Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol entre os melhores destinos pelo TripAdvisor
Com ótimas avaliações de visitantes de todo o
Brasil e do mundo, as duas instituições ganharam o prêmio Travellers' Choice
2022
Museu da Língua Portuguesa |
Dia de
comemoração no Museu da Língua Portuguesa e no Museu do Futebol: os dois
espaços, localizados na capital paulista, ganharam o prêmio Travellers’ Choice 2022 do TripAdvisor por receberem ótimas avaliações de seus visitantes, não só
de São Paulo, como também de outros locais do Brasil e do mundo. Não é a primeira vez que eles são reconhecidos nesta
premiação.
O Museu do Futebol, no último ano, além
da exposição principal sobre o esporte mais popular do planeta, apresentou uma
mostra que relacionava a trajetória do goleiro Barbosa com racismo no futebol.
“Tempo de Reação – 100 Anos do Goleiro Barbosa” chamou a atenção de público, críticos
e entidades de direitos humanos.
“Se você gosta de futebol, precisa ir
lá. Vocês vão amar. O museu é interativo. Ótimo também para crianças”. Este foi
o comentário de Carol Dias, de Belo Horizonte (MG), deixado no TripAdvisor em
junho deste ano sobre o Museu do Futebol.
Já o Museu da Língua Portuguesa volta ao
ranking um ano depois de sua reabertura, realizada em julho de 2021. Desde
então, exibiu duas mostras temporárias (“Língua Solta” e “Sonhei em
português!”) e apresentou, em sua exposição principal, novidades imersivas e
audiovisuais para mostrar a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil e
em países como Angola, Portugal, Guiné-Bissau e Moçambique. Além disso,
promoveu uma intensa programação no Dia da Língua, em maio de 2022, quando recebeu
escritores e músicos em sua sede, no icônico e histórico prédio da Estação da
Luz.
“Incrível experiência no Museu da Língua
Portuguesa. História, experiências, cultura, informação e muitos recursos
visuais que fazem a gente mergulhar na nossa língua, tão portuguesa como negra,
indígena e com influência de tantos povos e nações. Recomendo fortemente”,
escreveu Vicenzo Berti, de Florianópolis (SC), em maio de 2022, no TripAdvisor,
sobre sua experiência no Museu da Língua Portuguesa.
E há novidades vindo por aí. Enquanto o
Museu do Futebol abrirá, neste mês de julho, a mostra temporária “22 em Campo”,
relacionando futebol e o modernismo brasileiro, o Museu da Língua Portuguesa
prepara uma exposição sobre línguas indígenas, com previsão de estrear em setembro.
SERVIÇO
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu - São
Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada
permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h
(entrada até 20h)
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75
por três horas
Museu da Língua
Portuguesa
Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até
as 18h)
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)
Grátis aos sábados
Crianças até 7 anos não pagam
Ingressos na bilheteria ou pela internet https://bileto.sympla.com.br/event/68203/d/142874/s/827680
SOBRE O MUSEU
DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal
Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29
de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição
principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e
interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história
e nossa cultura. É um museu concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela
Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio
máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de
Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha
e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van
Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta
Esportiva,Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio
da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
SOBRE O MUSEU
DA LÍNGUA PORTUGUESA
Localizado na Estação da Luz, o MLP tem como tema o
patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de
suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é
convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma
manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.
O Museu da Língua Portuguesa é uma
realização do Governo Federal, concebido e realizado em parceria com a Fundação
Roberto Marinho. O IDBrasil é a Organização Social de Cultura responsável pela
sua gestão.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e
patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei
Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.
A Temporada 2022 conta com patrocínio do
Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com
e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Marsh McLennan, escritório
Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio
CBN, Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de
mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei
Federal de Incentivo à Cultura.
Nenhum comentário