Me formei em Odontologia, e agora?
Confira algumas dicas para um início de
carreira confiante
A carreira de um profissional da
Odontologia está cercada de desafios, pois na maioria das vezes o caminho é
empreender. Com intuito de orientar os profissionais recém-graduados, o
Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) elencou informações
importantes para um início de carreira mais seguro.
De acordo com o presidente do CROSP, Dr.
Braz Antunes Mattos Neto, o mercado de trabalho é desafiador em todo o país
para o profissional autônomo. “Depois de passar longos anos estudando, ele
precisa aliar a ciência à prática e ainda aprender sobre gestão e
empreendedorismo”. Postos com carteira assinada, segundo ele, são poucos. E,
por isso, a atividade autônoma exige perseverança. “Jamais abandonar os livros
e os cursos de atualização. É preciso dar tempo e manter o foco para tornar-se
um profissional maduro e reconhecido na sociedade. É uma carreira que se
constrói com o
tempo”.
Registro
Existem algumas providências que são
fundamentais para iniciar a profissão, uma delas diz respeito ao registro no
Conselho Regional de Odontologia (CRO). A inscrição é feita pelo setor de
Registro e Inscrições.
A documentação exigida será de acordo
com a categoria pretendida. Atualmente, elas dividem-se em Pessoa Física
(Cirurgião-Dentista) e Pessoa Jurídica (Entidade Prestadora de Serviços
Odontológicos, Laboratórios de Próteses Dentárias e Comercializadoras e
Industrializadoras de Produtos Odontológicos).
Após inserção dos dados no sistema, são
geradas guias para pagamentos referentes a cada serviço. As informações são
conferidas e direcionadas ao Plenário do CROSP, registradas no Conselho
Federal de Odontologia (CFO) e, então, é emitida toda documentação referente ao
registro e inscrição.
Embora as questões burocráticas sejam
fundamentais, o conhecimento sobre as formas de atuação e a vivência no mercado
em que se deseja atuar pode fazer toda a
diferença.
Formas de exercer a profissão
O cirurgião-dentista poderá desempenhar
suas funções, com base nas competências estabelecidas pela Lei Federal nº
5081/66 e demais normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Odontologia
(CFO), na condição de autônomo; em cargo, função ou emprego público, civil ou
militar, da administração direta ou indireta, de âmbito federal, estadual ou
municipal, para cuja nomeação, designação, contratação, posse e exercício seja
exigida ou necessária a condição de profissional da Odontologia; em magistério,
quando o exercício decorra de seu diploma de cirurgião-dentista ou em qualquer
outra atividade, por meio de vínculo empregatício ou não, para cujo exercício
seja indispensável à condição de cirurgião-dentista ou de graduado de nível
superior, desde que, nesse caso, somente possua aquela
qualificação.
Conhecendo o terreno!
Caso o cirurgião-dentista resolva
empreender, mas ainda tenha dúvidas, o primeiro passo é conhecer melhor as
opções de negócio, uma vez que nem todas as Instituições de Ensino oferecem na
Graduação do curso de Odontologia conhecimentos sobre gestão e
empreendedorismo. Nesse caso, o profissional entra no mercado de trabalho com
conhecimentos técnicos científicos, habilidades profissionais específicas e sem
conhecimento sobre as demandas reais de um consultório odontológico no dia a
dia, os trâmites legais para abrir um consultório e como administrar esse novo
empreendimento.
A cirurgiã-dentista e consultora da área
da saúde, especialista em planejamento estratégico de negócios e doutora em
Odontologia e MBA em Serviços da Saúde, Dra. Elaine Escobar, chama atenção para
esse detalhe. “Iniciar a carreira montando seu próprio consultório nessas
condições pode ser desastroso. O ideal seria que o recém-formado trabalhasse em
uma clínica com o perfil da qual gostaria de montar, para entender melhor as
demandas antes de se aventurar a começar seu próprio negócio, sem um
direcionamento”.
Segundo Dra. Elaine, além de adquirir um
conhecimento prévio sobre o modelo de negócio, o recém-formado precisa fazer
escolhas no início da carreira. Ela explica que é importante ficar atento às
relações trabalhistas e de prestação de serviço e não se submeter à prestação
do mesmo sem condições adequadas de trabalho e com remuneração inadequada. “O
ideal é traçar o perfil do profissional que deseja ser em cinco anos e buscar
oportunidades de trabalho com profissionais que tenham perfil semelhante ao
almejado e possam direcioná-lo no início da carreira”.
