Últimas

Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol entre os melhores destinos pelo TripAdvisor

Com ótimas avaliações de visitantes de todo o Brasil e do mundo, as duas instituições ganharam o prêmio Travellers' Choice 2022

Ciete Silvério
Museu da Língua Portuguesa

Dia de comemoração no Museu da Língua Portuguesa e no Museu do Futebol: os dois espaços, localizados na capital paulista, ganharam o prêmio TravellersChoice 2022 do TripAdvisor por receberem ótimas avaliações de seus visitantes, não só de São Paulo, como também de outros locais do Brasil e do mundo. Não é a primeira vez que eles são reconhecidos nesta premiação.

O Museu do Futebol, no último ano, além da exposição principal sobre o esporte mais popular do planeta, apresentou uma mostra que relacionava a trajetória do goleiro Barbosa com racismo no futebol. “Tempo de Reação – 100 Anos do Goleiro Barbosa” chamou a atenção de público, críticos e entidades de direitos humanos. 

“Se você gosta de futebol, precisa ir lá. Vocês vão amar. O museu é interativo. Ótimo também para crianças”. Este foi o comentário de Carol Dias, de Belo Horizonte (MG), deixado no TripAdvisor em junho deste ano sobre o Museu do Futebol. 

Já o Museu da Língua Portuguesa volta ao ranking um ano depois de sua reabertura, realizada em julho de 2021. Desde então, exibiu duas mostras temporárias (“Língua Solta” e “Sonhei em português!”) e apresentou, em sua exposição principal, novidades imersivas e audiovisuais para mostrar a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil e em países como Angola, Portugal, Guiné-Bissau e Moçambique. Além disso, promoveu uma intensa programação no Dia da Língua, em maio de 2022, quando recebeu escritores e músicos em sua sede, no icônico e histórico prédio da Estação da Luz. 

“Incrível experiência no Museu da Língua Portuguesa. História, experiências, cultura, informação e muitos recursos visuais que fazem a gente mergulhar na nossa língua, tão portuguesa como negra, indígena e com influência de tantos povos e nações. Recomendo fortemente”, escreveu Vicenzo Berti, de Florianópolis (SC), em maio de 2022, no TripAdvisor, sobre sua experiência no Museu da Língua Portuguesa. 

E há novidades vindo por aí. Enquanto o Museu do Futebol abrirá, neste mês de julho, a mostra temporária “22 em Campo”, relacionando futebol e o modernismo brasileiro, o Museu da Língua Portuguesa prepara uma exposição sobre línguas indígenas, com previsão de estrear em setembro. 

SERVIÇO  
Museu do Futebol  
Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu - São Paulo  
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)  
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)  
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)  
Crianças até 7 anos não pagam  
Grátis às terças-feiras  
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330  
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas  

Museu da Língua Portuguesa 
Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até as 18h)  
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)  
Grátis aos sábados  
Crianças até 7 anos não pagam  
Ingressos na bilheteria ou pela internet https://bileto.sympla.com.br/event/68203/d/142874/s/827680  

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL  
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.  

PATROCÍNIOS E PARCERIAS  
A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva,Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  
Localizado na Estação da Luz, o MLP tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.  

O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

PATROCÍNIOS E PARCERIAS  
A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.  

A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Marsh McLennan, escritório Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

Nenhum comentário