantar
é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados
e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram,
compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o
conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a
entender as pessoas e inspirar crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil.
Nenhum comentário