A importância do suporte
O suporte de profissionais de outra área
também é indispensável para quem deseja montar seu próprio negócio. “É
importante consultar um advogado e um contabilista para que ambos auxiliem na
melhor escolha, garantindo que todos os registros sejam feitos corretamente”.
Ela explica, ainda, que o profissional deverá definir se será um prestador de
serviço como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.
Caso opte por abrir uma empresa, deverá
especificar sua natureza comercial, o tipo de empresa que será aberta, escolher
o nome, definir o endereço e o capital social, escolher o regime de tributação,
elaborar o contrato social, realizar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica
(CNPJ) e efetuar os demais registros, como licença de funcionamento junto à
Vigilância Sanitária Municipal, registro no CNAE e registro no CRO de seu
Estado.
Vale ressaltar que o cirurgião-dentista
recém-formado possui perfil generalista e pode realizar procedimentos para os
quais adquiriu habilidades durante sua formação profissional na graduação. Após
a graduação é necessário manter-se atualizado, o que pode ser feito com
participação em congressos e cursos. Dra. Elaine sugere o constante
aprofundamento dos estudos. De acordo com ela, o mesmo pode ser feito em cursos
reconhecidos que permitam um diferencial profissional como as habilitações ou
especializações.
Na Odontologia existem 31 opções entre
habilitações e especializações. “A escolha da área a seguir deve ser pautada
nas melhores habilidades do profissional e no que mais gosta de fazer. Não se
deve escolher uma habilitação ou especialidade por acreditar ser a mais
lucrativa, sem ter afinidade com a área. O profissional acaba não se diferenciando
no mercado de trabalho e não obtendo o sucesso almejado”, aconselha.
Estabeleça metas e busque
informações
Antes de iniciar o planejamento para
empreender, o profissional deve certificar-se que sabe quais são suas metas
profissionais. Elas precisam ser factíveis e ter um prazo para serem atingidas.
Sabendo onde quer chegar, precisa conhecer melhor o público que quer atender.
Conhecendo seu público-alvo, deve pensar em qual diferencial pretende oferecer
e considerar qual o investimento pretendido.
A partir desses dados é possível
planejar estrategicamente seu negócio para que tenha sucesso, seja montando um
consultório próprio, em coworking especializado, em franquia ou parceria com
outro profissional. O planejamento estruturado, segundo Dra. Elaine, é de
grande valia, uma vez que não existe uma fórmula mágica que se aplica a todos.
“Cada profissional tem uma realidade diferente, delineada por sua vida pessoal,
recursos financeiros, metas e melhores habilidades. Assim, o que é melhor para cada
um é único. Ser um profissional de sucesso a longo prazo é atingir suas metas e
balancear a vida pessoal e profissional”.
Atenção à publicidade na Odontologia
Campanhas estratégicas são necessárias
para o sucesso de qualquer negócio, na Odontologia não é diferente. Contudo, é
preciso ter atenção, pois a prática é norteada pelo Código de Ética
Odontológica. Ações como a distribuição de material informativo e kit de
higiene bucal personalizados com a marca não são permitidas para captação,
exceto para quem já é paciente; a divulgação de preços e ofertas também é
ilegal, assim como a promessa de resultados. A exibição (publicação) do antes e
depois também deve obedecer a alguns critérios, como por exemplo, a autorização
do paciente ou do seu responsável.
Nos meios de comunicação, a publicidade
pode ser feita em qualquer plataforma, desde que obedecidas as orientações do
Código de Ética Odontológica, Resoluções do Conselho Federal de Odontologia –
59/2004, a Lei 5081/66 e o Código de Defesa do Consumidor. Portanto, antes de
investir em publicidade é preciso definir o tipo de mídia mais adequado ao
modelo de negócio e conhecer todas as regras para uma propaganda
legal.
Sobre o CROSP
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia
federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a
finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o
Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da
Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a
exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta
com mais de 140 mil profissionais inscritos. Além dos
cirurgiões-dentistas, o CROSP detém
competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta
ética dos Técnicos em Prótese Dentária (TPD), Técnicos em Saúde Bucal
(TSB), Auxiliares em Saúde Bucal (ASB) e Auxiliares em Prótese Dentária (APD).
Mais informações: www.crosp.org.br
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